WRESTLING SPAM TV

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dias is That Damn Good #131 - "The Crowds"

Boas Pessoal!




Sejam bem vindos a mais um "Dias is That Damn Good", o espaço com maior número de edições na história do XBooker e da CWO;)

Finalmente de regresso, após duas longas semanas de ausência, queria trazer-vos, para hoje, um tema que muitas vezes é esquecido e ao qual raramente dão a devida importância. Refiro-me, claro está, ao comportamento do público e plateias que compõem os diversos programas que a nossa modalidade nos oferece.

Certamente concordam comigo quando digo que o Pro Wrestling não existiria se não houvesse, durante a realização dos shows, público presente na arena...pois ele é, na verdade, uma condicionante fundamental no modo como toda a acção decorre e as opções são tomadas. Por isso, é também relevante conseguir perceber a qualidade destas mesmas plateias e analisar o resultado dos seus comportamentos (benéficos ou prejudiciais) para o bom desempenho dos próprios shows.

É, então, esta mesma análise que vos proponho ao longo das próximas linhas...




Uma das grandes componentes do Pro Wrestling, se não a principal, é o entertenimento, logo, criar reacções na plateia e levar os fãs a reagir (bem ou mal) constitui-se numa necessidade básica desta modalidade. Contudo, e ao contrário do que muitos pensam, este trabalho não é, e nem pode ser, desenvolvido exclusivamente pela companhia e seus workers, assumindo os fãs presentes nas arenas um importante papel no que à obtenção de sucesso neste item diz respeito. Aliás, mais do que em qualquer outro desporto ou forma de entertenimento, o papel desempenhado pelo público torna-se crucial, até, quando queremos avaliar as qualidades e potencial de um wrestler, combate, feud/storyline, show, programa e PPV.

Um bom exemplo para demonstrar o que escrevi imediatamente atrás, é o caso dos "debuts", onde, normalmente, pela reacção da plateia ao trabalho e atitude dos wrestlers em causa, conseguimos perceber o seu carisma e o modo como os mesmos lidam com a plateia, se a sabem trabalhar ou se conseguem fazê-la reagir de acordo com os seus objectivos e personagens. Outro bom exemplo é o entusiasmo com que o público segue os combates, sabendo nós que deixar os fãs entediados demonstra um mau trabalho dos lutadores e que, por oposição, uma plateia em extase durante um match reflecte, quase sempre, um óptimo desempenho dentro do ringue.

Mas sendo, ainda, mais concreto e objectivo, penso que todos concordam quando digo que os wrestlers a quem os fãs reagem muito bem (ou muito mal, consoante as gimmicks) vêem quase sempre as suas carreiras impulsionadas de um modo muito mais vigoroso, podendo nós, só por aqui, ficar a perceber o real "poder" que as plateias detêm nesta modalidade. No entanto, e como em tudo na vida, há públicos que se sabem comportar e exercer as suas funções de uma forma exemplar e outros que já não o fazem, correndo, estes últimos, o risco de prejudicar gravemente a qualidade dos espectáculos em que estão presentes.




Agora, sendo um dado adquirido que não existem plateias perfeitas (porque elas são compostas por seres humanos e eles são imperfeitos por natureza), resta-nos tentar perceber quais as melhores numa avaliação geral, e quais as melhores e piores atitudes que elas, normalmente, desenvolvem.

Começando pela "WWE Crowd", até porque é invariavelmente a superior, julgo que todos conseguem reconhecer o seu imenso valor e importância no bom funcionamento dos shows da companhia. Podem chama-los de marks e acusá-los de serem crianças, mas a verdade é que apupam os heels e gritam pelos faces, reagem aos wrestlers e combates de qualidade e ficam surdos e mudos quando se deparam com o oposto, etc. A meu ver, os pontos fracos desta plateia residem em alguns pseudo-intelectuais da modalidade que, muitas vezes, utilizam algumas catch-phrases e expressões, ou tomam certas atitudes quando nada o justifica...o facto de, repetirem, incessantemente o termo "WHAT!?", celebrizado por Steve Austin há uns anos atrás, é um bom exemplo disso...outro bom exemplo, são os recorrentes apupos ao John Cena (um super-face) mesmo quando ele desempenha o seu papel com um elevado grau de qualidade. No entanto, e como disse no início deste parágrafo, apesar da existência de alguns defeitos e nichos de "parvoeira", a verdade é que a "WWE Crowd" acaba por ser bastante boa.

Num sentido completamente inverso temos as plateias da TNA e da ROH. Não me interpretem mal, eu também acho, de facto, atraente o facto de ver pessoal empolgado e entusiasmado com o que acontece no ringue...contudo, é preciso ter cuidado porque estas fãs, perdem, muitas vezes, a noção de que se estão a transformar num espectáculo dentro de outro espectáculo. É bom gostar da companhia, mas não se justifica gritar o seu nome durante um combate ou ângulo, afinal de contas, o público está lá para puxar pelos workers/wrestlers e não pelo nome da empresa. Depois, também é bastante positivo que se aplaudam os wrestlers e que fiquem empolgados com os combates, contudo, é ridículo e pura estupidez que aos 5 segundos se comece a gritar "This is Awesome". Por último, estes mesmos fãs têm de compreender que o facto de serem tão activos, impede, muitas vezes, a TNA de perceber quais os seus lutadores que consegue criar melhores reacções e aqueles cujo carisma é uma característica menos presente e visível. A verdade é que perceber esta indústria implica que, mesmo sabendo o que se vai passar dentro do ringue, consigamos ter uma postura que beneficie o espectáculo e não passar o tempo todo a tentar demonstrar aquilo que sabemos, pois isso acaba por prejudicar a qualidade dos shows e a sua espectacularidade ou surpresa para os demais.

O ideal é que as plateias sejam respeitadoras e que a sua actuação acontece na altura certa...não precisamos de saber durante os 90min de cada programa que há fãs dentro da arena, nem eles precisam de se fazer ouvir com tanta frequência.


Bem, e foi mais um "Dias is That Damn Good", que espero tenham gostado e comentem!
Um Abraço, Dias Ferreira!

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More