Mais uma vez, sejam bem-vindos ao meu humilde espaço no WrestlingSpam. Tendo em conta, que no último Booker de Sofá falei de Lesnar e do facto de este ter-se tornado no maior Monster Heel da industria do wrestling, resolvi falar de vilões/ heels.
Neste mundo maravilhoso que é o wrestling, um heel é o tipico vilão. Uma personagem que se opõe ao heroi. É quase uma encarnação do "Mal", uma figura que usa todas as suas características para prejudicar os outros e beneficiar-se a ele próprio. E na minha opinião, a principal função de um vilão numa história é impor dificuldades ao herói e ser conseguir ter ódio da parte do público, isto para que a vitória ou derrota do protagonista tenham uma grande reacção.
Existem vilões maravilhosos e que tiveram a capacidade de encantar-me. Falo de Darth Vader, Alex DeLarge, Hannibal Lecter, o Joker, Hans Landa, Anthon Cigurh, Loki, mas existem inúmeros "bad guys" que me marcaram. Contudo, apesar de toda a genialidade associada a cada uma dessas personagens, acho que nenhum deles conseguiu cumprir totalmente o seu papel enquanto personagens. Joffrey Baratheon, foi o último grande vilão que tive o prazer de assistir. Este pestinha conseguiu ser desprezado pela esmagadora maioria dos fãs de Game of Thrones, porque acima de tudo não possuía nenhuma característica ou qualidade digna de respeito ou admiração. Isto aliado aos actos e decisões que a personagem fazem com seja impossível não odiar Joffrey.
Ok,ok, agora fala é de wrestling, seu banana
No wrestling, tal como nos filmes, livros e bandas-desenhadas sou da opinião que um vilão deve ser o mais desprezível possível. Isto para que o heel tenha o heat desejado, de modo a que a vitória/ conquista do babyface. Vou dar um exemplo, é completamente diferente ganhar a um Heath Slater do que ganhar a um Brock Lesnar. Existem vários pontos que tornam uma vitória sobre um Lesnar numa conquista mais marcante, mas não se esqueçam que o heat que o Lesnar têm é um deles.
Apesar de achar que um heel deve ser o mais odiado possível, sou da opinião que não é grave quando um heel têm uma boa reacção da parte do público. É sempre preferível ter uma reacção contrária à esperada, do que não ter qualquer reacção e cair na irrelevância. Até porque caso esse worker tenha continuamente uma boa reacção da parte do público, pode acabar por ter uma face turn bastante natural. Ainda assim, não se pode fazer o turn a cada heel que comece a receber cheers do público, por vezes o wrestler têm de fazer algo para ter mais heat.
É por isso é que quando há um ano atrás, quando o Orton fez a sua heel turn não vimos um Randy psicótico e com problemas de raiva, mas sim um lacaio do Triple H a fazer sleeper holds sempre que podia e a ser ajudado constantemente. Foram essas pequenas coisas que tornaram o reinado do Bryan ainda mais desejado e ansiado. Ou quando vemos certos heels deixarem de usar certos moves, porque isso leva a uma boa reacção. É importante que quando o show acabe, o público odeie esse wrestler, e queira-o ver humilhado ou derrotado, caso contrário apenas irá dificultar o trabalho do babyface.
1 comentários:
Ora bem, mais uma vez os meus parabéns por mais um excelente texto ;)
Na minha opinião o Triple H foi o melhor heel de sempre, sobretudo nos períodos 1999-2001 e 2002 - 2005. De 1999 a 2001 foi tão brihante enquanto heel e o público queria tanto vê-lo ser derrotado e sovado que quase o colocaram ao nível de The Rock e Steve Austin...era um super heel que ao mesmo tempo conseguia ser um drawer enchendo, só com o seu nome, centenas de arenas. O mesmo aconteceu de 2002 a 2005, onde por ser tão odiado, o simples facto de Orton e, especialmente, Batista o enfrentarem permitiu, sobretudo a Batista, tornar-se, naquele período de tempo, no maior drawer da WWE.
Contudo, naturalmente, que quando um wrestler ou personalidade se destaca grandemente dos demais, ainda que seja extraordinário enquanto heel, mais tarde ou mais cedo, acabará por ser admirado. Aconteceu assim, também no passado, com Ric Flair e Shawn Michaels, e posteriormente com Edge, entre outros.
Actualmente os melhores heels da WWE são, indiscutivelmente, Triple H, Stephanie McMahon, Paul Heyman e Brock Lesnar...o modo como agem e as suas atitudes têm tudo para nos fazer odiá-los (aliás como, bem, indicaste), no entanto, eles são tão bons que se torna impossível não gostar deles...enfim, o wrestling tem estes paradoxos =P
Continua o bom trabalho, Abraço!
Enviar um comentário