WRESTLING SPAM TV

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dias is That Damn Good #28 - "Gimmicks: Actualidade"

Boas Pessoal!



Hoje venho-vos falar da actualidade no que diz respeito ás gimmicks no mundo do pro-wrestling. As gimmicks são os elementos caracterizadores dos wrestlers, são elas que criam a imagem que temos dos wrestlers enquanto personagens, e também um elemento importantíssimo no desenrolar das storylines e no fed-back do público. Assim, e depois de realçada a sua grande importância nesta indústria, neste pequeno artigo, vou-me debruçar, especialmente, em dois pontos: a gimmicks que têm grande sucesso e que estão esquecidas; e as gimmicks de wrestlers famosos que foram completamente absorvidas por novos talentos. Sigam então o resto do artigo...



Antes de iniciar qualquer análise ou observação aos wrestlers e gimmicks que aqui vou retratar, gostava de referir, que a meu ver, é preferível os wrestlers adoptarem gimmicks originais e por eles criadas, que tentarem imitar gimmicks de antigas lendas do wrestling. Assim, e começando pela TNA, nomeadamente em Jay Lethal e na sua gimmick de "Black Machismo", verificamos um caso em que o wrestler em causa (Jay Lethal) absorveu completamente a gimmick "Macho Man" de Randy Savage, sem que tivesse tentado adicionar algo de novo que o diferenciasse do original, foi uma copia fidedigna ao autor (talvez a culpa nem seja do Jay Lethal e seja dos Bookers). Ora esta situação leva-nos a pensar no esgotamento do aparecimento de novas gimmicks, e desta forma, num mau trabalho das equipas criativas...tudo bem que é sempre muito bom reviver as personagens que marcaram o wrestling, mas esta interpretação não é feita pelos originais, e como tal é deficitária e desilude. A melhor forma de lançar jovens estrelas é deixá-las ser originais e não uma cópia do que foi muito bom, pois para além da enorme responsabilidade que estão a atribuir a uma jovem estrela, estão, também, logo de início a amputá-la de qualquer possibilidade de ser originalmente inesquecível. O Jay Lethal é um excelente wrestler na X-Division da TNA, assim como uma grande promessa para o futuro devido á sua tenra idade, mas penso que seria melhor fazê-lo abandonar a gimmick de "Black Machismo", porque não lhe pertence...e se assim não for, que o deixem pelo menos dar alguma coisa sua á gimmick.



Outro caso, este mais recente (ou não, visto que já não é a primeira vez que a TNA o tenta fazer), é o de Shark Boy que usurpou a gimmick "Stone Cold" a Steve Austin. Vou ser sincero, não gosto do Shark Boy, assim como não gosto de qualquer wrestler que utilize aquele tipo de equipamentos e máscaras estúpidas (Rey Mysterio é a excepção). Mas não é isso que está em causa, aquilo que está em causa é o facto da TNA estar mais uma vez a apostar na gimmick de uma antiga lenda (que, ainda por cima, é da WWE, o que descredibiliza a TNA) e a dedicar muito tempo do seu show (iMPACT) a uma história que vai ser inconsequente. A TNA até podia apostar em gimmicks de antigas lendas, mas uma coisa é apostar nelas e deixar os seus jovens talentos adoptarem algumas características, outra é copiá-las fielmente!

Sinceramentenão sei qual é o pensamento do booking que faz estas opções, mas uma coisa é certa...fazer um wrestler adquirir fidedignamente a gimmick de um wrestler que teve sucesso e não o deixar contribuir com algo de seu, ou reinventá-la é absurdo e uma falta de visão muito grande. No wrestling, tal como na vida, devemos pautar-nos pela originalidade e perfeição, diferenciando-nos assim um dos outros não pelos direitos, deveres e oportunidades (que devem ser iguais para todos), mas sim pelos nossos gostos, características e qualidades...e isso deveria ser transposto para o ringue e para as storylines...mas desta forma é impossível!



Mas não é só na TNA que há este tipo de problemas...na WWE, embora não se tente imitar fielmente as gimmicks de antigas lendas, a verdade é que elas são atribuídas tantas vezes aos jovens wrestlers que pretendem lançar as suas carreiras, que acabam por caír em desuso!...é verdade que na WWE dão lugar á originalidade proporcionada pelo wrestler que desempenha a gimmick, no entanto, e como disse anteriormente, a constante atribuição de gimmicks do mesmo estilo aos mais variados wrestlers, tornam-as repetitivas, e isso é mau não só para os wrestlers, como para o espectáculo e para a companhia. Um bom exemplo na WWE deste tipo de utilização excessiva de uma gimmick de sucesso que caiu em desuso devido á sua enorme utilização e reutilização, é a "The Model" de Ric Martel. No seu tempo, Ric Martel fez um grande sucesso com esta gimmick, pois para além de ter sido muito bem interpretada pelo wrestler, era algo que aparecia como inovador no wrestling daquele tempo(anos 80 e 90). Com o sucesso desta gimmick a WWE tentou (e continua a tentar) por várias vezes transpo-la para jovens wrestlers...foi assim com Val Venis e com Rob Conway, e actualmente com John Morrison e The Miz. Em comum, estas interpretações têm dois aspectos: é possivel verificar que nenhum destes quatro wrestlers é "igual" e que têm elementos que os auto-caracterizam, isto apesar de possuírem a mesma gimmick, o que é louvavél!; e segundo, embora os segundos tenham tido maior sucesso que os primeiros, a verdade é que de tão batida que a gimmick está, não consegue gerar interesse algum em torno das personagens.



Contudo, e se por um lado apostam em gimmicks mais que batidas, por outro, há gimmicks que tiveram um enorme sucesso e que foram completamente esquecidas. Como disse, não é que eu concorde em atribuir gimmicks já existentes aos jovens wrestlers, mas como a criatividade é pouca, aceita-se que o façam...mas pelo menos que o façam da melhor maneira possível, que é apostar nas gimmicks menos gastas e menos vistas. Assim, surge como uma oportunidade muito boa para lançar um jovem talento com a gimmick que durante toda a vida caracterizou Shawn Michaels ("Sexy Boy"). Apesar do nome e de algumas semelhanças, esta gimmick nada tem a ver com a "The Model" de Ric Martel, pois esta assenta num jovem que gosta de noitadas e mulheres, que é um irresponsável e que só faz o que lhe apetece, não respeitando nem dando ouvidos a nada nem ninguém! Ora digam-me quantos wrestlers temos na actualidade ou num passado recente que tenham desempenhado uma personagem com estas caractéristicas? Já nem o Shawn Michaels o faz, desde que se converteu ao catolicismo e que se tornou num fiel seguidor de Deus...e Edge também não o é, pois a sua gimmick de "Rated R Superstar" não é semelhante nem na base, nem no objectivo final da contrução da personagem, a gimmick de Edge assenta num homem vaidoso, oportunista e cobarde. Desta forma, e já que é cada vez mais dificil lançar wrestlers com gimmicks originais, então aqui têm uma boa solução!



Outra gimmick que foi completamente esquecida, mas que representou um enorme sucesso em plena Attitude Era na WWE, é aquela que foi desempenhada por Triple H, durante a sua liderança dos D-Generation-X, um típico cool heel! Esta gimmick é um pouco semelhante á de Shawn Michaels, aliás, surge quando o Triple H se juntou a este e formaram os DX, tendo obtido um desenvolvimento progressivo. Esta gimmick assentava no típico adolescente irresponsável e que quebrava todas as barreiras, sendo ao mesmo tempo muito divertido e destruidor...talvez fosse a gimmick que representava melhor os jovens dos gangs! De qualquer forma, e o que importa reter, é que se trata de uma gimmick muito pouco vista e gasta, o que a torna numa possibilidade de sucesso muito grande, caso a WWE, ou mesmo a TNA, pretendam lançar um jovem com ela. Outro ponto que pode tornar um sucesso tanto esta gimmick, como a de Shawn Michaels, é o facto de ambas serem intemporais, ou seja, representam aquilo que os jovens gostam e querem ver, nunca passando por isso o seu tempo, ou nunca perdendo, por isso, o seu prazo de validade.

Sim, porque este é outro ponto muito importante no lançamento de gimmicks...a sociedade muda e com ela os gostos e aquilo que as pessoas querem ver também, como tal o wrestling tem de saber acompanhar estas mudanças, não só através das suas storylines, combates e wrestlers, mas também das suas gimmicks...pois o que poderia parecer uma gimmick interessante nos anos 90, hoje pode não passar de mera estupidez, e é por isso que se tem de apostar em novas gimmicks que façam face ás necessidades actuais dos fãs, ou então, há que recorrer ás gimmicks atingas que não tenham caído em desuso...contudo, deve imperar sempre um pensamento...a originalidade é o que garante a imortalidade a um wrestler!

Bem chegá-mos ao fim de mais uma crónica, para á semana há mais, espero que tenham gostado e que comentem!

Um Abraço, Dias Ferreira!

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More