Boas Pessoal!
Sejam bem vindos a mais um "Dias is That Damn Good", a coluna com maior número de edições na história do XBooker e da CWO ;)
Em primeiro lugar, queria desculpar-me por não ter postado, como é habitual, o meu artigo de terça-feira, mas a verdade é que passei uma semaninha de férias, isolado de todas as preocupações e sem acesso à internet (LOL).
Bem, desculpas à parte, para hoje, trouxe-vos um artigo/reflexão sobre a grande importância que as lendas e wrestlers mais consagrados têm no Pro Wrestling. Pretendo falar-vos, particularmente, da falta e saudade que sentimos deles e do quão nos afecta a sua ausência!
Sigam, então, as próximas linhas...
Normalmente, quando nos referimos às lendas, adoptamos duas posturas distintas. A primeira, enquanto grandes fãs do wrestler x ou y, recordamo-lo com grande saudade e recebemo-lo, a cada regresso (por mais curto que seja), com grande alegria e satisfação, lembrando as suas enormes qualidades e grandes performences em ringue e fora dele. Por outro lado, outros há que tendem a olhá-los de um modo mais perjorativo, acusando-os de não largarem os seus "spots" e de serem, muitas vezes, a causa das estagnações dos main events e um grande entrave à ascensão das novas estrelas. Pessoalmente, julgo que as duas posturas, ou visões, estão correctas...no entanto, a segunda peca por uma grande falha na percepção do que é importante e faz falta ao Pro Wrestling. É verdade que, por vezes, os wrestlers mais veteranos e que usufruem de um estatuto de lenda estão demasiado tempo à frente das empresas, esgotando a "novidade" e o interesse dos main events. Contudo, não perceber a importância de ter no roster lendas extremamente credibilizadas e capazes de pushar as jovens estrelas, constitui, ao mesmo tempo, alguma falta de maturiadade e uma enorme ingenuídade em relação a tudo o que estrutura a nossa modalidade...porque a História é, a par dos wrestlers e do espectáculo montado em seu redor, o elemento mais importante e central do Pro Wrestling.
Por exemplo, o Hulk Hogan nunca seria o mesmo se não tivesse aplicado um body slam no Andre The Giant, o Steve Austin não atingiria o seu estatuto se não tivesse desmaiado no combate contra o Bret Hart, o Ric Flair nunca teria sido a grande estrela que foi sem os 4 Horseman, o Triple H nunca seria uma lenda sem os D-Generation-X, a McMahon-Helmsley Era e os Evolution, etc. Temos de compreender que um wrestler e a sua carreira não se constróiem de um momento para o outro, só porque têm habilidade no ringue e excelentes mic skills, não...é preciso um sem número de momentos brilhantes e uma história pessoal (carreira) que marque os fãs e a modalidade, o que uma lenda representa em determinado momento, é todo o legado que construíu até esse mesmo momento...e a História do Pro Wrestling é feita pelas várias histórias que, por sua vez, ajudam a criar as suas lendas! Eu sei que pode parecer um pouco confuso, mas julgo ser fácil perceber que uma empresa sem wrestlers veteranos, credibilizados e com grande história, ou seja, lendas...terá sempre, e irremediávelmente, pouco valor! A credibilidade das jovens estrelas obtem-se através da superação dos legados das grandes lendas, dos grandes wrestlers que possuem uma grande história e que contribuíram para que a modalidade fosse a "paixão" de muitos dos seus seguidores.
E, se ainda duvidam do que afirmei nos parágrafos anteriores, então olhem para a actualidade. Já repararam que se não fosse a história dos MEM, que junta todas aquelas estrelas e lendas contra os mais jovens, a TNA provavelmente nunca estaria num momento tão interessante e entusiasmante!? Perceberam a diferença que uma simples lenda como o Mick Foley pode fazer, dinamizando espectacularmente todo um programa em que parecia, à partida, não se conseguir encaixar!? E na WWE, não notaram que as saídas repentinas do Shawn Michaels, do JBL e do Undertaker contribuíram para um enorme enfraquecimento da qualidade do roster!? Não sentem uma enorme saudade e necessidade de ver estas grandes estrelas em ringue e nos programas semanais a acrescentar qualidade aos shows e a ensinar os mais jovens!? Não sentem agora, que é exagerado dizer que eles têm é de abrir espaço aos mais novos, porque o futuro é deles e estamos fartos de ver as lendas a carregar as companhias!?...Julgo que as respostas a estas, tantas, perguntas são fáceis de dar...as lendas fazem uma enorme falta à nossa modalidade, e quando elas se afastam, fica sempre qualquer coisa em aberto, que as empresas de wrestling têm dificuldade em preencher!
Não é que as "main streams" não saibam criar/fazer as suas lendas, a WWE é perita nisso, tendo o John Cena, o Randy Orton e o Edge já com um estatuto muito especial, aos quais se podem seguir o CM Punk, o Jeff Hardy, o Swagger e o Ted DiBiase Jr....por sua vez, a TNA tem no AJ Styles e no Samoa Joe, assim como nos Beer Money Inc. as suas futuras lendas...contudo, em número e qualidade, são manifestamente insuficientes! Se olharmos para a WWE, neste momento apenas conseguimos ver o Triple H e o Jericho como os grandes veteranos, os grandes exemplos a seguir...e esse é um facto muito preocupante para a companhia, porque as opções ficam demasiado curtas. Neste ponto, se podemos criticar as lendas de preencherem os main events e não darem espaço aos jovens, temos também de perceber que a falta de lendas (como acontece hoje na WWE), leva a um igual esgotamento dos main events. Por exemplo, se verificarmos a actual RAW, facilmente percebemos que o main event gira em redor de apenas três wrestlers (Randy Orton, John Cena e Triple H), e de outro modo não poderia ser, porque o roster tem enormes carências de wrestlers de topo...a falta que aqui não fazem um Shawn Michaels e um JBL! Se olharmos para a SmackDown, temos de dar o desconto pela lesão do Edge, mas mesmo assim, conseguimos perceber que o único main eventer indiscutível é o Chris Jericho, porque o CM Punk e o Jeff Hardy, não são de todo, wrestlers que se possam comparar a estrelas como as que enumerei na RAW, ou ao Jericho e ao Edge. A falta que não fazia aqui um Undertaker!
Ora, a grande conclusão a que chego, com toda esta conversa, diz-nos que as lendas não podem e nem devem ter um controlo absoluto sobre o main event das companhias a que pertencem, contudo, essas mesmas companhias não podem viver sem as lendas...porque a falta delas não só não permite a criação de novas lendas, como afecta a qualidade, credibilidade, entusiasmo e interesse dos seus espectáculos, shows, programas e PPVs. A meu ver, a "Old School Still Rules", e relativamente às lendas...Ai a falta que fazem e as suadades que sinto delas!
Bem, e foi mais um "Dias is That Damn Good" que espero tenham gostado e comentem!
Um Abraço, Dias Ferreira!
0 comentários:
Enviar um comentário