Boas Pessoal!

Ora, cá nos encontramos de volta para mais um "Dias is That Damn Good", a coluna com maior número de edições na história do XBooker! =P
Hoje venho-vos falar daquela que é, para mim, a melhor feud da actualidade. Por estranho que vos possa parecer, não me estou a referir a nada que se passe nos main events da WWE, nem à super storyline que tem entretido as lendas e os jovens da TNA, não!
Estranhamente, vou explorar uma história que se tem desenvolvido nos openers e mid card da ECW, uma história que tem como protagonistas Jack Swagger e Tommy Dreamer. Se não perceberam bem aquilo de que estou a falar e ainda estão um pouco incrédulos com o facto de referir esta feud como a melhor da actualidade, então sigam o que aí vem...

Começando pelo início, porque de outro modo não poderia ser...é preciso compreender que uma feud para ser fantástica e altamente entusiasmante, não tem necessariamente de ser composta pelos wrestlers mais sonantes da companhia ou ter a maior atenção do mundo por parte de quem conduz os programas, e este facto foi comprovado em anos anteriores com as feuds MVP vs. Chris Benoit e MVP vs. Matt Hardy, e agora pela feud entre o Jack Swagger e o Tommy Dreamer.
Se olharmos para os main events da RAW e SmackDown, conseguimos perceber que existem vários conflitos entre os wrestlers que o compõem, no entanto, não conseguimos descortinar uma única storyline ou feud construída com pés e cabeça, algo que só acontece na quesília entre o Big Show e o Undertaker, mas que tem ficado um pouco aquém das expectativas...parece que os wrestlers são atirados para o meio do ringue, sem que haja uma lógica, sentido ou razão para que tal aconteça.
Já na TNA, aquela que prometia ser a feud das feuds, a storyline das storylines, começa agora a tornar-se um pouco monótona e a enveredar por caminhos um pouco incompreensíveis e incoerentes...por exemplo, não seria mais lógico juntar os LAX aos Fronteline (mais um nome idiota, relembro que Fronteline é uma marca de um medicamento para combater as pulgas) que juntar os Team 3D!? Enfim...
É, então, que dado o desagrado com a falta de criatividade e alguma incoenrência no rumo que os main events têm tomado, que senti necessidade de passar a redobrar a atenção que dava aos openers, low cards e mid cards...na esperança de conseguir encontrar algo que realmente me chamasse a atenção! E felizmente encontrei, encontrei não só uma situação, mas várias...algo que me deixou bastante feliz!
Olhem para o John Morriosn e o The Miz e vejam se não conseguem reconhecer a melhor tag team dos últimos anos, já para não falar no seu estilo comic heel com uma pitada dos D-Generation-X Originals...e a nova aposta da ECW, o DJ Gabriel que parece ser um excelente wrestler e que com apenas 25 anos tem potencial para chegar bastante longe...isto, apesar do nome fraquito (lool) e de uma gimmick que tem pouco potencial para vingar (relembro que o Disco Inferno usou uma semelhante na WCW e não teve um sucesso assim tão grande)...mas o melhor de tudo, veio realmente com a feud entre o Jack Swagger e o Tommy Dreamer!
Esta feud e confrontação entre ambos iniciou-se há já algun tempo atrás, quando depois da onda de squashes de Jack Swagger ter acabado, este enfrentou Tommy Dreamer. Como todos se lembrarão, até esse momento nada existia entre ambos, no entanto, no final desse primeiro combate, Swagger que tinha saído vencedor atacou ferozmente Dreamer, deixando-o inconsciente e muito mal tratado no meio do ringue.
Nas semanas seguintas, iniciaram-se as provocações de Swagger, a um Tommy Dreamer que perdia combates devido às distracções causadas pelo primeiro. Swagger aproximava-se do ringue cada vez que Dreamer combatia, possibilitando aos adversários deste aproveitar a sua distracção para roubarem a vitória. Em seguida, Swagger passou a tornar as coisas mais sérias, e num segmento em plena ECW, dirige-se para o ringue, tecendo alguns comentários ofensicos sobre a carreira de Tommy Dreamer, passando posteriormente a falar da sua mulher e filhos, tornando assim o conflito entre ambos muito mais pessoal! É neste momento que Dreamer vem a correr para o ringue e ataca Swagger, pegando depois numa espada de bambu e expulsando-o.
Nos episódios posteriores a este acontecimento, Tommy Dreamer tentou exercer pressões junto de Teodore Long para que este marcasse um combate entre ambos, já que Swagger se recusava a enfrentar Dreamer de novo, argumentando que já o tinha vencido. Assim, e depois de algum impasse na marcação do combate entre ambos, Swagger chegou a acordo com o General Manager da ECW para que este marcasse um novo embate entre os dois, no entanto, este não viria a ser um match tradicional, mas sim um Amateur Wrestling Challenge. Tommy Dreamer aceitou as imposições de Swagger e o combate ficou então marcado para a ECW do dia 19 de Novembro de 2008. Nesse dia e na hora do desafio, os dois wrestlers protagonizam as suas respectivas entrances e taunts até se encontrarem no centro do ringue e iniciarem o tal desafio de Amateur Wrestling. Com o desenrolar do combate, estava-se a tornar claro que o Swagger iria sair vencedor, pois já tinha amealhado um conjunto significativo de pontos e estando no seu tipo de combate e estipulações preferidas, dificilmente permitiria ao Dreamer uma reviravolta no resultado. É, então, que apercebendo-se desta situação e aproveitando uma falta de Swagger, Dreamer que se encontrava numa posição de privilégio para atacar o seu adversário, desqualifica-se, atacando Swagger numa espécie de retribuição ao que lhe tinha acontecido no primeiro combate entre ambos.
A verdade é que apesar de ter vencido por desqualificação, quem ficou por cima nesse combate foi Tommy Dreamer e, por isso, Swagger apressou-se a encontrar Teddy Long, para lhe pedir um novo combate. A este apelo, o General Mananer da ECW respondeu positivamente, contudo, estipulou que agora o combate seria disputado nas condições favoráveis a Tommy Dreamer, marcando para a ECW seguinte um Hardcore Match. E assim foi, na ECW do dia 25 de Novembro de 2008, Jack Swagger e Tommy Dreamer se encontraram no meio do ringue para se enfrentarem num brutal Hardcore Match. Devo dizer que o combate foi qualquer coisa de extraordinário, provando que o Tommy Dreamer ainda se encontra em muito boa forma e que não esqueceu os métedos que o tornaram famoso na outrora ECW Original. Por sua vez, Jack Swagger mostrou também que é um jovem cheio de qualidade e talento, tendo perante um desfio tão dificil como é um combate hardcore, sabido ocupar a sua posição de um modo fantástico e vendido cada ataque de Dreamer como se fosse o mais poderoso do mundo. O combate foi dividido quanto ao domínio dos dois wrestlers, no entanto, o que de mais importante há a realçar foi a excelente psicologia de ringue, a construção do combate e o modo como cada murro, cada queda e cada "cacetada" fazia sentido e lógica, conseguindo contar a história que se tem desenrolado entre ambos. Penso que apenas faltou um bocadinho de blood (não que aprecie muito essa prática, mas para tornar este combate mesmo especial, o Dreamer podia ter sangrado um bocadinho)...
A vitória sorriu a Swagger, aliás como se esperava, porque o objectivo desta feud é elevar o jovem a um estatuto mais alto, e a verdade é que com este combate o Tommy Dreamer é capaz de ter feito (com as devidas proporções) aquilo que o Mick Foley fez ao Triple H, ao Randy Orton e ao Edge.
Como sabem, o Tommy Dreamer já não está nos seus melhores dias, aliás, como acontece com todos aqueles que fizeram parte da ECW desde o seu início ao seu fim, o seu corpo encontra-se gravemente afectado pelas contantes brutalidades a que foi sujeito durante os combates que protagonizou no seu auge. E isso, ajuda a explicar também o porquê da WWE não apostar nele de um modo mais sério e mais comprometedor, até porque dos wrestlers provenientes da ECW Original, o Dreamer é aquele que apresenta claramente padrões e características mais semelhantes às performences dos wrestlers que sempre combateram na WWF/WWE. Mas temos, ainda, de compreender por outro lado, que a imagem e valores que o Dreamer preconiza não vão de encontra aquilo que o Vince McMahon sempre pensou e quis para a sua WWE, como tal, o facto do Tommy ser simplesmente o Tommy já não abona em nada a seu favor para que consiga ter sucesso na WWE. Por último, importa referir que o facto de ter já 37 anos e de se encontrar numa brand que é utilizada como plataforma para o lançamento de jovens talentos, explica também o facto do Tommy Dreamer não poder ser visto como um wrestler de futuro ou um main eventer dentro da própria ECW Brand. Mas acho que disto, também já ninguém dúvida...LOL!
Mas há também um outro lado, um outro lado onde as coisas são mais positivas para o Tommy Dreamer e que o aproximam mais da WWE. Pensem comigo...é verdade tudo o que disse anteriormente e também compreendem que o Dreamer foi uma grande estrela da ECW, mas nunca de uma main stream, contudo foi sempre um wrestler muito respeitado e conhecido de todos, situação que continua a verificar-se na actualidade. Mais...constitui-se como um dos wrestlers mais experiêntes do roster da WWE e da brand ECW, e sendo o único que está inteiramente ligado à prática do hardcore wrestling (estilo que utilizado dozeadamente e de forma pensada, serve para pushar de forma espectacular um jovem wrestler), a sua importância ganha uma forma bem interessante dentro da empresa. E é, então, por aí que temos de ver as coisas...o Tommy Dreamer tem tudo o que é necessário para ser um grande professor e inspiração para os jovens talentos que na ECW procuram uma maior exposição, mediatismo, experiência e evolução, que lhes permita crescer e chegar ao topo da modalidade.
É, então, neste sentido e lógica que o Tommy Dreamer tem sido uma paçal fulcral na sua feud com o Jack Swagger, exercendo um papel de autêntico herói, o clássico babyface que foi atacado de um modo cobarde e que tenta defender a sua integridade física, os valores da antiga ECW, a sua honra e a sua família dos ataques protagonizados por Jack Swagger.
Já Jack Swagger, é o típico jovem talento que depois de ter recebido um push fenomenal no território de desenvolvimento (onde deteve o FCW Heavyweight Championship e o FCW Southern Heavyweight Championhsip e onde possuíu um streak de 60 e tal vitórias consecutivas), fez o seu debut na ECW Brand, començando com alguns squashes a local wrestlers até encontrar o adversário ideial para iniciar a sua primeira feud.
Olhando para este jovem wrestler, é notório logo à partida a sua grande qualidade, o seu enorme potencial e o seu poderio físico, que impressiona qualquer um. Depois, com o passar do tempo e consolidação da personagem, percebe-se também que possuí um carisma muito natural e que consegue retirar dos fãs e público uma reacção bastante positiva para um wrestler que se estreou à apenas um mês e pouco. Por último, verificamos, ainda, que as suas mick skills e capacidades dentro do ringue não são menos generosas que o real impacto que já consegiu causar. Retirando-nos, portanto, as dúvidas sobre se estariamos ou não perante um grande valor da modalidade e dando-nos indicação de que se continuar a ser bem trabalhado como até agora, com certeza chegará ao topo da WWE.
E, é assim, que a WWE decide entregar a este wrestler uma personagem que nesta feud se assume como um jovem cheio de potencial, que não respeita ninguém e que procura fazer tudo por si mesmo, reconhecendo em Tommy Dreamer a oportunidade de dar um salto maior, se o conseguir destruir e aniquilar. Swagger representa o papel de uma autêntica máquina cheia de força bruta que procura de forma incessante o que deseja e que destrói tudo o que se colocar no seu caminho e o tentar impedir de atingir os seus objectivos, é o clássico heel...e é ao mesmo tempo, o protótipo do menino bonito dos liceus norte-americanos, que nas suas disciplinas de desporto sempre conseguiu ser o grande destaque!
Ora juntando as características dos dois wrestlers, ao desenvolvimento que a feud entre ambos tem verificado, só podemos mesmo reconhecer que de momento não existe nada tão bem pensado, tão bem planeado, tão amadurecido e com tanta qualidade como o embate entre Jack Swagger e Tommy Dreamer!
É verdade que esta história não é inovadora e que já foi protagonizada vezes sem conta pelos mais variados intervenientes...contudo, temos de reconhecer que este padrão de storylines é um sucesso e que independentemente de se repetir com outros wrestlers e actores, continua a render e a ter um sucesso invejável. Sejamos sinceros, a verdade é que o clássico heel vs. face vai sempre vender e ser o sustento do pro wrestling, pois foi esta a fórmula que o construiu.
A feud entre o Tommy Dreamer e o Jack Swagger tem-me deixado muito entusiasmado e com vontade de ver sempre o que se vai seguir, porque utilizando uma fórmula de sucesso já conhecida, soube adicionar os elementos inovadores necessários para a tornar agradável e capaz. E ninguém me pode negar, que não está a ser extraordinário ver um Tommy Dreamer face, a defender tudo o que apontei anteriormente, agindo como um professor espectacular que tem ajudado o aluno a aprender e a ganhar um mediatismo muito positivo...e por outro lado, o jovem Swagger a aproveitar casa oportunidade e ensinamento que o Dreamer e os bookers da ECW lhe estão a oferecer.
E a prova de que esta feud está a ser um sucesso, vem justificada no tempo de antena que os dois wrestlers têm vindo a ganhar à medida que o conflito entre ambos se desenvolve, pois se repararam na última ECW, um programa constituído por 45 minutos de espectáculo disponibilizou 20 minutos para o hardcore match entre ambos! E a verdade é que o programa só tem vindo a ganhar com isso, porque esta feud tem-nos oferecido dois bons wrestlers, duas excelentes personagem e gimmicks, grandes momentos de enterteinement, uma boa reacção do público e combates muito bons. Já para não falar na utilidade que esta feud trouxe ao Tommy Dreamer, que deixou de ter de jobber sem nexo ou lógica nenhuma a todo o momento, para carregar um jovem talento.
Como puderam ver, também na última ECW, parece que já se preparam para colocar o Swagger na rota do Matt Hardy...a meu ver parece-me algo precipitado, pois penso que o Jack Swagger ainda iria necessitar de mais uma feud semelhante à que está ter com o Dreamer (porque não com o Finlay!?), para realmente poder consolidar os conhecimentos e evolução que tem registado e também para se tornar ainda mais credível...mas não deixa de ser também o reconhecimento do excelente trabalho que o Tommy Dreamer fez na feud que o opôs ao Swagger, assim como o reconhecimento das grandes qualidades e potencial do Swagger.
Deixo-vos em seguida o Hardcore Match: Tommy Dreamer vs. Jack Swagger da última ECW, pois penso que é realmente digno de se ver...
Parte 1 / Parte 2
Espero que tenham gostado e que comentem!
Um abraço, Dias Ferreira!
0 comentários:
Enviar um comentário