WRESTLING SPAM TV

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dias is That Damn Good #54 - "Análise SWOT (Parte V - WWE)"

Boas Pessoal!



Depois de várias análises a federações portuguesas e às grandes alterativas americanas, chega a altura de me debruçar sobre a melhor e maior companhia de sempre do pro wrestling mundial, a World Wrestling Enterteinement (WWE). Para ser sincero, pensei em alargar estas análises S.W.O.T. às brands da WWE (RAW, SmackDown e ECW), pois elas constituem só por si, já uma grande fonte de análise! No entanto, não quis particularizar tanto o artigo de hoje, e vou directo a uma grande abordagem sobre o que de bem, e de mal se faz e pode fazer na WWE. Não percam portanto este Dias is That Damn Good, e a 5ª análise S.W.O.T....



Como todos sabem, a WWE é a maior empresa da história do Pro Wrestling Mundial, é presidida por Vincent Kennedy MacMahon e possuí três programas televisivos (a RAW, a SamckDown e a ECW), para além disso tem ainda um acordo com um território para o desenvolvimento de talentos, a Florida Championship Wrestling (FCW)! Os títulos que esta empresa apresenta são os seguintes: WWE Championship, World Heavyweight Championship, ECW World Heavyweight Championship, Intercontinental Championship, United States Championship, WWE Tag Teams Championship, World Heavyweight Tag Teams Championship, Women's Championship, e por último, o recém criado Divas Championship!...Sigam então a análise S.W.O.T. a este colosso que se segue...

Pontos Fortes e Oportunidades:
- A História (A WWE pode-se orgulhar de ter já uma longa história com memoráveis acontecimentos e momentos para contar. É uma empresa que possuí um património cultural muito extenso e brilhante, fazendo com que todos os fãs de wrestling a respeitem pelo seu passado e por isso, também a acompanhem no presente! Foram as suas estrelas do passado que lhe permitiram construir o presente e em parte o futuro, por isso, a WWE sempre as respeitou e respeita, fazendo com que cada lenda tenha um prestígio e valor enorme, de modo que os novos talentos tenham algo em que se basear e modelos a seguir!...a forma como a WWE olha para a sua história, e para aqueles que a ajudaram a construir, talvez seja um dos seus grandes trunfos, e razão pela qual é o gigante que hoje se afigura!)

- O Pioneirismo (A WWE sempre foi uma pioneira, sempre pautou pela inovação e originalidade, e foi isso que lhe permitiu também, obter o estatuto de que hoje disfruta...sendo essa, também, a sua característica que tanto mudou e moldou a face do pro wrestling munidal! A criação da Wrestlemania, a aplicação de kayfabe e enterteinement ao wrestling como se de uma novela se tratasse, as mais variadas invenções no que a tipos de combates diz respeito, e o lançamento e criação de várias estrelas da modalidade...foram e continuam a ser um dos grandes, se não o maior trunfo desta companhia!)

- Criação de Lendas (A WWE conseguiu neste pronto levar a cabo uma tarefa da qual nenhuma outra empresa no ramo se pode gabar...formar lendas. A WWE deu tanta importância aos wrestlers mais veteranos e àqueles que abandonam a modalidade, depois de vários anos no activo, que estes ficarão para sempre na história e nunca serão esquecidos. As iniciativas como o Hall of Fame, os contantes DVDs lançados pela empresa, ou os contratos-lendas, são o grande exemplo do que aqui afirmo, e demonstram o carinho e respeito da WWE para com os seus workers. Para além disso, a criação de lendas como Hulk Hogan, The Rock, Stone Cold, Triple H, Shawn Michaels, Undertaker, ente outros, permite à WWE utilizar esses mesmos wrestlers (altamente credibilizados) para lançar jovens talentos, que um dia também eles serão estrelas e lendas da empresa!...a WWE consegue deste modo, utilizar lendas para a criação de novas estrelas e futuras lendas, numa fantástica actividade de regeneração!)

- Criação de Novas Estrelas (A WWE também é a única empresa que ao longo da história do pro wrestling mundial, conseguiu criar e lançar de uma forma consistente e sustentada grandes talentos para a modalidade! A sua grande capacidade de criar novos wrestlers, dotando-os de gimmicks excelentes e pushes convincentes e acertados, permitiram à companhia fazer face às grandes dificuldades que encontrou aquando da sua implantação e na altura da "guerra" com a WCW...ao mesmo tempo que hoje aproveita, essa sua grande capacidade, para refrescar e regenerar o seu roster e programas. Este é, a meu ver, mais um dos grandes trunfos da WWE e uma das causas pela qual nenhuma outra companhia consegue chegar perto da qualidade que o produto da empresa apresenta!)

- A Imagem e Merchandising (A importância quase exacerbada que a WWE dá à sua imagem e merchandising, são também uma das razões para o seu grande sucesso. É verdade que muitas vezes a empresa erra por apostar em demasia em determinados segmentos e wrestlers, devido aos benefícios económico-financeiros que daí podem advir, no entanto, este é o segredo e alma do negócio, pois sem lucros não há capacidade para produzir e realizar nada! De qualquer forma, se não fosse esta grande importância que a WWE delega na sua imagem e no merchandising, não teriamos uma tão grande qualidade na produção e apresentação dos seus shows, não teriamos sequer uma realização de shows tão frequente, provavelmente não teriamos a WWE em Portugal, não teriamos também gimmicks e segmentos de enterteinement com tanta qualidade, não teriamos DVDs, não teriamos PPVs, não haveria Wrestlemania, etc. Sem a aposta nestas duas componentes, a WWE não era metade do que hoje se constitui!)

- As Três brands (Muitos são contra esta aposta, no entanto, eu sou completamente a favor da existência da RAW, SmackDown (ok, aqui mudar-lhe-ia o nome para WCW) e ECW! A WWE possui um roster enorme, e se com três programas já é dificil dar tempo de antena e a atenção suficiente a todos, então com apenas um, isso seria impossível...tendo apenas destaque os grandes main eventers, o que iria ser tremendamente prejudicial. Com as três brands, a WWE consegue promover uma maior competição entre os wrestlers e criar ao mesmo tempo enumeras novas situações que seriam impeditivas com um único espectáculo! Deste modo, a WWE consegue centrar na RAW e na SmackDown os seus elementos mais importantes, e criar dois programas muitos semelhantes em termos de qualidade...por outro lado, atribuí à ECW a responsabilidade pela criação, evolução e desenvolvimentos dos talentos mais jovens, estruturando os seus programas hierarquicamente, numa organização altamente credibilizada e que tem dado os seus frutos!)

- As Iniciativas (Para além de tudo o que foi apontado anteriormente, é de louvar as constantes vendas de DVDs especias, assim como os programas de três horas ou ainda os Saturday Night Main Event, que pelas suas parcas realizações, se tornam em marcos importantes e muito interessantes de acompanhar! Contudo, penso que a grande iniciativa promovida pela WWE nos últimos anos, foi sem dúvida a Draft Lottery! Esta, permite não só o refrescar dos rosters, como das feuds e storylines, dando ainda oportunidades a outros wrestlers de relaçarem as carreiras! A WWE Draft lottery é assim vista como uma lufada de ar fresco, que vem permitir as alterações necessárias numa altura em que o que é possível fazer de novo e original já está esgotado e gasto...foi sem dúvida um grande escape que a empresa encontrou para fugir á monotonia!)

- Qualidade do Roster (Outro elemento que não podia deixar de frisar, é a grande qualidade que os workers da WWE apresentam. Afinal de contas, começando no presidente e passando pelos directores, writers, producers, announcers, interviewers, referees, commentators e wrestlers, a verdade é que a companhia só conta com os melhores na área! E mesmo que outra empresa procure ou tente fazer-lhe frente, a verdade é que o talento de uma equipa brilhante como é aquela que trabalha para a WWE, assegura e garante, com serenidade, que a companhia saia vitoriosa e que o seu poder e influência seja reforçado!)

- Vince MacMahon (Por último, há que realçar o papel do próprio Presidente da empresa, que foi sem dúvida o elemento mais importante na construção da WWE e do seu sucesso! A sua atitude pro-activa, colocando-se muitas vezes como principal responsável no desenvolvimento de storylines e feuds, e dando a cara e corpo ao manifesto, ajudaram também à mediatização da empresa, e à obtenção de um maior prestígio! Para além disso, foi ele o grande criador da Wrestlimania, foi ele quem reformulou o conceito de pro wrestling, foi ele que criou as grandes estrelas mundiais, foi ele quem adaptou a seu produto aos mais variados públicos alvos, etc...enfim, se há alguém a quem podem chamar de Mr. Wrestling ou Wrestling God, esse alguém é o Vince MacMahon, o grande responsável pelo crescimento e desenvolvimento da modalidade que nos apoaixona!)

Pontos Fracos e Ameaças:

- Aposta em Gimmicks Descabidas (Ao longo dos anos, a WWE tem surpreendido não só pelo seu brilhantismo, mas também pela sua incrível habilidade para criar personagens completamente estúpidas! Quem não se lembra de um Gillberg, ou de um Repoman, ou da gimmick parva que atribuíram ao Diamond Dallas Page, ou do Eugene, e o Rico, ou o Rosey e o Hurricane, ou o Aldo Montoya, ou ainda o Simon Dean, ou o Festus, etc...enfim, um sem número de gimmicks, capazes de arruínar a carreira a qualquer wrestler, por mais qualidade que este apresente. Ainda no que respeita a más apostas em gimmicks, está o facto de promoverem várias vezes o mesmo tipo de personagens, que já estão gastas e nas quais esta aposta ainda mais desgaste vai causar...talvez o maior exemplo para o que aqui digo seja o facto de a WWE recorrer constantemente às gimmicks que caracterizaram o Ric "The Model" Martel e o "Rivishing" Ric Rude, tentando aplicá-las a wrestlers como René Dupreé, Mark Jindrak, Val Venis, etc...)

- Péssima Capacidade para Escolher Nomes Apelativos (Outro elemento que salta imediatamente á vista quando procuramos fazer uma análise sobre a WWE, é o facto do seu booking ser incapaz de escolher nomes que fiquem no ouvido e criem imediatamente empatia com o público. Por exemplo, o Triple H nunca seria o que é hoje, se tivessem continuado a chamar-lhe Hunter Hearst Helmsley (ainda bem que houve um HBK a chamar-lhe Triple H!!)...e mais recentemente, temos outros casos que em nada abonam positivamente para a equipa criativa da WWE. Então com um nome tão apelativo como Johnny Nitro decidiram passar a chamar-lhe John Morrison!?...E os Major Brothers, que de Brian e Brett, passaram a Curt Hawkins e Zack Rider!?...ou o Matt Sydal que passou a Evan Bourne...e ainda o Atlas Dabone que passou a Atlas Ortis!?...por favor, é preferível não mexerem nos nomes, que fazerem este tipo de anormalidades!...estão sujeitos a condenar o futuro destes wrestlers com estas opções, que são no mínimo extremamente duvidosas! lol)

- Obsessão por Super-Heavyweights (Tudo bem que é uma necessidade primária desde a utilização do Andre The Giant, ter super-heavyweights no roster, pois são homens altamente dominadores e com uma estatura e estrutura fisíca realmente impressionantes, podendo ainda proporcionar boas feuds e segmentos. No entanto, como em tudo na vida, as apostas devem recair sobre os melhores, aqueles que têm mais qualidade e que mais se esforçam...Undertaker, Batista, Kane e Big Show são os quatro grandes exemplos que podemos encontrar na WWE, de super-heavyweights e monstros com qualidade (na TNA temos o Abyss, o Tomko e o Matt Morgan!). No entanto, a WWE não olha apenas à qualidade dos seus workers, especialmente quando pretende lançar grandes "brutamontes", e só assim se justifica a presença no seu roster de elementos como o The Great Kahli, o Mark Henry, o Festus, o Vladimir Koslov ou o Big Daddy V. Penso que não há mal em apostar nos monstros e nos "big-mans", desde que apresentem qualidade suficiente para tal...agora ter um tipo grande apenas porque impressiona, por favor!!)

- Descredibilização da ECW (Não, não vou dizer que a WWE matou a ECW Original e que só estava tudo bem se ela voltasse a renascer, nada disso! Eu gosto imenso da aposta e idealização que o Dusty Rhodes atribuíu à ECW antes da sua partida para a FCW, ou seja, a ECW brand da WWE, nunca iria ser igual à original, como tal, constituí-la como uma rampa de lançamento para os jovens talentos assume-se como um projecto altamente motivador e interessante...pelo menos, penso assim! Aquilo que crítico no modo como a WWE tem conduzido este projecto, é o facto de o estar constantemente a amputar dos seus melhores membros, sem deixar que eles vinquem a sua passagem pela brand. As saídas de Kofi Kingston, Kane e Shelton Benjamin não foram nada boas para a ECW, pois todos eles ainda lhe tinham muito para dar! Por outro lado, a curta duração do programa limita a sua qualidade e o facto de não existir pelo menos um título secundário (ninguém me convence que o US Title vá ficar na ECW), ainda é mais castrador para o crescimento e evolução dos seus jovens wrestlers! A solução para ultrapassar este problema seria a meu ver, a WWE aproveitar todos os seus veteranos que ainda estão credibilizados e que já não consigam atingir um estatuto muito alto na empresa (Kane, Finlay - eu sei que já lá está, William Regal - que com a suspensão acabou para o main event, e Hardcore Holly) e enviá-los para a ECW como autenticos professores e elementos que fariam aumentar a qualidade do roster e da brand. Por outro lado, deveria continuar a manter lá, os mais jovens oriundos do seu território de desenvolvimento, juntando assim a experiência e a juventude numa só brand, cujo resultado poderia ser brilhante! Por fim, penso que poderiam alargar a realização do programa para 90 minutos e criar um título para o mid card - ECW Television Championship.)

- Descredibilização dos Títulos Secundários (Tudo bem que houve recentemente agradáveis feuds pelo US Title entre o MVP e o Chris Benoit e depois entre o MVP e o Matt Hardy, no entanto, depois disso o título parece ter morrido, estando agora a ser disputado numa feud sem história nenhuma! Mas pior ainda, encontra-se o Intercontinental Title, que estava na posse do Jericho e que era relegado para segundo plano! Ora, se são estes dois os títulos que pautam o mid e o upper card da empresa, ou seja, os segundos maiores troféus da mesma,...então não deveriam ser algo realmente valioso para ser defendido em todos os PPVs e prestigiante para os wrestlers que o carregam!?...penso que deveriam, e penso também que deveriam ser os bookers a preocupar-se em devolver a mesma influência e força que estes títulos tiveram no passado! Volto a repetir, há razão mais óbvia que a luta por um título para se iniciar uma feud?...se funciona para o main event e para a disputa pelos títulos mundiais, porque não há-de funcionar para os títulos do mid/upper card!? Os wrestlers que estão no main event podem aqui desempenhar um papel fundamental, pois se eles se encarregarem de lutar por este título com os membros do upper/mid card, poderão elevá-lo e esse penso que deve ser o caminho a seguir...até porque há tantos main eventers na WWE, que é impossível colocá-los a todos na luta pelos títulos principais!)

- Desactivação da Divisão Cruiserweight (Este foi dos piores golpes e opções que a WWE tomou nos últimos anos...uma divisão com tão bons elementos, com um produto tão apelativo e interessante e com tantas possibilidades de sucesso, foi assim completamente destruída! Nem era preciso dar muito tempo de antena, apenas o suficiente para se desenvolver uma boa feud, até porque há wrestlers na WWE que só têm lugar nessa mesma divisão! Tenho grandes esperanças que o regresso do Gregory Helms e a constante troca de títulos entre brands traga a reactivação do título Cruiserweight, e com ele, da sua divisão!...Mas não é com tipos como Jimmy Wang Yang ou o Shannon Moore que ela se vai tornar importante e realmente apelativa...a divisão Cruiserweight, deve ser tratada como todas as outras, a única diferença é o tamanho dos seus wrestlers. Penso então, que era com uma aposta em Rey Mysterio, Chavo Guerrero, Gregory Helms, Jamie Noble, Matt Striker, Paul London, Brian Kendrick, Evan Bourne e, talvez, Bryan Danielson que o conceito dos cruiserweights wrestlers viria a renascer e a apresentar-se melhor que nunca...porque a Cruiserweight Division não é apenas sinónimo de highflying - este quanto menos melhor lol -, mas também de wrestling técnico!)

- A Divisão de Equipas (Ainda pensei duas vezes se deveria ou não colocar este elemento aqui - assim como pensei na divisão feminina, mas a verdade é que esta melhorou bastante nos últimos tempos, e não seria justo colocá-la aqui - ...como também é verdade que as recentes apostas em The Miz e John Morrison como WWE Tag Teams Champions e em Cody Rhodes e Ted DiBiase Jr. como World Tag Teams Champions, me deixa antever um bom futuro no que respeita a esta divisão...assim como o crescimento e constante evolução dos Cryme Time! No entanto, o que temos vindo a assistir até hoje, e não há certezas de que o que mencionei atrás se venha a concretizar, tem sido um desrespeito total pelos títulos de equipas e seus antigos campeões! Para além de raramente existir uma feud consequente em seu redor, a verdade é que os títulos de equipas não eram defendidos num PPV à muitos meses, o que só revela o descrédito em que caíram...e colocar um tipo como o Hornswoogle atrás de um destes títulos é pura brincadeira -_-' ...Na RAW penso que a revitalização destes títulos e divisão deveria partir, através da formação de uma boa feud entre os actuais campeões e os Cryme Time, equipa que possuí um pop tremendo, como há muito tempo não se fazia sentir por esta divisão!...No que respeita ao Miz e ao Morrison, penso que deveriam enfrentar os Edgeheads, pois parecem-me os únicos na SmackDown com capacidade e credibilidade suficiente para proporcionaram uma feud de qualidade!)

Conclusões:

Não há dúvidas de que a WWE é a melhor companhia de sempre na história do pro wrestling mundial, e de que o continuará a ser...pois apresenta o melhor material no que respeita a todas as variáveis e dimensões desta modalidade (com a excepção da divisão feminina, onde a TNA é francamente superior!)! No entanto, também ela falha e em algumas coisas que eram perfeitamente evitáveis, as situações que apontei anteriormente são a prova disso! Contudo, quando nos referimos à WWE temos sempre de esperar o melhor, e não o contrário, pois é sempre e quase só ela, que nos dá o melhor que esta modalidade proporciona...a WWE é a maior e nós gostamos dela assim, com as suas virtudes e defeitos!


Bem, foi o fim de mais um "Dias is That Damn Good" e de mais uma "Análise S.W.O.T.", espero que tenham gostado!
Um abraço, Dias Ferreira!


PS: E para vocês, o que significa a WWE?...Quais as suas maiores qualidades? Quais os seus grandes defeitos e falhas? O que poderia fazer de futuro?...enfim, opinem, comentem e critiquem a vosso belo prazer...mas sobretudo, disfrutem do texto ;)

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More