WRESTLING SPAM TV

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Verdade ou Mito #8


Olá a todos. Sejam bem-vindos à 14ª edição do Verdade ou Mito, 8ª para vós leitores do Wrestling Spam. Esta é uma edição especial por várias razões. Em primeiro lugar, é a primeira vez que temos como participantes dois FPW Hall of Famers e também ex-membros do staff do nosso que dispensam apresentações, tendo também já feito parte de blogs como o X Booker e o Wrestling Notícias: Chó e Fundertaker.

Esta semana também decidi deixar a atualidade do Wrestling de parte. A propósito da recente série da WWE Network sobre as Monday Night Wars, muita tinta tem corrido sobre esta época da história, inclusive no nosso Fórum. Assim, esta semana todas as questões são dedicadas a esta temática, a pedido de muitas famílias.

Também pela primeira vez, as questões não foram elaboradas por mim, mas pelo André Teixeira, muito mais conhecedor do assunto do que eu. Mais uma vez obrigado pela disponibilidade.

Introduções à parte, vamos às perguntas e respostas.


1. A Divisão de Cruiserweights não foi importante para o domínio da WCW.




Chó: MITO - Esta divisão revelou-se importante nos primeiros tempos, muito por culpa de ser algo novo para o público em questão que não estava tão habituado a fast paced matches com muitos moves nunca antes vistos e wrestlers mais leves/rápidos do que o habitual. Contudo e, com o "reinado" do Bischoff, creio que esta divisão perdeu muito do seu fulgor inicial, os cruserweights começaram a ser vistos como sendo menos importantes e muitas vezes era uma espécie de fuga da "seriedade" das personagens interpretadas pelos heavyweights. Mesmo com este final, é de admirar muitos dos nomes que apareceram nesta divisão como Jushin "Thunder" Liger, Brian Pillman, Chris Jericho, Dean Malenko, entre outros. 

Fundertaker: VERDADE  - Já que o que se fala aqui é de domínio, não a divisão de Cruiserweights não foi importante. Ela era importante para outras coisas (nomeadamente entreter o público até à altura das estrelas que eles pagaram para ver entrarem em cena e satisfazer a necessidade de ver algo diferente do habitual num espetáculo de wrestling norte-americano da altura), mas não era o que chamava o pessoal a ver programação da WCW. Digamos que o rácio t-shirts dos nWo para máscaras do Rey Mysterio tendia claramente para os bad guys, se me faço entender.


2. A ECW foi a maior impulsionadora da Attitude Era



Chó: MITO - A maior impulsionadora da Attitude Era foi a WCW. Enquanto que a WWF continuava a apostar num produto mais familiar, o estilo mais edgy da WCW foi fulcral para fazer despoletar uma mudança naquilo que a companhia do Vince vinha apresentando. No entanto, a ECW podia ser considerada uma boa alternativa às duas federações mainstream e o maior legado que deixou às duas tomou a forma do Hardcore Title e de todos os spots que foram inventados e reinventados em combates por esse título (principalmente).

Fundertaker: VERDADE E MITO - Acho que é inquestionável que a WWF foi buscar muita inspiração à ECW em muito do que fizeram na chamada Attitude Era. Mas no entanto não é propriamente um caminho novo. A própria ECW bebeu muito da FMW (Japão) e de algumas promoções do tempo dos territórios em toda a sua abordagem. Também a se ter em consideração é que a própria WWF já tinha arriscado bastante na sua programação pré escândalo de esteróides, mesmo com as personagens cartoonescas. Aliás, se substituirem as personagens, a WWF de inicio de 92 não é a assim tão diferente da de 97/98.



3. Os D-Generation X nunca foram tão populares como a New World Order.



Chó: VERDADE - Não há como negar, bastava comparar o número de t-shirts e cartazes no público das duas stables em cada show. Ainda assim e, apesar de serem duas anti-establishment stables, as duas diferiam nas funções que tinham: DX apresentavam-se de forma mais cómica, NWO tinham o take-over da companhia como objectivo.

Fundertaker: VERDADE - Ya, os DX são divertidos e são uns crowd pleasers. Mas a nWo SEMPRE esteve vários furos acima. Uma imagem distinta, uma atitude própria, egos a serem libertados para fazerem o que quiserem sem consequências. Basicamente, a nWo era tudo aquilo que o pessoal queria ser e a maior parte dos fãs de wrestling (especialmente os mais casuais que entraram na altura) revia-se nisso. A apoiar a minha opinião, o facto de a nWo ter dominado durante o periodo de dominio da WCW enquanto que os DX foram sempre background players para o Steve Austin, Mr. McMahon, The Rock ou o Undertaker durante todo aquele periodo.


4. O Fingerpoke of Doom (Hogan vs. Nash, Mankind vs. Rock, Spoilers do Raw) foi a derrota da WCW e a consequente vitória da WWF.



Chó: VERDADE - A derrota da WCW já vinha deste o tempo em que a companhia deixou de ser a World Championship Wrestling e passou a ser o espaço da New World Order. Não é que a ideia fosse má, aliás os primeiros tempos da stable foram excelentes, algo nunca antes visto, muito potencial e um starpower imenso para uma companhia que em meia dúzia de anos conseguiu dar luta a uma WWF já estabelecida no plano nacional, chegando mesmo a ultrapassar a federação de Vince McMahon. Contudo, a insistência em continuar com a storyline da NWO e o não aproveitamento do momentum de superstars recém-chegadas como Bret Hart e Randy Savage começaram a demonstrar a pouca visão que writers e produtores tinham para a WCW. Quanto a esse Fingerpoke of Doom, o Mankind Incident, até a derrota do Goldberg uma semana antes no Starrcade foram a gota de água para muita gente e, a constante melhoria no produto da WWF tornaram a queda ainda maior até em 2001 a WCW abrir falência.

Fundertaker: MITO - Embora seja verdade que o "that'll put butts in the seats" fez com que a RAW conseguisse a sua primeira "vitória" em anos nos ratings face à Nitro, a verdade é que só aos poucos é que a RAW conseguiu ser constantemente número 1, o que não aconteceria durante algum tempo. E mesmo a ideia por trás do o FoD não era de todo má (reconstruir a nWo no seu mais forte para o Goldberg os destruir mais tarde). Os problemas são que o público já estava a ficar cansado da nWo ficar no topo sempre, de não haver um face que simplesmente os eliminasse de vez, uma data de egos a colidir e os "fatos" da Turner Broadcasting a cortar as pernas a inúmeras coisas que a WCW podia fazer para continuar no topo. Estava destinado a acontecer, mas este incidente foi apenas um ponto na cronologia ao qual se poderiam mencionar muitos outros.


5. O Wrestling nunca mais chegará à popularidade que teve entre 1996 e 2001.



Chó: VERDADE/MITO - A curto prazo isto é bem verdade mas nunca digam nunca, se bem que é completamente impensável ver alguma companhia a tentar tirar o monopólio do wrestling à actual WWE. 

Fundertaker: VERDADE E MITO - É verdade que, no que toca à América do Norte, o wrestling terá uma extrema dificuldade em voltar a ser tão popular como era durante esse periodo, nomeadamente em captar e fidelizar fãs casuais que vêm as suas necessidades televisivas satisfeitas com 1001 outros programas de cariz semelhante. No entanto, fora da América do Norte o wrestling tem condições para crescer durante décadas. Basta ver o surto no inicio da década de 2000 no Reino Unido e Austrália (no RU continua até hoje), a bolha que foi a Europa do Sul a meio da década e a recente aposta com sucesso na América do Sul. Prevejo que quando conseguirem penetrar nos grandes mercados asiáticos (especialmente China, Índia e Coreia, embora no Japão haja um renascimento da popularidade do wrestling profissional que deve ser tido em conta) vão ter aí vários anos de sucesso. Com um possivelmente emergente mercado africano no horizonte o que não faltam são oportunidades de aumentar a popularidade do wrestling profissional. O que é preciso é que este não se fique pela América do Norte a percorrer os mesmos caminhos de sempre e a espremer onde já não há sumo e perder estas oportunidades.

É altura de darem também a vossa opinião. Qual o teu ponto de vista em relação a cada questão? Com qual dos participantes mais concordam?


Visitem o Fórum de Pro Wrestling em http://fpwrestling.forumeiros.com/ e nas redes sociais em https://www.facebook.com/fpwrestling e https://twitter.com/fprowrestling

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More