Boas.

O artigo de hoje, como o próprio nome indica, trata das duas grandes promotoras de pro-wrestling da actualidade. De um lado, temos a maior de todas, a WWE, aquela que existe á mais tempo, a mais conhecida, a que tem os fãs mais fiéis, aquela que nos oferece o melhor, mas também o pior, aquela que nos faz delirar e ao mesmo tempo chorar...resumindo aquela que nos fez a todos começar a ver wrestling e apaixonar pela modalidade. Do outro lado, temos a TNA, uma empresa recente que se tem vindo a afirmar ao longo do tempo, desde a sua criação, uma empresa cada vez mais semelhante á WCW (ainda que não tenha as mesmas audiências), que nos oferece um produto completamente diferente da WWE, que nos oferece maior qualidade e realismo nos combates, que nos apresenta um ringue hexagonal, assim como uma série de combates com estipulações inovadoras, contendo também esta empresa uma base muito fiel de fãs, que tende a estender-se. Assim, neste artigo aquilo a que me proponho é retratar cada empresa, apontando os pontos fortes e fracos de cada uma e anunciar qual é para mim a melhor e porquê! Por isso, sigam o resto do artigo.

Em primeiro lugar gostava de falar da WWE...esta é a empresa a que imediatamente associamos o wrestling, seja pelos gloriosos anos 80 ou pelos excentricos anos 90, a verdade é que mesmo para as pessoas que estão alheadas do mundo do wrestling a WWE é uma realidade e todos, ou quase todos, conhecem ou já ouviram falar desta enorme produtora. Os caminhos que esta escolhe, oferecendo um produto que foi variando o seu público alvo (pirâmide etária) ao longo dos anos, proporcionaram-lhe este prestigio, assim como a venda de merchandising, permitiram á emprese obter lucros incalculáveis. No entanto, e não falo nisto porque está na moda, a qualidade do produto que a WWE oferece é, neste momento, muito duvidosa. Ao tornar-se na única superpotência do wrestling mundial (após as aquisições da WCW e da ECW) a WWE deixou de se preocupar em criar e apresentar combates e storylines brilhantes, como vinha a fazer até então. Se de um ponto de vista é compreensível pois não havendo concorrência não há necessidade de melhorar o produto para vencer a guerra de audiências, do outro é completamente inaceitável pois os fãs merecem que a WWE os continue a respeitar e a apresentar aquilo que melhor sabe e pode fazer. Esta situação mais evidente se torna, quando em apenas um PPV (No Mercy) a WWE consegue surpreender e deixar estupefactos todos os fãs, apresentando combates de grande qualidade e dando novos rumos ás storylines que deixam qualquer fã ansioso por descobrir o que se passará em seguida. Por isto eu me pergunto, se a WWE pode surpreender-nos desta forma e sem ter de se esforçar muito, porquê continuar a apostar em combates de má qualidade e em storylines completamente estúpidas ou esgotadas? Apesar de tudo, e mesmo que a WWE continue a apresentar um produto de má qualidade, a verdade é que a sua base de fãs se vai manter e talvez até aumente, porque para além de ser a grande empresa mundial que nos deu a conhecer o Hulk Hogan, o Ultimate Warrior, o Bret Hart, os DX, o Stone Cold e o The Rock, é a única que consegue em pequenos momentos o que mais nenhuma empresa de wrestling consegue...por-nos a discutir acerca de todos os caminhos bons ou maus que segue, e a vibrar ou arrepiar de alegria ou tristeza perante bons e maus combates, e boas e más storylines...sendo que por mais que a critiquemos,sabemos no nosso subconsciente que de um momento para o outro podemos e vamos ser surpreendidos e marivilhados com qualquer coisa que esta empresa nos vai oferecer(foi assim que me senti no domingo após ver o No Mercy, e é por isto que nunca voltei, nem nunca vou voltar a cara á WWE)!

A TNA é, como disse anteriormente, uma empresa recente que tem vindo a crescer e a afirmar-se no panorama do wrestling mundial. Como já referi também atrás, o seu produto prima por ser substancialmente diferente do da WWE, a qualidade e veracidade ou credibilidade dos seus combates são a grande vanguarda desta empresa, que nos apresenta um ringue e "entrances" inovadoras, sendo que o ringue é hexagonal e as nas "entrances" os wrestlers entram por lados diferentes consoante sejam faces ou heels(contudo tem vindo a adquirir ultimamente alguns vícios da antiga WCW). A TNA não é uma empresa propriamente popular, ou seja, se comparar-mos com a WWE, quase ninguém sabe fora do panorama do wrestling de que se trata quando nos referimos á TNA. É, por isso, uma empresa que busca ainda a sua afirmação junto da comunidade (até mesmo da que vê wrestling, porque muitos daqueles que gostam de wrestling rejeitam esta empresa), esta situção também se reflecte na venda de merchandising, ou nas sucessivas tentativas de expansão deste, através da criação de jogos para consolas ou PC, que procuram atrair mais público para a empresa. A verdade, é que apesar da qualidade dos seus combates e da grande entrega dos seus wrestlers, esta é, a meu ver, uma empresa com um booker muito mau, e com grandes dificuldades em credibilizar os seus títulos, as suas storylines, feuds, wrestlers e roster. E como não sou uma pessoa que vai de modas(gosto muito de pensar pela minha cabeça), não consigo considerar a TNA uma alternativa á WWE, ou como muitos vêm agora dizer que a TNA é muito superior á WWE. Para mim não o é, e por isso já o expliquei em alguns artigos e volto a explicar neste. Mas sigam o resto e vão perceber passo a passo o porquê!

Vincent Kennedy McMahon, este é o nome do Presidente da WWE, este é o nome do homem que fez do wrestling a modalidade de milhões que é hoje, este é o nome da pessoa que dedicou toda a sua vida ao wrestling, este é o nome do senhor que nos fez a todos olhar para esta simples modalidade com outros olhos...enfim este é o verdadeiro "Wrestling God"! Ao lerem isto não pensem que sou um fã do Vince (PORQUE NÃO SOU), reconheço bem a "peste" de pessoa que é, e que muito do que fez está associado á sua busca incessante por dinheiro e mais dinheiro...mas eu não estou aqui para condenar personalidades, estou aqui para avaliar o seu contributo no mundo do wrestling, e a verdade é que não existe ninguém que tenha feito tanto pelo desenvolvimento e crescimento do wrestling como fez o Vince, o seu trabalho é brilhante e isso tem de ser reconhecido! Depois desta pequena introdução, importa voltar ao assunto principal...de novo a WWE. Vince é um Presidente com uma atitude pro-activa, ou seja, não se limita a coordenar a empresa na sombra, dá a cara (e ás vezes o corpo e o cabelo lol) pela empresa, utiliza toda a sua familia e tudo o que lhe é possível e impossível para o bem do wrestling..a sua personagem é de tal forma bem interpretada que muitos têm dificuldade em distinguir o Mr. MacMahon do Vince McMahon (provavelmente até o próprio Vince), a sua presença enriquece as storylines, e como disse anteriormente, ele não se inibe de participar ou de tomar a atitude mais controversa possivel para causar impacto e surpresa nos fãs, e desta forma fazer crescer o interesse pela WWE, e o próprio wrestling. Na WWE, Vince rodeou-se da sua família para conduzir a empresa, mas também de antigos wrestler e outras personalidades ligadas ao wrestling, que lhe permitem administrar da melhor forma a empresa, e ter desta forma a super cobertura mediática de que goza a WWE neste momento.

Dixie Carter é uma empresária de sucesso nos EUA, uma pessoa que não estava ligada ao wrestling, e que por isso, enquanto Presidente da TNA não pode oferecer á empresa aquilo que Vince é capaz de oferecer á WWE. Por outro lado, Dixie Carter trouxe á TNA aquilo em que podia rivalizar com Vince, o capital monetário, necessário para atrair wrestlers com mais qualidade e fama, e para colocar a empresa na alta roda do wrestling mundial. Dixie Carter não é como Vince uma presidente que interfira em directo na condução dos programas, para isso rodeou-se de pessoas que o fizessem, tal como Vince Russo e Dutch Mantel, para não falar na colaboração do seu sócio e antigo dono da empresa Jeff Jarret que para além de Vice-Presidente é o principal escritor da empresa. Com esta composição não é de estranahar que o caminho que a TNA está a tomar seja algo semelhante ao da WCW, pois os intervenientes que conduzem a empresa são quase os mesmos...mas agora estamos numa outra época, estas pessoas têm mais experiência e uma presidente que os apoia, independentemente das suas decisões. É neste ponto que quero tocar, se Vince é para a WWE e para o wrestling mundial aquilo que referi atrás, Dixie Carter, vinda de uma meio estranho a esta realidade que é o wrestling, tem oferecido tudo o que pode para que a TNA se transforma numa verdadeira empresa global no mundo do wrestling e assim possa competir com a WWE. Por isso, não é á Dixie que temos de pedir explicações sobre a má qualidade do produto apresentado pela TNA(sim má qualidade, bons combates não chega...é necessário haver boas storylines, boas promos, credibilização dos títulos e várias divisões, aprimoramento do roster, melhor utilização dos wrestlers,etc), mas sim á equipa criativa composta por Jeff Jarret, Dutch Mantel e Vince Russo.



Voltando á WWE, como se sabe, a empresa está dividida em três brands (por ordem de importância: RAW, SmackDown e ECW), por onde se encontram também distribuídos os seus wrestlers, embora possam mudar de uma para outra. Ao contrário de muitos eu sou a favor da existência destas brands, pois com um roster muito numeroso como é o da WWE, esta situação permite que todos (ou quase todos) os wrestlers tenham espaço para aparecer e provarem o seu valor. Analisando agora cada brand: o RAW é o programa principal, aquele onde se desenrolam as storylines mais importantes, onde se encontram os wrestlers mais importantes, e por isso, aquele que possuí maior audiência, esta é uma brand composta por quatro títulos que simbolizam também cada divisão nesta brand...no main event encontram-se os lutadores que lutam pelo WWE World Title, no mid card os wrestlers que lutam pelo WWE Intercontinental Title, as equipas lutam pelo World Tag Team Title e a devisão feminina que gira em redor do WWE Women´s Title; a SmackDown é o segundo programa da WWE, foi criado após a junção da WWF com a WCW e a ECW, conta neste momento também com wrestlers muito importantes (que poderiam estar também no main event do RAW) e por isso é também um programa que consegue audiências já muito boas...também é uma brand composta por quatro títulos...no main event luta-se pelo World Heavyweight Title, no mid card luta-se pelo USA Title, as equipas lutam pelo WWE Tag Team Title e a divisão cruisiweight gira em torno dos wrestler menos corpulentos ou light-heavyweights; a ECW é a terceira brand, funciona como uma espécie de brand de desenvolvimento para jovens wrestlers promissores, não sendo constituida por wrestlers já credenciados ou estrelas confirmadas, torna-se normal que as suas audiências fiquem muito aquém das restantes brands (não esquecendo no entanto que as outras brands dispõem de 90 min de programa, enquanto a ECW apenas dispõe de 45 min)...nesta brand apenas há um título, o ECW World Title, e o programa gira quase todo em redor deste. A WWE é portanto uma empresa que divide os seus wrestlers por diversas brands (consoante o seu nível de qualidade ou afirmação no momento) para que estes possam aparecer, ganhar experiência e exposição pública suficiente para poderem um dia chegar ao topo da empresa...não fecha, portanto, a porta aos wrestlers mais novos, permitindo que estes cresçam dentro da empresa e atingam o seu sonho ou o sonho de qualquer wrestler, que é chegar ao título principal (no caso da WWE, títulos).

Os programas da TNA são os iMPACT, estes anteriormente com a duração de 45 minutos foram agora alargados para 90 minutos. Nesta empresa de brand única, existem quatro títulos...onde o main event luta pelo TNA World Title, o mid card e equipas lutam pelo TNA World Tag Team Title, a divisão light-heavyweight luta pelo X-Division Title, e a divisão feminina que vai começar a lutar já hoje no Bound for Glory pelo recém criado TNA Women´s Title. Olhando para esta estruturação reparamos que há uma diferença entre a TNA e a WWE, a última utiliza títulos secundários como o Intercontinental Title e o USA Title para credibilizar o seu mid card, já a TNA coloca os wrestlers que se encontram no mid card a lutar por título nenhum, ou pelo título de equipas. Esta situação, agravada pelo numeroso roster de que dispõe a TNA para apenas um programa(o que não permite a utilização ou exposição de todos os wrestlers e provoca problemas de bastidores), leva a uma estagnação das divisões (main event, mid card, equipas, light-heavyweight) não havendo portanto mudanças no fluxo de wrestlers. Toda esta situção provoca também um desgaste nas storylines, nos wrestlers, nos fãs e nas audiências...que apesar de serem constantes e virem a crescer, ainda, não conseguem atingir as da ECW(terceiro programa da WWE, com apenas 45 min de emissão) embora a TNA apenas tenha emitido dois programas de 90 min.

Todas as empresas têm um wrestler que é a sua cara, na WWE já há muitos anos que esse wrestler é Paul Levesque, mais conhecido por Triple H. Existem muitas caras que conseguem atingir o topo deste negócio, mas não se conseguem manter para sempre e muitas vezes caem no esquecimento...passou-se isso com Stone Cold e The Rock (não confundamos com a popularidade de que ainda gozam, mas simplesmente a WWE nunca poude contar com eles para serem a sua principal cara)...não se passou com Hulk Hogan e Bret Hart (que ainda hoje todos recordam como grandes caras da WWF nos anos 80 e início dos anos 90, respectivamente). Triple H é para mim o melhor wrestler de sempre, para muitos o melhor wrestler da actualidade, e para outros uma aberração do pro-wrestling. Mas o facto de este ser um wrestler que dá tudo o que tem pelo wrestling todos o reconhecem e respeitam. Se é verdade que abusa do poder que tem dentro da WWE por ser marido de Stephanie MacMahon, para que a sua carreira tenha o melhor dos futuros, a verdade é que Triple H foi o wrestler mais fiél de sempre para com a WWE, e para além disso ele não necessita de favores para estar onde está, pois o patamar que Paul Levesque atingiu é completamente merecido, não só por uma questão de lealdade, mas tembém porque é sem dúvida um wrestler a que não falta qualidade (até penso que ele criou algumas características necessárias para se estar no topo lol) nenhuma para vingar neste mundo. Como tal, Triple H é o representante dos wrestler que têm contrato com a WWE nas reuniões de administração, pois para além de ser a lenda do wrestling(e que se encontra no activo) é também um wrestler muito respeitados nos bastidores. E por falar em bastidores...analisemos a qualidade do roster da WWE...é sem dúvida composto pelos melhores dos melhores. O seu main event, distribuído por RAW e SmackDown é composto por nomes como Triple H, Shawn Michaels, Undertaker, Randy Orton, Edge, John Cena, Booker T, Batista, em breve Chris Jericho, etc...enfim uma série de wrestlers de grande qualidade e que permitem a criação de grandes storylines...falando agora do mid card, lembro-me de nomes como Jeff Hardy, Matt Hardy, Mr. Kennedy, MVP, Finlay, Ric Flair(embros esteja temporariamente ausente), Kane, Carlito, Umaga...tudo wrestlers que podem integrar ao mesmo tempo o main event e que assegurariam praticamente a mesma qualidade do próprio main event...falando das equipas, o que dizer de Paul London e Brian Kendrick, de Matt Hardy e Jeff Hardy, de Shelton Benjamin e Charlie Haas, Brian e Brett Major, de Trevor Murdock e Lance Cade,etc...tudo equipas de boa qualidade...então e a divisão cruiseweight, composta por wrestler como Rey Mysterio(neste momento no main event), Chavo Guerrero, Jamie Noble, Gregory Helms, os próprios Paul London e Brian Kendrick,etc...também uma divisão de grande qualidade...a divisão feminina, que conta com Beth Phoenix, Victoria, Mickie James, ou mesmo uma Candice Michelle(que tem vindo a desenvolver e muito as suas capacidades)..e por fim os wrestlers mais promissores do momento como CM Punk, John Morrison, Elijah Burke, Cody Rhodes, Kenny Dykstra...jovens que sem dúvida vão ser o futuro desta modalidade. E vocês perguntam, toda esta conversa para quê? Assim está tudo bem na WWE? Com tanta qualidade a WWE é mesmo só coisas boas?...A minha resposta é não, apenas enumerei um bom roster, para provar que a WWE não se pode queixar de falta de qualidade dos seus wrestlers, pois com um roster destes só deveria contruir storylines fabulosas e oferecer combates brilhantes...e o problema é mesmo esse, não o faz, ou faz apenas quando lhe apetece...mas como disse anteriormente não é por isso que vou deixar de a ver, pois como disse anteriormente sou um fã fiel e que está sempre á espera de ser surpreendido, e sei que de um momento para o outro, dias como os do No Mercy virão!

Tal como a WWE tem uma cara que a leva para á frente nos momentos bons e menos bons, também a TNA possuí um wrestler que é a sua alavanca para o sucesso, esse wrestler é Kurt Angle. Kurte Angle é para muitos o melhor wrestler de sempre, para outros o wrestler mais tecnicista de sempre, para outros ainda o melhor wrestler da actualidade, para mim é o wrestlers mais tecnicista da actualidade e um dos melhores wrestlers de sempre. Desde que chegou á TNA Kurt Angle ganhou uma enorme preponderância nas decisões que são tomadas na empresa, pois para além de ser tecnicamente e qualitativamente o melhor wrestler da empresa, é também o seu mais famoso wrestler e aquele que mais merchandising vende. Assim, tal como Triple H faz na WWE, Kurt Angle interfere nas decisões da TNA, não apenas para se beneficiar, mas também para fazer crescer a empresa como grande promotora do wrestling mundial que se pretende que venha a ser. Neste ponto Kurt Angle encontra um adversário, Jeff Jarret actual Vice Presidente da TNA e antigo Presidente, que também tem uma palavra a dizer como principal escritor e wrestler pertencente ao main event, mas aqui há uma diferença, Jeff Jarret nunca teve nem terá a aceitação e fama de que Kurt Angle goza. Analisando agora o roster da TNA, tal como fiz para a WWE, notamos um main event composto por wrestlers como Kurt Angle, Sting, Jeff Jarret, Christian Cage, Samoa Joe, ou seja, wrestler que poderiam ser o main event da WWE e que (quase) nada de diferente se notaria...olhando para o mid card, wrestlers como Abbys, Raven, Rhino, Robert Roode, Chris Harris, James Storm, Tomko, Ron Killings,etc, verificamos também que o mid card da TNA tem muita qualidade...olhando depois para as equipas, que dizer da qualidade dos LAX, dos Steiner Brothers, dos VKM, ou do Team 3D!...e a X-Division que poderia contar com wrestlers como AJ Styles, Christopher Daniels, Petey William, Chris Sabin, Havok, Alex Shelley ou Jay Lethal!...por último a divisão feminina com nomes como Gail Kim, Jackie Moore, Ms Brooks, Christy Hemme, ou Roxy Leveaux!...Tal como fiz com a WWE apenas enumerei este valioso roster, para provar que também a TNA tem muita qualidade e pode fazer coisas muito boas com o seu roster. E não o faz porquê, ou isso não se sente porquê? Mais uma vez penso que é por culpa da equipa criativa da TNA, das suas storylines com finais muito mal escolhidos, por culpa das suas promos antiquadas(parecidas com as da WWF dos anos 80), e pela sua dificuldade em credibilizar os wrestlers tal como se faz na WWE, só aasim se explica a não aposta em wrestlers mais novos, a estagnação nas divisões da TNA e as audiências não subirem tão rápido como desejado...para além do ringue hexagonal ser uma coisa que a mim me causa estranhesa, pois é muito pouco funcional e corta visibilidade aos telespectadores!

Para terminar as comparações, vejamos e analisemos o maior PPV do ano de cada empresa, o local onde terminam todas as storylines e se começam novas épocas com novos ou antigos compeões, com novas ou antigas storylines! Em primeiro lugar falar da Wrestlemania, este é não só o grande evento da WWE, mas sim o grande evento de wrestling do ano, pois qualquer fã desta modalidade não dispensa o visionamento deste grande festival. A grandeza da Wrestlemania no panorama do wrestling é inigualavél, sendo que é o maior dos desejos de todo e qualquer wrestler é participar neste monstruoso evento...o teatro dos sonhos do wrestling mundial.

Passando ao Bound for Glory, o PPV mais importante e com maior qualidade oferecido pela TNA, e aqui reside a diferença...enquanto a Wrestlemania é o maior evento de todo o wretling mundial, o Bound for Glory é apenas o maior evento do ano da TNA (não estando com isto a por em causa a sua qualidade, mas não consegue de maneira nenhuma aproximar-se da importância que a Wrestlemania tem).

Depois de toda esta análise feita ás duas empresas, verificamos que a TNA não consegue ombrear com a WWE em nenhuma das situações que enumerei anteriormente! Senão vejamos...a WWE é uma empresa muito maior, mais conhecida e rende maiores lucros que a TNA...Vince MacMahon enquanto presidente da WWE pode oferecer muito mais á sua empresa do que Dixie Carter (que apenas se pode tentar rodear de pessoal com conhecimentos, uma vez que ela não os tem)...a WWE encontra-se muito melhor estruturada quer em termos de brands, quer em termos de títulos, quer em termos de roster que a TNA e as audiências são a confirmação disso (uma vez que a TNA nem consegue acompanahr a ECW que é a mais fraca das brands da WWE)...ao nível do roster e das caras da empresa também a WWE leva a melhor, pois apesar de Kurt Angle ser um grande wrestler, a verdade é que Triple H também o é, e tem muito mais credibilidade, popularidade, carisma, história e fama que Kurt Angle, e apesar da qualidade do roster da WWE ser semalhante á do roster da TNA, a verdade é que as storylines e feuds na WWE por muito más que sejam conseguem superar as da TNA, assim como a utilização dos wrestlers mais novos e de mid card é muito melhor gerida pela WWE...por fim, se olharmos para os PPV do ano de cada empresa, verificamos que a Wrestlemania da WWE não dá qualquer hipóteses ao Bound for Glory da TNA, até acredito que é mais fácil um fã da TNA ver a Wrestlemania e perder o Bound for Glory, que o contrário lol. Por isso considero que a WWE é a melhor e vai continuar a ser, e que a TNA só vai chegar perto desta, se mudar drásticamente algo na sua equipa criativa (Eric Bischoff e Paul Heyman estão livres!!!!)
Foi mais um artigo que espero tenham gostado, e que comentem!
Um abraço, Dias Ferreira!
PS: Queria também deixar uma palavra de solidariedade para com o que o João TGM disse...num blog com tantas visitas torna-se inconpreensível que os comentários pequem por escassez. A verdade é que nós disponibilizamos o nosso tempo para escrever artigos para que outras pessoas possam ler (visitantes dos blogs) e a nossa única compensação, ou a única coisa que pedimos em troca é apenas um comentário ou reflecção sobre o que escrevemos...que nos deu trabalho (e prazer também) a fazer, que nos roubou tempo necessário para outras coisas, e realmente é um pouco desmotivador entregarmo-nos aos artigos que escrevemos e eles muitas vezes serem desprezados por quem os lê... mas pronto é só uma ideia!
Fiquem bem.
0 comentários:
Enviar um comentário