Boas, depois de na semana passada ter apresentado a história da WWE, chega agora a hora, de contar a história da sua, actual, maior rival. Nada mais, nada menos que a Total Nonstop Action (TNA). Por isso, sigam o resto do artigo!

A História da Total Nonstop Action (também conhecida como TNA), começa algo antes de ser oficialmente lançada. Na primeira metade do ano 2001, o panorama do wrestling nos Estados Unidos e Internacionalmente era dominado por duas companhias: a WWF (World Wrestling Federation, a WWE dos dias correntes), e a WCW (World Championship Wrestling). Como ainda acontece nos dias de hoje, haviam algumas federações que se opunham às gigantes do mercado. A que mais se destacou dentre elas foi a federação recentemente ressuscitada pela WWE, se bem que de forma apenas superficial, a ECW (Extreme Championship Wrestling).

A World Championship Wrestling, liderada por Eric Bischoff, funcionava como concorrente directa da WWF, empresa de Vince McMahon, enquanto que a ECW funcionava como a principal alternativa a ambas, com uma vertente mais hardcore, apelava para um público mais selecionado do que ambas as empresas de topo, que procuravam atingir um público mais alargado.

A ECW contava com uma das maiores mentes criativas de toda a história do wrestling - Paul Heyman. Apesar das storylines geniais de Heyman a ECW acabou por falir em Abril de 2001. Na altura, muitos wrestlres que combatiam na empresa de Philadephia, rumaram para a WWF - Rhyno (Rhino), Justin Credible, Jerry Lynn, Tazz entre muitos outros. Até o próprio Heyman foi para a WWF, para ocupar o cargo de comentador no show semanal WWE RAW. A WCW, como principal concorrente da WWF (ocupava mesmo a posição de concorrente directa, algo que não acontece actualmente com nenhuma federação, quando em comparação com a WWE) foi sendo destruída através da condição financeira que a cada dia se tornava pior, mas também através de boas stotrylines da WWF, protagonizadas pelos melhores wrestlers da època, sendo alguns deles os melhores de sempre no ramo. Estas storylines ainda hoje são recordadas pelos fãs e servem ainda de inspiração para storylines do presente... Mas voltando ao tema, a queda da WCW deu-se em Março de 2001, quando a WWF adquiriu os direitos da frágil e quase falida WCW por um valor algo reduzido - cerca de 2 milhões de dólares. Seguindo o exemplo da ECW, muitos lutadores da empresa falida, rumaram em direcção á WWF.

Estava então formado um monopólio no wrestling. A World Wrestling Federation era senhora absoluta de tudo, e dominava o mercado do wrestling. Este domínio por parte da empresa de Vince McMahon, degradou, de certo modo, o wrestling “ com a falta de concorrência a equipa criativa não se preocupava tanto com o que era exibido, o que baixou consideravelmente o nível de qualidade do que era dado a conhecer aos espectadores e fãns de wrestling... Com esse panorama, havia a necessidade de fazer concorrência á WWF e aproveitar as (poucas) estrelas que não foram, ou não conseguiram ser contratadas pela WWF. Surge então a Total Nonstop Action.

Depois do encerrar da World Championship Wrestling, em Março de 2001 e da Extreme Championship Wrestling em Abril de 2001, surgiu a necessidade de juntar forças e tentar formar uma federação que pudesse, a longo prazo, ser uma concorrente directa da World Wrestling Federation, algo que foi conseguido pela WCW durante algum tempo. Existia também uma demanda de wrestling de estilo "Southern" e também do estilo cruiserweight, algo que a empresa de Vince McMahon, a WWF não oferecia aos fãns, na época (ainda não oferece actualmente, de certo modo...). Surge assim a TNA, no dia 10 do mês de Maio do ano de 2002, pouco mais de uma ano depois da queda das duas grandes federações anteriormente focadas. De referir que algumas federações tentaram tapar o "buraco" deixado pelo desaparecimento da ECW e da WWF, como é o caso da World Wrestling All-Stars, mas sem sucesso.

A Total Nonstop Action foi anunciada pela J Sports and Entertainment (uma empresa formada por Jeff Jarrett, e seu pai, Jerry Jarrett que ocupavam os principais lugares da mesma) no dia 10 de Maio de 2002. No inicio, pensou-se que a criação da TNA devia-se apenas ao facto de Jeff Jarrett querer protagonismo, algo que tinha na WCW e que não lhe foi permitido ter na WWF, onde não despertou grande interesse dos "McMahons". Apesar dos rumores, a TNA estava formada e contava no seu plantel com algumas estrelas das extintas ECW e WCW, que tal como Jarrett, não conseguiram "brilhar" na WWF de McMahon. Assim, depois de pouco mais de um mês de existência, a TNA faz o seu primeiro show em Huntsvile, Alabama no dia 19 de Junho de 2002.

O Primeiro show da NWA-TNA aconteceu em Huntsville, no estado do Alabama no dia 19 de Junho de 2002. Tal como nos shows que se seguiram, este show foi transmitido em forma de Pay-Per-View. Os Eventos semanais eram transmitidos em PPV pelo preço de 9.95 dólares, bastante abaixo do cobrado pela WWE pelos seus Pay-Per-views semanais. Apesar disso, as vendas dos shows da NWA-TNA rondavam as 5 mil/10 mil compras, um valor muito baixo (a federação precisava de pelo menos 50 mil compras, de modo a ter um saldo económico positivo). A NWA-TNA assinou um contrato com o The Wrestling Channel (canal britânico onde, como o nome indica, apenas são transmitidos conteúdos relacionados com wrestling) começando em Março de 2004, onde eram transmitidos, com um "delay" de seis meses, os Pay-Per-Views semanais da NWA-TNA. Este contrato, levou a companhia para o mercado internacional, sendo a sua programação exibida no Reino Unido, através desse contrato. Voltando ao show inicial, os comentários do show ficaram a cargo de Mike Tenay (fazia parte da equipa de comentadores da WCW, permanecendo na federação até á sua extinção, em 2001), Don West (West era o apresentador de um programa de televendas. Foi demitido em 2001 após criticar uma mudança feita na direcção de marketing do programa) e Ed Ferrera (ex-WCW Cruiserweight Champion. Ed Ferrera fazia parte da equipa criativa da WWF e depois da WCW). No inicio do show, após a pirotecnia inicial, Mike Tenay estava no ringue, onde explicava que a NWA-TNA iria fazer história naquela noite. Tenay explicou também as regras do combate "Gaunlet For The Gold", onde dois competidores começariam no ringue, e os seguintes entrariam a cada 90 segundos. Para um wrestler ser eliminado, teria que passar sobre a corda superior. No final, os dois últimos competidores em ringue, teriam um combate de singulares, para descobrir o vencedor.

Dory Funk Jr., Harley Race, Ricky Steamboat, Jackie Fargo, Corsia Joe, Bill Behrens e Jim Barnett foram apresentados e vieram em direcção ao ringue. Ricky Steamboat tinha em seu poder o NWA World Heavyweight Championship. Steamboat então fala da importância do título para cada wrestler presente no ringue. Steamboat refere a primeira vez que ganhou o título, contra o "Nature Boy" Ric Flair. Ricky Steamboat compara então o NWA Heavyweight Championship á SuperBowl, á World Series e á Stanley Gold. Por fim, Steamboat anúncia que o vencedor do "Gaunlet For The Gold" será o novo NWA World Heavyweight Champion.

Jeff Jarrett aparece e diz que vencerá o tal combate e se tornará, naquela noite, o novo NWA World Heavyweight Champion. Jackie Fargo descorda de Jarrett e anuncia que também participará¡ nesse combate e que vencerá. Ken Shamrock também aparece e diz que vai derrotar 19 wrestlers no combate "Gaunlet For The Gold" para ser coroado como o novo Campeão do título mundial da NWA. Scott Hall também anuncia que irá participar no combate, e que tal como os outros competidores, tem intenções de vence-lo. O primeiro combate da TNA foi um combate Six-Man Tag Team que opôs Jimmy Yang, Sonny Siaki e Jorge Estrada (The Flying Elvises) a AJ Styles, Jerry Lynn e Low Ki (também conhecido como Senshi). A vitória pertenceu a equipe de Jimmy Yang, que aplicou um Yang-Time em AJ Styles para obter a vitória por pinfall. O segundo combate do show inaugural da TNA, opôs Teo a Hollywood. Teo venceu o combate por pinfall após uma Swatom Bomb. No final do combate, Ed Ferrera veio ao ringue e apresentou 10 concorrentes para a "Miss TNA Battle Royal" que aconteceu no segundo show da federação. Entre as concorrentes, destacaram-se Francine e Elecktra (ambas faziam parte do plantel da ECW, antes da falência da federação). Após a promoção do combate, houve um ataque de Francine a Elecktra. O terceiro combate da TNA foi um combate de Tag Teams onde Psicosis e James Storm (Actual membro dos AMW) fizeram equipa contra Richard Johnson e Rod Johnson. Após um bom combate, Storm aplica um grande Samoan Neckbreaker em um dos adversários para conseguir a vitória por pinfall. Depois do combate, seguiu-se uma promo em que Grandmaster desafiou K-Krush para um combate no segundo show da TNA. O quarto e último combate antes do "Gauntlet For The Gold" foi, mais uma vez, um combate de Tag Team, em que os The Dupps venceram Christian York e Joey Matthews por pinfall.

Seguiu-se a Battle Royal "Gauntlet For The Gold", em que Ken Shamrock e Malice foram os finalistas, após eliminarem Brian Christopher, Bruce, Buff Bagwell, Chris Harris, Del Rios, Devon Storm, Gran Apolo, Jeff Jarrett, Justice, K-Krush, Konnan, Lash LeRoux, Norman Smiley, Rick Steiner, Scott Hall, Slash, Steve Corino e Vampire Warrior. Na sequência do combate anterior, Ken Shamrock teve um combate de singulares contra Malice, em que Ricky Steamboat foi o Special Referee. Ken Shamrock venceu o combate por pinfall após um Overhead Belly to Belly Suplex. No final do combate, Jeff Jarrett aparece e diz que não percebe como o NWA Heavyweight Title pode ser discutido numa Battle Royal... Jackie Fargo e Toby Keith aparecem e anunciam que Jarrett irá enfrentar Scot Hall no segundo show da NWA-TNA. Scott Hall aparece e ataca Jarrett, acabando assim o primeiro show da NWA-TNA.

Seguiu-se a Battle Royal "Gauntlet For The Gold", em que Ken Shamrock e Malice foram os finalistas, após eliminarem Brian Christopher, Bruce, Buff Bagwell, Chris Harris, Del Rios, Devon Storm, Gran Apolo, Jeff Jarrett, Justice, K-Krush, Konnan, Lash LeRoux, Norman Smiley, Rick Steiner, Scott Hall, Slash, Steve Corino e Vampire Warrior. Na sequência do combate anterior, Ken Shamrock teve um combate de singulares contra Malice, em que Ricky Steamboat foi o Special Referee. Ken Shamrock venceu o combate por pinfall após um Overhead Belly to Belly Suplex. No final do combate, Jeff Jarrett aparece e diz que não percebe como o NWA Heavyweight Title pode ser discutido em uma Battle Royal... Jackie Fargo e Toby Keith aparecem e anunciam que Jarrett irá enfrentar Scot Hall no segundo show da NWA-TNA. Scott Hall aparece e ataca Jarrett, acabando assim o primeiro show da NWA-TNA.

Em 2004 a TNA retirou o "NWA" (National Wrestling Alliance) da frente do nome, ficando apenas a ser conhecida por "TNA" (Total Nonstop Action). Adquiriu também os direitos do Título Mundial de Pesados da NWA e do Título Mundial de Tag Team da NWA (basicamente, comprou os títulos...) durante 10 anos, ou seja, com termino em 2014. Outra mudança que também aconteceu, embora esta tenha acontecido mais cedo que a anterior descrita, foi a mudança do ringue para um ringue de 6 lados, inédito nos Estados Unidos (já havia sido usado por uma promoção Mexicana. Actualmente, o ringue com 6 lados é uma das marcas da TNA. Após 111 Pay-Per-Views semanais, em que 109 foram realizados em Nashville, Tennessee, no Nashville Auditorium, a TNA decide fazer o seu último show semanal no dia 8 de Setembro de 2004. No dia 7 de Novembro de 2004 a TNA realiza o seu primeiro Pay-Per-View mensal de 3 horas, o TNA Victory Road 2004 que obteve cerca de 10.000 vendas, um número algo baixo. Neste primeiro Pay-Per-View de 3 horas da TNA, os pontos altos foram um excelente combate entre 20 homens da X Division, vencido por Hector Garza (este combate consta no DVD da TNA "The Best of X Divison"). Os 3Live Kru tornaram-se campeões de Tag Team após derrotarem os detentores do título: Team Canada (Bobby Roode e Eric Young). O primeiro combate Monster's Ball aconteceu neste PPV (o último a acontecer foi no Bound For Glory 2005) e acabou com a vitória de Monty Brown sobre Abyss e Raven. Petey Williams manteve o X Division Championship após vencer um combate contra AJ Styles. Contou também com a participação de várias lendas do wrestling: Kevin Nash, Scott Hall, Dusty Rhodes, Rowdy Roddy Piper, "Superfly" Jimmy Snuka entre outros.

Antes do Victory Road, o Pay-Per-View que ditou o final dos Pay-Per-Views semanais, a TNA já tinha inaugurado um programa semanal transmitido na TV por Cabo, através do canal FOX Sport Net. O programa era gravado no Soundstage 21, nos Universal Studios em Orlando no estado americano da Flórida (local que ainda hoje recebe os programas semanais da TNA (os iMPACT!), mas também os Pay-Per-Views mensais. O iMPACT! na FOX Sports Net era transmitido das 4 horas da tarde até às 5 horas da tarde, todas as Sextas-Feiras. Esta hora semanal era paga pela TNA e custava cerca de 30 mil dólares por cada semana. Rendia a TNA pouco, ficando a federação apenas com o lucro obtido através da publicidade que era exibida durante os intervalos. Por isso, naquela época o principal lucro da TNA eram os Pay-Per-Views semanais, que acabaram em Novembro de 2004, como foi dito anteriormente...Nem tudo era mal para a TNA, pois o contrato com a Fox Sport Net permitiu que o produto da TNA fosse conhecido na Europa e também na Ásia. Apesar disso, não salvou a TNA de uma das piores épocas da sua história.

Em 27 de Maio de 2005, foi exibido o último episódio do iMPACT! na Fox Sport Net, que obteve o medíocre rating de 0.2 pontos. Esta situação deixou a TNA sem nenhum programa semanal a ser exibido na televisão o que levou a federação para um dos pontos mais negros da sua curta existência. Sem programas na televisão e com a obrigatoriedade de vender Pay-Per-Views, merchandise e dar tempo de antena aos wrestlers, a TNA viu-se obrigada a alterar o sistema de transmissão do iMPACT!, passando o programa semanal a estar disponível na Internet. E assim foi, começando em 1 de Julho de 2005 (mais de um mês depois do último iMPACT! transmitido na televisão), a TNA assinou um contrato com a Real Networks para tornar possível a transmissão do iMPACT! através do Site oficial da federação, usando o programa RealPlayer para tal. Também foi possível aos fãns fazerem o download do programa através do BitTorrent. Ao mesmo tempo, e para tentar ultrapassar esta crise, a TNA começou a procurar um canal onde tivesse um melhor horário e que fosse mais lucrativo. Começaram assim as negociações com o canal WGN-TV (canal com sede em Chicago, no estado de Illinois). O canal ofereceu um bom horário que teria sido aceite pela TNA, não fosse o dia escolhido para a exibição do iMPACT! uma Segunda-Feira, o que certamente custaria a TNA audiências muito baixas, devido a concorrência directa com o programa principal da WWE, o Monday Night RAW.

Depois das negociações falhadas com a WGN-TV, a TNA começou as negociações com a Spike TV. Foi negociado com o canal um horário na noite de Sábado. Este horário foi, em tempos, ocupado pelo WCW Saturday Night, da Word Championship Wrestling e ainda pelo Saturday Night's Main Event, programa da World Wrestling Federation. Em Julho de 2005, mais precisamente no dia 21, a Total Nonstop Wrestling anuncia o contrato com a Spike TV. Assim, o iMPACT! começou a ser exibido na Spike TV, nos Sábados pelas 11 horas da noite, começando as transmissões do programa no Outono de 2005. O programa integrava o "Slammin' Saturday Night", um bloco semanal onde estavam incluídos outros conteúdos de combate. Assim, de 27 de Setembro de 2005, até 28 de Março do mesmo ano, a TNA gravava dois episódios do iMPACT!, sempre às Terças-Feiras no Soundstage 21 nos Universals Studios, em Orlando, Florida. A situação da TNA melhorava nitidamente. A federação assinou um contrato válido atá Março de 2006 com a Morphoplex, uma empresa de bebidas energéticas, que gerava um lucro de cerca de 200 mil dólares por semana á federação. No início do mês de Novembro de 2005, a TNA anunciou a parceria com a Midway Games para a realização de um videojogo de Wrestling com a marca TNA. Sabe-se que tanto no passado como nos dias correntes, que os videojogos são uma grande fonte de lucro para as federações de wrestling. De referir que este foi o primeiro jogo de wrestling oficialmente anunciado para as consolas de nova geração: PlayStation 3, Xbox 360 e Wii. Os ratings na parte final do ano de 2005 rondavam os 0.8, número aceitável, que despertou o interesse da Spike TV, sendo concedido à TNA um Show especial a ocorrer em Novembro de 2005, mais precisamente na primeira Quinta-Feira do mês, dia 3. Esse show especial teve a duração de 2 horas, e foi para o ar em horário nobre, por volta das 9 horas da noite americana. Contou com um card de luxo, digno de um PPV, destacando o Main Event, que opôs o Campeão da NWA da altura, Rhino ao principal candidato ao mesmo, Jeff Jarrett. Pela primeira vez os fãns da TNA puderam ver um Ultimate X na Spike TV, realizado nesse especial, contando com os mesmo participantes do Ultimate X realizado no maior Pay-Per-View da TNA, o Bound For Glory.

Desde a estreia do iMPACT! na Spike TV, no mês de Outubro de 2005, a TNA reforçou o seu plantel com algumas das maiores estrelas do mundo do wrestling: Christian Cage havia saído da WWE, indo directamente para a TNA, os Dudley Boyz (Team 3D) fizeram o mesmo. Sting, uma das maiores lendas do wrestling de sempre, voltava à TNA em Dezembro de 2005, no Pay-Per-View Turning Point. Sting já havia estado na federação anteriormente, em 2003 e em 2004, embora apenas com pequenas aparições. Os ratings da TNA estavam elevados, tendo ultrapassado a "barreira" dos 1.0 pela primeira vez no final de Janeiro de 2006, quando Sitng anunciou a sua "despedida" da TNA. Desde essa data até ao presente, os ratings deixaram os 0.8 de média para rondar os 0.9/1.0/1.1 por semana. Estes excelentes resultados despertaram o interesse da Spike TV, assim, em Fevereiro de 2006 a TNA anuncia no seu site oficial uma mudança de horário e de dia de exibição do iMPACT! a começar em 13 de Abril de 2006. Esse horário seria às Quintas-Feiras, das 9 da noite até às 10 da noite, horas americanas. Um horário nobre, o dito Primetime, faria com que a TNA concorresse directamente, de certa forma com a WWE, pois os programas da federação de Connecticut são exibidos no mesmo horário em que o iMPACT! iria ser exibido, apenas em dias diferentes. Contudo, não passou de um sonho, pois em meados de Março, praticamente um mês antes da mudança de horário, a TNA notificou que afinal o iMPACT! iria mudar de dia, mas permaneceria no mesmo horário de Sábado, às 11 horas da noite, portanto. E assim aconteceu, em 13 de Abril a TNA estreava-se nas noites de Quinta-Feira, precedida pelo programa The Ultimate Fighter da UFC. Este horário continuou sem alterações significativas até os dias correntes, acontecendo as gravações às Segundas-Feiras, de forma a conceder mais tempo para a edição do programa. O último iMPACT! a ser exibido aos Sábados, teve a particularidade de ser a primeira vez que TNA e WWE exibiam programas exactamente a mesma hora. Esta situação ocorreu devido à exibição do WWE Hall of Fame, na USA Network, uma cerimónia que contou com a nomeação de vários nomes de "peso": Bret Hart, Eddie Guerrero, Gene Okerlund, Verne Gagne, entre outros. Em resultado, o último iMPACT! aos Sábados obteve a menor audiencia desde Novembro de 2005.

Mais tarde, a estrela do wrestling Kurt Angle abandonou a WWE e juntou-se á TNA. Este foi um ponto de viragem também na TNA, uma vez que Kurt Angle é um dos melhores wrestlers e enterteiners de sempre, e como é óbvio tornou-se na principal cara da TNA (situação que dura até ao presente). Já mais recentemente, a TNA abandonou os títulos da NWA, tendo criado os seus próprios títulos ( TNA World Championship; TNA World Tag Team Championship; e o TNA X-Division Championship). De futuro esperam-se ainda novidades no que se refere aos horários, uma vez que os seus dirigentes estão a tentar alargar a duração dos iMPACT para duas horas; e ao nível dos títulos também, prevendo-se num futuro muito próximo a criação de um título feminino da TNA.
Foi mais um artigo que espero tenham gostado e vos tenha satisfeito algumas curiosidades á cerca desta recente federação.
Um abraço, Dias Ferreira
0 comentários:
Enviar um comentário