Boas Pessoal!

Hoje faço o meu 30º artigo aqui no XBooker, e por isso, é um dia especial para mim! No entanto, porque me faltam ideias e porque não quero estar a debruçar-me sobre assuntos que já estão muito batidos e rebatidos pela blogosfera fora, vou recorrer aquilo que os cronistas normalmente encontram como solução nestes casos. Vou fazer um top de wrestlers, o meu top 5 de wrestlers que desempenharam importantes papéis no wrestling dos anos 80, mais propriamente na Golden Age Era, e que imortalizaram o Old School Wrestling. Sigam por isso o resto do artigo...

Ora começando por ordem decrescente, de acordo com o nível de influência que tiveram sobre mim enquanto fã de wrestling, queria começar pelo "Macho Man" Randy Savage. O Macho Man era o típico wrestler dos anos 80, a sua voz muito grossa e esforçada ao máximo patente nas suas promos, as catch frases que o caracterizavam e que marcaram uma época, as suas belas acompanhantes a fomentar ainda mais a sua gimmick e o seu equipamento extremamente atraente e multicolorado, fizeram com que Randy Savage se tornasse num dos wrestlers mais amados de sempre do Pro Wrestling Mundial. A juntar a todos estes factores, estava o facto de Randy Savage realmente saber o que fazia em ringue, era realmente um excelente wrestler que compreendia uma expressão corporal fenomenal e que entendia mais de psicologia de ringue que muitos outros na sua época. Num resumo muito breve, tratou-se de um dos wrestlers mais fantásticos dos anos 80 e 90, marcando uma Era na WWF e na WCW, pena nunca vir a ser celebrado no Hall Of Fame como tanto merece, mas o facto de ter dormido com a Stephanie MacMahon quando esta era ainda menor, valeu-lhe a fúria do Vince MacMahon e dúvido que alguma vez a WWE o venha a homenagear. Contudo foi um dos wrestlers responsáveis pela minha paixão pelo wrestling.

Passando em seguida para o "Nature Boy" Ric Flair...que dizer deste senhor, considerado por muitos o melhor wrestler de sempre, por outros nem tanto, mas respeitado por todos, penso que poderia-mos chamar a Richard Fleihr, Mr. Wrestling! É verdade, toda a sua dedicação e contribuição para esta modalidade lhe garantiu este estatuto, assim como a longevidade que atingiu a sua carreira, prestes a terminar agora na Wrestlemania 25. Dotado de umas mic skills espectaculares, de umas in-ring skills fabulosas, de um génio criativo e inovador sem paralelo e de uma reacção da parte dos fãs não menos extraordinária, Ric Flair assumiu-se como um ponto incontornável na história do Pro Wrestling. Foi também um pioneiro no lançamento de (tendo sido precedido por Michael P.S. Hayes e os seus Fabulous Freebirds) Stables com a criação dos seus Four Horseman, que dominaram a NWA e a WCW nos anos 80 e início dos anos 90. Foi também o primeiro grande Heel da história desta modalidade, e desprovido de egocentrismos, não hesitou em elevar jovens estrelas ao estatuto de main eventer contribuindo para isso com o seu job. É, tal como Randy Savage, um dos homens que me ajuda a perceber o porquê de eu me sentir atraído pelo wrestling.

Focando-me agora em Hulk Hogan...uma coisa temos de reconhecer, ele foi o maior de toda esta industria, negócio e modalidade chamada Pro Wrestling. Para este senhor podemos fazer duas análises...numa primeira, reconhecer que as suas mic skills fantásticas, a sua gimmick perfeita, o facto de ter estado presente em storylines extraordinárias e o push certo que recebeu da WWF, o tornaram no maior fenómeno de sempre do mundo do Pro Wrestling, comparado apenas com a Wrestlemania. Temos de reconhecer também que o Terry Bollea carregou não só a WWF ás costas como a WCW e quer queiramos, quer não, fê-lo da melhor forma possível e lançou a nossa modalidade de tal forma, que atingiu um mediatismo semelhante a ela, daí que muitas das pessoas que não estajam atentas ao wrestling o confundam com a personalidade de Hulk Hogan...numa outra análise, esta mais negativa, podemos acusar o wrestler Terry Bollea de não possuir grandes qualidades técnicas e de oferecer combates muito fracos, assim como o podemos acusar do seu egocentrismo e recusa em elevar novos valores na modalidade, tornando-se neste ponto num mau profissional. De qualquer forma, Hulk Hogan foi marcante para a minha atracção pelo wrestling, pois para quem se inícia nestas andanças, o herói, o bom e o que vence tudo é o que mais nos atrai e aquele que nos faz ver os programas, como tal...o Hulk Hogan, não marcou só o Pro Wrestling de forma irrefutável, como me marcou a mim enquanto fã desta modalidade, que apesar de não gostar dele agora, reconheço que foi por sua causa que comecei a ver Wrestling, e tal como aconteceu comigo, aconteceu com muitos dos fãs de wrestling espalhados pelo mundo.

Falando agora do Ultimate Warrior...muito bem, reconheço que é uma escolha controversa, quer pela qualidade do Warrior enquanto wrestler, quer pelo seu profissionalismo, quer pela sua personalidade. No entanto, temos de reconhecer também que se algum dia houve um wrestler que ameaçou a hegemonia de Hulk Hogan enquanto figura número um em termos de carisma e reacção da parte dos fãs, esse wrestler foi o Warrior. A verdade é que o Ultimate Warrior possuía uma intensidade impressionante, assim como umas mic skills "estranhamente boas" (e digo estranhamente, porque basta ver uma das suas promos para as achar estranhas lol), uma estrutura física que metia respeito a qualquer um, e uma reacção da parte dos fãs comparável só á de Hulk Hogan...as pessoas deliravam mesmo quando o Warrior corria até ao ringue, agitava as cordas e apelava aos "esqueletos dos Warriors" lol. Quanto á sua habilidade dentro do ringue, bem a verdade é que o Warrior não era lá muito dotado, e por isso os seus combates eram quase sempre muitos curtos, para que não se tornassem aborrecidos e para reforçar a imagem de imparável que o wrestler apresentava!...A sua gimmick foi muito bem construída e o Warrior tinha tudo para dar certo, como sucessor de Hulk Hogan, no entanto, as coisas não se passaram assim...há quem diga que a culpa do que sucedeu em seguida é do Warrior, e há quem diga que foi do Vince MacMahon...eu não tomo partido de nenhum, apenas tenho pena que o Warrior tenha visto desperdiçar de uma forma tão efémera uma carreira que poderia ter sido brilhante. E depois de passagens pela WWF e pela WCW, o Warrior abandonou o Pro Wrestling...para a história ficam os testemunhos do seu mau profissionalismo e má relação com os colegas, assim como o único wrestler que algum dia ultrapassou (ainda que por breves momentos) Hulk Hogan em frente aos fãs. Nas minhas recordações, ficarão sempre as imagens de Warrior a correr que nem um louco para o ringue e a abanar os braços de uma forma espectacularmente intensa e insessante, que me colava ao ecrã como que um crente naquilo que estava a presenciar lol. É o wrestler da Golden Age Era, que me marcou mais na minha fase mark (ainda mais que o próprio Hulk Hogan), e apesar de tudo o que se diz sobre ele, a verdade é que ainda continuo a gostar de ver, uma vez por outra, combates dele no Youtube ou no Dailymotion.

Passando finalmente ao último (primeiro lol) wrestler do meu top 5 de wrestlers que me marcaram na Golden Age Era, e que contribuíram para a difusão e consagração do estilo Old School, gostava de falar de "Rowdy" Roddy Piper!...Para mim, o Roddy Piper foi sem margem para dúvidas o melhor wrestler da sua época, e se algum dia fizer um top dos melhores wrestlers de sempre, ele ficaria em segundo, atrás do Triple H lol. O Hot Rod, não era só espectacular no ringue, em carisma, na reacção do público, no seu equipamento e na sua entrada, o Piper era o mais brilhante de todos os wrestlers nas mic skills, e revolucionou o mundo do Pro Wrestling nesse sentido, com as suas entrevistas, as suas promos e o seu Piper's Pit...onde nos ofereceu momentos de ouro. Sendo um old school e ao mesmo tempo um brawler, o Hot Rod ofereceu-nos dos combates mais brutais e violentos que poderemos ver nos anos 80 e principios de 90, mas também dos mais credíveis e memoráveis! Para além disso, trate-se de uma pessoa extremamente inteligente, que conseguiu singrar também no mundo do cinena em Hollywood, e tirar daí o proveito suficiente para relançar ainda mais a sua carreira. Como fez sempre pausas ao longo da sua carreira, a sua imagem nunca se desgastou, e cada vez que voltava, estava mais maduro, mais actualizado e o público aclamava-o! Muito do que o Hulk Hogan é hoje, deve-o também ao Roddy Piper, pois os fãs não enchiam as arenas apenas para ver o Hogan vencer, iam aos espectáculos especialmente para ver o Piper perder! Depois, e como disse anteriormente, as suas mic skills eram realmente fabulosas e com a criação do seu Piper's Pit, o Hot Rod poude explorar todo o seu potencial nessa área...aconselho vivamente quem nunca viu, a procurar o Piper's Pit em que o Piper entrevista o Jimmy "Superfly" Snucka, é um momento brilhante. E brilhante é também o legado que o Rowdy deixou para o wrestling! Ainda me lembro dos desenhos animados que davam quando eu era pequeno sobre o wrestling, em que o Hulk era o bom e o Piper era o mau, vinha da praia e da piscina sempre mais cedo para os poder ver...e foi a partir daí que estabeleci um contacto com o Piper que nunca mais se quebrou...o salto da admiração nos desenhos animados (sempre tive panca pelos maus, á excepção do Dragon Ball, em que curtia mesmo o Goku lol) para o Pro Wrestling real foi muito rápida, e até conhecer o Triple H, o "Rowdy" Roddy Piper foi o meu wrestler de eleição.
Bem, sei que o artigo de hoje foi um pouco menos interessante, mas é muito dificil falar sobre coisas que não são debatidas, porque numa blogosfera nacional de wrestling com a dimensão que a nossa já atingiu, é muito dificl encontrar algo que ainda esteja por explorar. Quanto ao top 5, ordenei-o pela forma como os wrestlers me marcaram, não estou a dizer que foram os melhores ou os mais importantes nessa época, apenas referi aqueles que mais impacto tiveram sobre mim...de qualquer forma, vou deixar aqui o nome de alguns wrestlers que penso terem sido muito importantes nessa Era...Ricky Steamboat; Jake "The Snake" Roberts; os Irmãos Von Erich; "Mr. Perfect" Curt Hennig; Michael P.S. Hayes; "Superstar" Billy Graham; Greg Gagne; Verne Gagne; Jerry "The King" Lawler; Rick "The Model" Martel; Harley Race; Road Warriors; Demolition; Jimmy "Superfly" Snucka; "Cowboy" Bob Orton; The Iron Sheik; Arn Anderson; Barry Windham; "Ravishing" Ric Rude; "The Franchise" Shane Douglas; Terry Funk; Dory Funk Jr.; "The Million Dollar Man" Ted DiBiase; Bobby "The Brian" Heenen; Paul Orndorff; "American Dream" Dusty Rhodes; Greg "The Hammer" Valentine; entre outros. Peço desculpa se me esqueci de algum nome, mas penso que nomeie aqueles que mais se destacaram na época a que me refiro.
Espero que tenham gostado e que comentem!
Um abraço, Dias Ferreira!
0 comentários:
Enviar um comentário