Olá, sejam bem vindos à terceira edição do Booker de Sofá. Desta vez, venho trazer um tema que pode ser familiar para muitos de vocês, mas que ainda assim poderá ser estranho para outros. Vou falar-vos de algo que actualmente se encontra em extinção, isto devido ao facto de o wrestling já não ser tanto popular como o era há uns anos atrás. Sim, tinha prometido tentar trazer-vos algo diferente e como o prometido é devido, vou falar-vos de e-wrestling.
Então mas o que é o e-wrestling?
Muito resumidamente, o e-wrestling é um jogo virtual de RPG no qual cada user cria um wrestler fictício. Desde o momento em que a personagem é criada, o jogador deve criar promos/ roleplays nas quais pode desenvolver storylines nas quais o wrestler está envolvido ou simplesmente insultar o próximo adversário. Geralmente as promos são realizadas de um modo totalmente escrito, mas se o user quiser poderá também usar vídeos ou outro tipo de material. Tendo em conta a qualidade das promos e das storylines em questão, a equipa de booking ( também constituída por users) irá decidir quem irá vencer, quem se sagrará campeão e que segmentos usar em cada show.
Mas existe e-wrestling em Portugal?
Existe, sim e vou começar por vos apresentar o mais recente dono da única companhia de wrestling fictícia em Portugal, a Vanguarda da Luta Livre. Estão a ver o senhor da imagem? É verdade que muitos de vós poderão conhece-lo como Kevin O'Leary, mas a verdade é que este é Carlos Salazar. Este é um jornalista e analista de Wrestling, filho de famílias com capitais na bolsa Portuguesa e estrangeira. Desde que Salazar adquiriu a Vanguarda da Luta Livre, que foi anunciada uma mudança na mentalidade da Vanguarda, uma vez que o actual proprietário procura apresentar um produto mais arrojado e agressivo. Foi também marcada uma Battle Royal, com o objectivo de determinar o primeiro campeão de pesos-pesados da VLL, um titulo que substitui o antigo titulo Supremo que estava vago desde que Michel-Baptiste Bangalter renunciou o titulo após a descoberta de uma grave lesão.
Actualmente os principais lutadores da VLL são os seguintes:
- Cavaleiro, um homem amargurado com a vida com uma filosofia de decadência moral. Esta personagem foi criado por Alm( criador da VLL e o também o autor de Michel-Baptiste Bangalter ).
-Ryan Angel, um jovem wrestler norte-americano que foi considerado um dos maiores simbolos do circuito independente. No Ground Zero, ao vencer a Battle Royal marcada por Carlos Salazar sangrou-se o primeiro campeão de pesos-pesados da VLL. Apesar de todo o seu talento, Angel é uma pessoa bastante modesta. Esta personagem é fruto da imaginação de Klash.
-Yuri Petrov, este Tanque Russo têm como objectivo tornar-se uma lenda do wrestling. Nos últimos tempos têm andado perto de conquistar o titulo máximo da VLL, mas até agora nunca conseguiu. Esta é dos lutadores mais antigos da VLL, sendo criado por Pedro_Carmo.
Diogo Lourenço, um jovem agressivo e maníaco que não têm qualquer problema em exprimir aquilo que sente, e que acima de tudo procura ser diferente da maioria do plantel da Vanguarda. É interpretado por CChris.
Quais os maiores problemas do e-wrestling?
À primeira vista, a maior dificuldades desta vontade de manter o e-wrestling vivo em Portugal é o facto de não haver um grande comunidade interessada em wrestling. Embora este jogo possa ser jogado também por pessoas que não gostem de wrestling, mas também por pessoas que queiram simplesmente melhorar a sua escrita, a verdade é devido ao facto de o wrestling já não ser popular isso leva a que haja um menor número de pessoas empenhadas em participar no e-wrestling
Contudo este não é a maior problema. Como se não bastasse o baixo número de jogadores activos, existem outras dificuldades associadas. Infelizmente, ainda existem indivíduos que se esquecem que a Internet é também um local onde a educação deve ser preservada e que a infantilidade e as birras devem ser evitadas. Estas atitudes levam a um mau ambiente dentro da e-fed e até ao afastamento de users, que são incapazes de dialogar e chegar a um consenso e preferem simplesmente desistir.
Existe ainda um outro problema, embora este seja menos grave e não compromete a existência do e-wrestling em Portugal. A maior parte dos users mais velhos, embora sejam mais experientes e estejam mais consolidados, não têm vontade de participar ou simplesmente não têm disponibilidade para jogar. Consequentemente, os jogadores mais novos terão uma evolução mais lenta e dificilmente serão vistos como adversários com um nível semelhante de antigas figuras do e-wrestling.
Soluções Hipotéticas
Acima de tudo, é importante que os jogadores não desistam e se mantenham interessados independentemente de todo o tipo de situações que possam acontecer. Acharam que não mereciam ter perdido no show? Acham que deviam ser campeões? Invés de amuar ou desistir, o melhor é usar essas derrotas para dar um desenvolvimento interessante à personagem. Lembrem-se que se todos seguirem o caminho mais fácil, que é desistir ou amuar, o e-wrestling acaba em muito pouco tempo. Também é importante que os jogadores saibam evoluir, de modo a que o jogo se torne num desafio interessante.
Claro que é importante não desistir do recrutamento. Esta é a tarefa que considero ser mais difícil, pois como já foi dito o interesse no wrestling já não é tão comum. Ainda assim, é indispensável não desistir e continuar a tentar. Segundo consta, o grande boom do wrestling em Portugal deveu-se a um grupo de pessoas que nunca abandonou a luta até que a Sic Radical começasse a emitir o produto da WWE. A partir dai, houve um grande interesse do público infanto-juvenil e o que se sucedeu é história. É essencial, informar o resto da CWO acerca da existência do e-wrestling e da Vanguarda da Luta Livre. Ou então, tentar pelo menos convidar um amigo ou um familiar.
4 comentários:
Ora bem, antes de mais, os meus parabéns por, mais uma vez, apresentares um óptimo texto e tema ;)
Relativamente ao e-wrestling, devo confessar que não costumo seguir e que o tempo que uma participação de qualidade custa a quem dele queira tomar parte me retira quaisquer possibilidades de ter uma intervenção activa no "jogo".
Quando estava no XBooker até chegamos a criar uma e eu também participei...chegamos, inclusive, a utilizar um dos jogos da WWE para simular os combates e a colocar os videos. Mais tarde, com o então Wrestling Fever também criá-mos uma espécie de e-feud/e-fed onde eram os redactores de um e outro blogue que virtualmente estavam "em conflito". Mas é como disse, o tempo e disponibilidade não permitem uma participação séria e de qualidade a muita gente...de entre as quais eu me incluo.
Continua, Abraço!
Então Dias ainda por estas bandas do Wrestling? :) Btw, estou a divertir-me nisto da e-fed, depois da experiência nos blogs como Nano_Neutel, agora é isto com o meu nome Pedro_Carmo. Resultado: não consigo deixar de gostar de wrestling. E este texto está óptimo, bem descritivo. Fiquem bem!
Bom artigo onde tentas claramente chamar gente para o e-fedismo, apesar de só mencionares a VLL. Pelo que sei há mais e-feds até mesmo em Portugal, com modelo diferente que poderá cativar mais gente menos experiente.
De resto, também eu deixo o meu conselho a quem anda nesse mundo porque também eu já lá andei: encarem isso como uma brincadeira para passar tempo e não como um jogo de vida ou de morte como sei que muita gente faz.
É verdade Pedro, consegui mais algum tempo livre e disponibilidade e há coisa de, pelo menos, dois-tres meses voltei a escrever com regularidade.
Espero que esteja tudo bem contigo, Abraço
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