WRESTLING SPAM TV

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dias is That Damn Good #10 - "Wrestling Profissional / Pro Wrestling"



Boas, hoje venho-vos falar daquilo que nos move a todos os que escrevem sobre wrestling. Visto que muitos falam de wrestling sem saber o que ele realmente é e quais a suas regras, decidi fazer um artigo em que explico rápida e resumidamente as bases do wrestling, ou melhor dizendo pro-wrestling, porque este sim é o verdadeiro nome da modalidade que costumamos analisar neste tipo de blogs. Não querendo perder mais tempo, siguam o resto do artigo.



O wrestling profissional é geralmente qualquer forma de wrestling na qual os wrestlers recebem dinheiro por participarem. Historicamente, o wrestling profissional da América do Norte e da Europa envolve combates em que tudo o que se desenvolve durante ele é pré-determinado, e o termo wrestling profissional ou pro-wrestling evoluiu para referir-se quase exclusivamente aos combates pré-determinados, também conhecidos como "works". O wrestling profissional moderno inclui geralmente uso de objectos ilegais, como cadeiras, e outras técnicas, que são modeladas após junções de estilos como o wrestling global e o pugilismo. O wrestling profissional moderno é uma arte de representação, onde os participantes criam um espectáculo de entretenimento simulando um combate desportivo. Por forma a realçar as diferenças entre o wrestling e o pro wrestling, certas promoções como a World Wrestling Entertainment usam o termo Sports Entertainment (Entretenimento desportivo). O nível de realismo do wrestling profissional pode variar de moderado (a promoção norte-americana World Wrestling Entertainment (WWE)) até altamente realista (o japonês strong style exemplificado por Antonio Inoki), passando pelo não-realista (No México o estilo predominante é o teatrico Lucha libre).


REGRAS
No Pro-Wrestling, a naturalidade simulada da luta é apenas uma das muitas diferenças que existem entre os outros tipos de wrestling, estas outras diferenças podem variar de companhia para companhia, de acordo com a sua política. O árbitro é um intermediário, que controla o combate e o seu resultado, sendo que, salvo raras excepções tem de seguir as storylines. Os wrestlers não podem ameaçar, nem agredir fisica ou verbalmente o árbitro, sob pena de serem desqualificados (embora ás vezes estas agressões surjam de forma involuntária), a não ser que o combate tenha uma característica especial, onde não há desqualificação. Os árbitros podem ainda, expulsar os managers e acompanhantes dos wrestlers, caso estes interfiram nos combates. Mas pode também tomar decisões erradas, caso não repare que os wrestlers estão a cometer irregularidades. Há três formas para obter uma vitória: através de pinfall (eita-se a derrota levantando os ombros do chão, agarrando-se ás cordas ou colocando qualquer parte do corpo fora do ringue); por give up (evita-se agarrando as cordas); ou por desqualificação. Nos combates tag team (equipas), o tag (troca) deve ser feito com os membros da equipe a tocarem um no outro, sendo que no momento do tag, um dos membros deve estar dentro do ringue e o outro fora.


PINFALL

Para se obter uma vitória por pinfall, o wrestlers deve fixar ambos os ombros do adversário no chão e esperar que o árbitro conte a três, batendo com a palma da mão três vezes no chão. Esta é a forma mais comum de se obter uma vitória no pro-wrestling, mas também se praticam ilegalidades na execução desta. Duas das formas ilegais mais utilizadas são: o recurso ás cordas (onde o wrestlers se auxilia das cordas para pressionar o opositor contra o chão); e puxar as calças ou calções dos adversários, que é também uma manobra ilegal que passa muitas vezes despercebida aos árbitros.


SUBMISSION

Para se vencer por submission, o wrestler tem de fazer uma técnica ao seu opositor que o obrigue a desistir. Quando a técnica é executada nas pernas do adversário ou este fica com a possibilidade de tocar com as mãos no chão, o opositor para desitir tem de bater três vezes com a palma da mão no chão, ou então para se libertar terá de agarrar as cordas ou invertar a técnica executada pelo adversário. Quando a técnica aplicada impede o wrestler que a sofre de chegar com as mão ao solo, então o árbitro terá de levantar braço do wrestler três vezes, se á terceira o braço continuar a cair, então o wrestler foi derrotado.


COUNTOUT

Countout, é a expressão que designa a derrota de um wrestler por estar tempo excessivo fora do ringue. O wrestler só perde por countout quando está fora do ringue e deixa que o árbitro acabe uma contagem que vai até 10, sem que regresse ao ringue (quando se regressa ao ringue pode-se voltar a sair, pois a contagem começa a ser feita do início). Uma situação que também se pode verificar é o árbitro fazer a contagem até 10 e os wrestlers intervinientes no combate estarem fora do ringue, nestes casis dá-se um Draw (empate). Existem ainda combates com prescrição especifica, onde a contagem do tempo fora do ringue é abandonada, nestas situações não se aplica o countout.


DESQUALIFICAÇÃO

Dos vários tipos de desqualificação, destacam-se: a utilzação de objectos (cadeiras, mesas, martelos, escadotes...); a interferência de terceiros no combate; as agressões ao árbitro; o desrespeito pelas orientações do árbitro; entrar no combate sem ter feito tag (nos combate tag team); tirar a máscara ao opositor; arranhar ou meter os dedos nos olhos dos adversários; pontapear ou esmurrar as "partes baixas" do opositor. Há quatro tipos de combate onde nunca existe desqualificação: Leader march; tables, ladders and chairs; hardcore match; e Bra and Panties; que devido à sua natureza mais violenta não faria sentido conter os wrestlers e impedi-los de socorrer a algumas técnicas ilegais noutros tipos de combate.


MEN'S DIVISION

Sendo o wrestling profissional composto na sua maioria por homens, e tendo estes alturas e pesos diferentes, tornou-se necessário dividir os wrestlers em categorias ou divisões. Desta forma, os pesos pesados são conhecidos por super heavyweights, os pesos medios-pesados por heavyweights e os pesos medios e leves por cruiseheavyweight. Apesar de pertecerem a diferentes categorias nada impede os wrestlers de combaterem uns com os outros, sendo que muitas vezes se evitam combates entre super heavyweights e cruisehavyweights, pois os combates são muito irreais e aborrecidos, podendo desacreditar a modalidade. Esta é também a divisão que sofre mais atenção da parte dos presidentes e directores das produtoras de wrestling...dentro desta divisão, os cruiseheavyweight têm um campeonato á parte que apesar de algumas empresas lhes darem muita importância, existem outras que nem tanto.


WOMEN'S DIVISION

Com o crescimento do wrestling como modalidade e como forma de entertenimento, surgiu também a necessidade de alargar o pro-wrestling aos atletas do sexo fminino. Como tal, criou-se uma divisão feminina, nesta divisão existe apenas um título e normamente realiza-se apenas um combate por espectáculo ou evento. Embora tenha trazido as mulheres para o ringue (uma vez que antes apenas eram managers) esta divisão tenta sobretudo mostrar o lado mais sensual e sexy do wrestling, utiliza a mulher de uma forma futil...fazendo delas "gajas muito boas e muito burras". Mas há excepções e a verdade é que ao longo do tempo apareceram algumas atletas de grande talento, e que por isso não vão ser esquecidas. Apesar de tudo, é esta a divisão mais esquecida e posta de parte quer pelos fans, quer pelos promotores de wrestling.


DICIONÁRIO

FACE: personagem boa (herói)
HEEL: personagem má (vilão)
TWEENER: personagem que não é boa nem má (ex: Steve Austin)
GIMMICK: personagem que o wrestler adapata, e que o caracteriza enquanto wrestler (ex: Undertaker e a gimmick de morto-vivo)
FEUD: rivalidade entre wrestlers, normalmente caba em Pay Per View (ex:DX vs MacMahons)
STORYLINE: história que se desenrola á volta das personagens e dos programas (ex:New Breed vs ECW Originals)
GIMMICK MATCHES: combates que têm regras especificas (ex: steel cage; heel in a cell)
WORK: combate cujo o resultado foi predefinido
JOBBER: wrestler que serve para perder para outros wrestlers
PUSH: onda de vitórias que se dá a um wrestler (John Cena durante muito tempo sem perder combates)
PPV: Pay Per View, programas em que normalmente terminam as feuds e storylines
FINISHER: ataque ou técnica especial de cada wrestler (ex: Pedegree do Triple H)
PROMO: espaço utilizado pelos wrestlers para atacarem ou se defenderem de outros wrestlers, promovendo-se através das suas habilidades com o micro nas mãos)
SHOOT-PROMO: ataque verbal a alguém, que não está programado na storyline
SHOOT: ataque fisico ou verbal a alguém, que não está combinado
MIC SKILLS: capacidade de um wrestler em falar em frente ao público
SCREWJOB: quando o combate tem um desfecho inesperado, por ordens superiores, ou por vontade própria dos wrestlers (ex: Montreal Screwjob, onde Vice retirou o título a Bret Hrat)
TAG TEAM: wrestlers que se juntam e formam uma equipe (ex:L.O.D.), é diferente de formarem uma facção (EX: D-Generation-X e nWo)
KAYFABE: No wrestling profissional, kayfabe (pronuncia-se KAY-fayb) refere-se ao facto dos acontecimentos que ocorrem nos evento não reais, mas na verdade trabalhados (worked). Referindo-se a um evento como kayfabe significa que é um evento trabalhado, e/ou parte de uma storyline de wrestling. Em termos relativos, um wrestler quebrar a kayfabe durante um show seria como um actor quebrar a personagem em frente às câmaras.
HEAT: reacção negativa por parte do público
POP: reacção positiva da parte do público


Bem foi mais um artigo que espero vos tenha esclarecido algumas dúvidas.
Não se esqueçam de comentar, um abraço
Dias Ferreira


PS: Desculpem o facto das imagens não aparecerem...também a mim me enerva!

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More