"If you look up at me you will see a friend. If you look down at me you will see an enemy. But if you look me square in the eye you will see a God." - Bray Wyatt.
É com esta citação do Bray Wyatt que dou início a esta terceira edição do Break the Walls Down, sejam bem vindos CWO!
Recorri a esta frase, mas decerto poderia ter recorrido a muitas outras citações proferidas pelo Bray Wyatt, a personagem bizarra que todas as semanas nos faz parar tudo aquilo que estamos a fazer, para o poder observar...ou será que não? Esta última hesitação tem surgido na cabeça de alguns fãs que começam a perder a sua fé na personagem. Mas porquê? Pergunta à qual pretendo responder com o desenvolver deste artigo. Portanto, fiquem para ver!
Esta citação descreve na perfeição, a jornada de Bray Wyatt na WWE. Bray Wyatt é o tipo de personagem da qual todos gostam. Os fãs admiram a imagem da personagem, gostam do seu conceito. É o tipo de personagem da qual os fãs estão dispostos a pagara para simplesmente ver. Logo à partida todo vemos o Bray Wyatt como um amigo, e o próprio WWE Universe não é excepção.
Não é mera coincidência o facto de que sempre que Bray Wyatt entra na arena, o público se levanta para o receber e levanta os seus telemóveis simbolizando os "Fire Flys". Bray Wyatt conseguiu aquilo que muitos Wrestlers gostariam de ter, uma conexão forte com o público. Bray Wyatt tem todo o mundo na palma da sua mão, e isto porque os fãs se investiram emocionalmente na gimmick, e reconhecem a forte caracterização da personagem. Mas mais importante que isso, os fãs adoram a forma como Bray Wyatt passa a sua mensagem nas suas promos. A qualidade de uma promo não depende exclusivamente do texto que é dito da boca para fora, e neste aspeto Bray Wyatt foi genial e teve a percepção que numa promo tudo conta. O tom de voz, os maneirismos, o cenário, as expressões faciais... Tudo isto faz uma boa promo, e Bray Wyatt teve a ideia de apostar mais nestes últimos pontos e teve a felicidade de se sair bem.
Bray Wyatt tem a Gimmick que funciona em tudo. À semelhança do Undertaker, Bray Wyatt tem uma Dark Gimmick, com bastantes distinções do Undertaker. Enquanto que o Undertaker é o "homem morto" portanto é claramente uma Dark Gimmick, Bray Wyatt tem um conceito totalmente diferente. Bray Wyatt tem uma Dark Gimmick muito menos vistosa que o Undertaker, menos vistosa não no mau sentido. A palavra perfeita para caracterizar Bray Wyatt é bizarro. Bray Wyatt é uma personagem que tem de ser explorada, e tem de se ver atuar para tirar conclusões. É bastante difícil descrever a personagem de Bray Wyatt na teoria, portanto a personagem tem de ser vista a atuar para tirar conclusões. Mas neste capítulo, Bray Wyatt não joga sozinho, Bray Wyatt precisa de ser fortemente protegido para apresentar resultados e neste aspeto o booking que está a ter não está a ajudar.
Para que a Gimmick seja um sucesso como lhe é atribuído tal potencial, Bray Wyatt não pode fazer tudo como já disse, e grande parte desse trabalho recai no booking que deve ter. O objetivo da personagem de Bray Wyatt é espalhar a sua mensagem, e é nisto que a personagem se foca. Para que a mensagem seja espalhada Bray Wyatt tem de ser encarado como um monstro. Não é o tipo de monstro que é o Lesnar nem o tipo de monstro que era Jon Moxley nos seus tempos de Indys com a gimick de sick guy, mas sim uma mistura de ambas. Bray Wyatt tem de ser interpretado como alguém que destrói aquilo que lhe aparece pela frente sem o fazer de uma forma natural, e é desta maneira que Bray Wyatt deveria ser bookado.
Caso isto não seja feito da maneira correta, arriscam-se a deixar cair Bray Wyatt no ditado "cão que ladra não morde" já que tanto fala, e não consegue ganhar grande parte dos seus combates de forma limpa e sem interferência, e infelizmente é esta a história que o Booking da WWE se arrisca a escrever. Neste aspeto, se Bray Wyatt tivesse vencido o combate da Wrestlemania e no Payback contra John Cena, Bray Wyatt estaria a um simples passo de alcançar o Main Event, mas infelizmente não foi esse o caminho que a WWE escolheu. Assistimos a uma feud de grande qualidade, com grandes Promos e grandes momentos entre ambos os intervenientes, e destruíram aquilo que criaram com os vencedores dos combates. Bray Wyatt perdeu todos os combates e venceu um com toda a ajuda que podia ter. Mas o desastre não foi este, porque ao menos, Bray Wyatt evoluiu em termos de personagem com esta rivalidade, o pior surgiu à umas semanas atrás. É no mínimo ridícula, a maneira como Bray Wyatt foi destruído por John Cena na construção do Night of Champions. Apostar forte numa personagem como fizeram com o Bray Wyatt, e "deitar tudo por água abaixo" num simples combate com o John Cena em que foi destruído não cabe na cabeça de qualquer fã. Este combate só deu a imagem de Bray Wyatt ser um fraco e ser incapaz de combater o John Cena. É de uma completa ignorância usar um jovem talento em ascensão e que precisa de proteção, como carvão para o motor John Cena. E são atitudes como estas que deitam abaixo a construção do Bray Wyatt.
Mas estes erros no Booking têm consequências muito mais graves. Com estas decisões a WWE começa a tirar aos fãs, razões para se investirem na personagem de Bray Wyatt, o que vai fazer com que alguns fas percam o interesse na personagem, como alguns começam a perder. A WWE desta maneira faz com que os fãs olhem para baixo do Bray Wyatt, e o vejam como um inimigo. Mas a culpa não é toda da WWE, a culpa também acaba por ser em pequena parte dos fãs. Como já me fartei de referir neste espaço, os negócios têm de evoluir com o tempo, e sendo assim as audiências também evoluem com o tempo. O público de hoje em dia é um público pouco paciente, que facilmente é distraído e raramente está disposto a concentrar muito do seu tempo em algo sóe. E Bray Wyatt sofre ligeiramente com isso. Tenho convicções que Bray Wyatt teria mais sucesso se tivesse surgido à 7 ou 8 anos atrás. Os fãs têm de fazer o esforço de ter paciência com a personagem, e deixá-la progredir naturalmente. Se a personagem do Edge tivesse surgido nos tempos de hoje, seria muito mais difícil alcançar o topo, uma vez que na altura a personagem resultou num trabalho de calma e paciência, coisas que nos dias de hoje são difíceis requisitar aos fãs.
Apesar de tudo isto, continuo a ser defensor da ideia que Bray Wyatt virá a ser dos maiores ícones da WWE no futuro. Bray Wyatt já provou que com material, consegue fazer obras de arte, prova de isso são excelentes momentos de interação com o John Cena durante a feud. Continuo a ter esperança que os fãs ainda olhem nos olhos de Bray Wyatt para verem um deus, porque o potencial está lá e é mais que visível, veremos é até que ponto será aproveitado.
Desta maneira me despeço por esta edição, tenham uma boa semana CWO, não se esqueçam de comentar o artigo e fiquem bem!
Combate da Semana
Deixem me pedir desde já desculpa pela falta de qualidade do vídeo, contudo espero que compreendam que não consegui arranjar melhor, as minhas sinceras desculpas.
Como quem serviu de inspiração a este artigo foi o Bray Wyatt, acho que nada melhor do que abordar aquele que na minha opinião foi o combate do qual Bray Wyatt mais beneficiou nesta sua estadia na WWE. Senhoras e senhores, o combate de hoje é Bray Wyatt vs Daniel Bryan - Royal Rumble 2014.
O embate vem de uma feud com alguma duração, na qual Daniel Bryan foi membro da Wyatt Family mas acabou por trair a família, e fazer um face-turn dentro de uma Steel Cage, naquele que foi dos maiores pops que já ouvi na minha vida. Este combate foi o capítulo final desta feud. Avançando para o combate em si...
O combate começou disputado, mas Daniel Bryan levava a melhor numa parte inicial do combate, coisa que se justificava uma vez que vinha de um "face-turn" muito quente. Este período marcou a expulsão de Luke Harper e Eric Rowan do ring-side, o que só veio beneficiar o combate em si e o seu vencedor. Bray Wyatt conseguiria reverter o desenvolver do combate, e com um ataque na apron passou a dominar o combate, seria aqui o rest-hold do combate. Daniel Bryan faz o comeback, aplicando os seus caraterísticos pontapés, missil dropkick, running clotheslines... De destacar um spot. Daniel Bryan corre para um Bray Wyatt encurralado no canto, à espera de aplicar uma 3ª running dropkick, Bray Wyatt apanha Daniel Bryan com uma lariat (não uma clothesline, uma autêntica lariat!) que foi vendida de uma maneira espetacular por Daniel Bryan. O combate segue disputado, e o princípio do fim começa, (naquele que foi o spot da noite) em que Bray Wyatt apana Daniel Bryan num Suicide Dive e lhe aplica um Sister Abigail monstruoso contra a barreira de proteção dos fãs. Bray Wyatt coloca Daniel Bryan no ringue, para lhe aplicar um outro Sister Abigail, para vencer o combate. O Combate foi muito bom e um booking ainda mais espetacular, pois vendeu a ideia de o Bray Wyatt ser um monstro inseparável, e o combate foi o género do combate que não interessa quem perde devido à sua qualidade, daí Daniel Bryan não ter saído prejudicado e ter dado uma ajuda valiosa na personagem de Bray Wyatt.
Rating: ****
Nota Final: Abaixo deixo um link, de todas as Promos de Bray Wyatt escritas:
0 comentários:
Enviar um comentário