Boas Pessoal!

Numa altura em que os assuntos mais importantes das grandes federações mundias (WWE e TNA) são debatidos e rebatidos por esta blogosfera fora, decidi mais uma vez contradizer estas tendências e falar de novo (já o tinha feito na semana passada) na maior e mais promissora Indy, a ROH! E por falar em ROH, como sabem não sou um fã incondicional desta federação, mas a verdade é que nos últimos tempos tenho dispensado mais alguma da minha atenção para ver o produto desta "Rainha das Indys", e a verdade é que não me arrependo! Apesar de continuar a preferir a WWE, logo seguida da TNA, aos poucos a ROH parece vir a conquistar um pequeno espaço nas minhas preferências em relação ás promotoras de wrestling.
Voltando ao contexto original do post, se bem se lembram, na semana passada fiz um artigo intitulado "The Legacy of ROH", onde caracterizei a ROH vista aos meus olhos...no entanto, aquilo que fiz, foi apenas uma constactação da imagem transmitida pela promotora, sem ter dado a minha opinião sobre o que estava mal ou o que estava bem na federação, ou, ainda, o que se poderia fazer para a melhorar! E é neste último ponto que gostava de pegar...O que poderia fazer a ROH para melhorar o seu produto?
A esta questão vou tentar responder nas próximas linhas, não esquecendo que todas as medidas que aqui vou enunciar estão dependentes de um sem número de condicionentes...como tal, significam apenas o que eu gostaria que acontecesse...

Assim, gostaria de começar pelo ringue, pois penso que era necessário mudá-lo!...O actual ringue da ROH é muito pequeno, e tem as molas muito soltas. E se o facto de ser pequeno pode limitar a actividade dos wrestlers dentro deste e contribuir para uma não optimização do espectáculo, o facto de ter as molas soltas, faz com que abane por todos os landos, lembrando um trampolim e dando a ideia de que cairá a qualquer instante! Ora toda esta situação transparece uma imagem pouco credível da dureza e violência que as quedas ou o chão do próprio ringue devem proporcionar. Desta forma, o que propunha era a aquisição de um ringue maior (á semelhança do da WWE) que desse mais espaço aos wrestlers para praticar e exibir as suas performences com maior facilidade e qualidade...outra condicionante importante neste ringue era o facto das molas estarem bem mais apertadas, para evitar as situações que enumerei anteriormente. Como sou tradicionalista e não gosto da aculturação que a TNA sofreu ao apostar num ringue hexagonal (tipicamente mexicano), penso que a ROH deveria manter um ringue que fosse quadrangular ou rectangular.
Em segundo lugar, penso que também era importante apostar na qualidade das gravações! A imagem que nos chega a casa vinda dos Shows ou PPVs da ROH é de uma qualidade um tanto ou quanto duvidosa, se comparada com as transmissões das grandes federações. E eu não estou a defender que a ROH tem de ser igual á WWE ou á TNA em tudo, não! Acredito que devem manter as diferenças e assumir-se como a verdadeira alternativa que o são, mas ter as melhores condições para se poder trabalhar não é imitar ninguém...é antes procurar proporcionar as melhores soluções para se poder apresentar um produto ao mais alto nível. Pois para difundir um produto, há que dar a melhor imagem deste, e se a qualidade das gravações for optimizada, então a atracção dos fãs ou dos telespectadores aumenta. A meu ver, pelo menos, a colocação de um maior número de câmeras de filmagem nas gravações seria uma boa aposta, uma vez que permitiria a captação de mais imagens e de ângulos diferentes.

Em terceiro lugar, queria referir-me ás gravações dos Shows e PPVs da ROH...tal como no futebol ou em qualquer outro desporto que seja transmitido pela televisão, se não ouver comentários, a emissão torna-se enfadonha e desagradável, afirmando-se, por isso, os comentários como uma dimensão muito importante em qualquer show ou programa audiovisual. Assim sendo, e depois de verificada a importância destes, há que referir também a importãncia da sua qualidade, pois num espectáculo emotivo como é o wrestling, os comentários e apreciações aos shows, têm de acompanhar esta emoção e intensidade. Por isso, penso que as gravações dos comentários aos Shows e PPVs da ROH deveriam ser em directo, pois só assim se assegura a vivacidade e intensidade das palavras vividas no momento!...No entanto, se mesmo com esta alteração, os comentadores da ROH continuarem a ter uma postura apática e pouco "espectacular" ou entusiasta face aos combates e aos próprios Shows ou PPVs, então penso que deveriam ser trocados.
Outro ponto importante, seria o facto da ROH assegurar um roster exclusivo...pois a exclusividade e originalidade são factores essenciais para o crescimento e consolidação de qualquer federação. Para além disso, não faz sentido uma federação, companhia ou promotora de wrestling (como lhe quiserem chamar) oferecer um produto que não é exclusivamente seu, pois está a fazer publicidade gratuita a uma sua concorrente (e o mesmo acontece com a sua concorrente). Actualmente o roster da ROH também pode combater na PWG ou CHIKARA (salvo erro), então o que pode diferir nos combates destas promoções? Se a ROH quer um produto que se distinga e que se apresente como alternativa, então tem de assegurar a exclusividade do seu roster, pois só assim apresentará algo que não se vê em mais lado nenhum. Por outro lado, esta exclusividade do roster iria evitar, também, o surgimento de possíveis lesões sofridas em combates de outras promoções.
Penso também que a ROH não perderia nada em apostar um pouco mais no entertenimento. Pois acima de tudo, wrestling é entertenimento, é contar histórias com o corpo, mas também com combates e situações vividas pelos wrestlers, assim como pelas personagens que os lutadores encarnam. A magia que está por detrás de uma storyline bem concebida torna os combates ainda mais interessantes, o que a aliar á grande qualidade dos combates oferecidos pela ROH, beneficiaria e muito a federação...Este aprofundamento do entertenimento teria de resultar de uma maior aplicação de Kayfabe quer ás gimmicks dos wrestlers, quer ás storylines.

Julgo, ainda, que a ROH poderia definir melhor as suas divisões...pois se organizasse o seu roster em Heavyweights, tag-team divisions e cruiserweights teria um maior beneficio proveniente de uma melhor organização e estruturação do seu roster, dos combates e das storylines. E não era por isso que ia deixar de ser original e passar a ser uma cópia da WWE...esta estruturação apenas beneficiaria os próprios wrestlers e combates (e consequente produção)...pois wrestlers com a mesma estrutura fisica a principio trabalham muito melhor juntos e dão uma imagem muito mais equilibrada e credível dos combates, do que wrestlers completamente dispares ao nível da estrutura física.
Também o alargamento do número de writers seria benéfico para a ROH, pois sendo verdade que o Gabe Sapolski é um génio e que tem feito coisas incríveis, não menos verdade é, que o alargamento da área criativa da promotora traria novas ideias que poderiam ajudar a melhorar a qualidade das storylines, gimmicks, kayfabe e estruturação dos shows e PPVs.
Por último, penso que a ROH deveria apostar fortemente num programa ou show semanal...mesmo que não consiga uma transmissão televisiva de inicio, a internet pode sempre aparecer como uma boa solução para a divulgação do produto...mas é essencial para a difusão e crescimento de uma federação, a apresentação de shows com maior regularidade.
Como disse no iníco do post, todas estas alterações estão dependentes de um sem número de factores a que sou acheio, como tal, este artigo resulta apenas de uma reflexão, em que exibo as alterações que gostaria que se produzissem no seio da ROH!
Espero que tenham gostado e que comentem!
Um abraço, Dias Ferreira!
0 comentários:
Enviar um comentário