WRESTLING SPAM TV

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dias is That Damn Good #24 - "APW ou WP?! Porquê?!"


Boas Pessoal!


VS

No artigo de hoje pretendo demonstrar a forma como as federações portuguesas têm trabalhado e desenvolvido a prática de wrestling em Portugal, fazendo referência ás suas histórias e principais feitos, assim como á sua qualidade e credibilidade. No fim apresentarei aquela que, para mim, tem o melhor projecto e, por isso, maior possibilidade de crescer e se desenvolver. Sigam o resto do artigo...


Começando pela federação mais popular...a Associação Portuguesa de Wrestling (APW), é uma federação de wrestling profissional, criada por Carlos Sequeira, com sede em Portimão,no Algarve. É uma das associações nacionais reconhecidas como federação desportiva em relação à modalidade de wrestling profissional em Portugal segundo o Decreto-Lei nº144/93 de 26 de Abril. A Associação surgiu a 8 de Maio de 1993, na altura conhecida como "Portuguese Wrestling Association" (PWA), tendo mudado de nome para a sua tradução literal portuguesa, "Associação Portuguesa de Wrestling" (APW) para ir mais ao encontro da sua natureza nacional.

A APW conta com uma escola de wrestling que pode ser frequentada por qualquer um (desde que cumpram os pré-requisitos impostos pela escola) e onde treinan não só os seus atletas como aqueles que pretendem aprender a lutar nesta modalidade e têm o sonho de um dia poder vir a pertencer á federação. Outro vector importante desta federação é o seu site http://www.apw.co.pt/, onde podem encontrar as mais variadas informações e actualizações sobre a APW.

O primeiro evento desta federação aconteceu em 1993 no Atlantic Water Slide Park em Silves e desde esses tempos, até aos dias de hoje, a APW efectuou um sem número de outros shows, tendo passado no entanto por alguns anos de hibernação...até que se assistiu ao seu grande BOOM, com a realização do evento APW Impacto Total 2007, que contou com a participação das estrelas da companhia americana Total Nonstop Wrestling (TNA). Mas antes de passar á análise dos eventos e feitos desta companhia, gostava de referir o seu actual roster...sendo assim, passo a anunciar os wrestlers que actualmente compõem e lutam na APW: Arte-Gore, Carmen, Dnamite, Danny Hell, El Gordito, Gabriel DeRose, Jimmy Best, Mad Dog (actual Campeão da APW), VanHel, O Sombra, Paulinho, Ultra Psycho e Vyper Kid...outras personalidades que também integram o roster da APW são: o Axel (comentador, ring announcer); o Draven (manager); a Mhara; o Nuno Emídio (Director-Geral); e os árbitros Rui, Patrick Gerken e David.

A APW é, ainda, a federação de Wrestling Profissional português que possuí mais capital económico-finaceiro e social, assim como aquela que dispõe de mais e melhores contactos e que disfruta de mais poder e influência no panorama do wrestling nacional.



O evento APW Impacto Total 2007 foi um dos marcos mais significativos (se não o mais significativo) da história da APW, quer por razões positivas, quer por razões negativas. Se por um lado, a realização deste espectáculo que contou com a participação das estrelas da TNA foi uma promoção enorme para a prática de wrestling em Portugal e para a APW, permitindo aos seus wrestlers estarem lado a lado com alguns dos maiores performers da modalidade, e catapultando a APW para um mediatismo com que ainda não se tinha deparado (e temos de admitir que foi a melhor coisa que aconteceu á APW, e que isto era tudo o que uma companhia que pretendia sair do anonimato para a praça pública poderia pedir)...mas por outro lado, foi também com a realização deste evento que os primeiros grandes sinais de discórdias e guerras de backstages surgiram no seio da APW, e culminaram com o abandono nas vésperas do evento dos wrestlers Korvo, Bammer e Pedro Pavão (considerados por muitos os melhores wrestlers portugueses), a quem se juntou mais tarde Cougar, Pégaso e Iceborg. Ora a saída destes wrestlers marcou a APW de forma muito negativa, pois se eram eles os que possuíam mais carisma e qualidade (a par de Tony Portugal) dentro da federação e se a sua perda não foi compensada com a entrada para a companhia de wrestlers capazes de os substituir, a APW ficou em deficit e deixou de ter capacidade para apresentar o mesmo produto com a qualidade de anteriormente, situação essa que se reflectiu nos eventos seguintes, e que criaram mais algumas desavenças nos balneários.



Apesar de todos estes problemas com que a APW se deparou, a verdade é que o mediatismo alcançado pela federação com a realização do evento APW Impacto Total 2007, proporcionou á APW uma grande popularidade e um sem número de novas oportunidades para realizar novos espectáculos e para conseguir novas parcerias, podendo desta forma, crescer de forma sustentada e atingir os objectivos a que se propunha, ou seja, tornar-se numa federação credível e que assegura-se com regularidade a realização de espectáculos com o qualidade, para que a práctica de wrestling se desenvolvesse em Portugal, e para que o nosso país tivesse um bom projecto pioneiro nesta área. Desta forma, foi com naturalidade que se assistiu ao agendamento de um sem número de eventos que iriam ser realizados pela APW, de entre eles destacam-se o espectáculo APW Inferno Sobre Rodas e a realização de um grande tour nacional, com passagens por Viana do Castelo, Montalegre, Amares, Lagos, Montijo e Odemira. Ao olhar-mos para a APW nesta altura, e verificar-mos todos estes acontecimento, parecia-mos estar realmente a assistir ao crescimento e afirmação desta federação de wrestling portuguesa, pois apesar dos problemas que se desencadiavam nos bastidores da empresa, a verdade é que a APW estava envolvida em grandes projectos e com pernas para andar. O ponto mais alto da expectativa criada em torno da APW, verificou-se quando a federação conseguiu um acordo com a RTP para a transmissão de um show semanal aos sábados de manhã a partir de Agosto de 2007.



Pois é, a APW que até há tão pouco tempo estava no anonimato para a maioria das pessoas e fãs de wrestling, tinha conseguido chegar á televisão pública portuguesa e logo com um programa no seu canal generalista. Este acontecimento foi uma grande surpresa para todos e deixou todos os amantes desta modalidade em Portugal na expectativa e em suspense para ver como seria o formado do programa, quais os heróis da companhia, quais as storylines, etc. Enfim, estavam lançadas todas as bases para que a APW se perpetua-se no panorama do wrestling em Portugal e da sociedade portuguesa, pois pelo menos uma vez por semana iria entrar-nos pela a casa a dentro e distrair-nos com o seu produto.

Mas infelizmente não foi assim que as coisas se passaram, a APW e os seus responsáveis percipitaram-se, e mais que isso, deitaram a perder quase todo o trabalho efectuado durante os anos de 2006 e 2007, quando se espuseram no programa televisivo da TVI "As Tardes da Júlia". Numa federação como a APW que está a dar os primeiros passos na TV, as atitudes e comportamentos têm de ser muito bem pensados, e se a participação num programa televisivo era mais uma forma de promover em grande a APW, a verdade é que o programa escolhido para essa promoção foi o pior possivel, pois o público alvo do show "As Tardes da Júlia" não é, e nunca vai ser o público alvo de um programa de wrestling...a presença da APW num Curto-Circuito da Sic Radical (mesmo sendo um programa de televisão com um número de audiências muito inferior) seria o local mais indicado para lançar a federação. Desta forma, e a APW mostrou todas as suas fraquezas e a reacção á participação da federação neste programa foi tão má, que no mesmo dia três wrestlers da companhia a abandonaram, o Tony Portugal, o Propheta e o Ultra Psycho, embora o último tenha regressado e os dois primeiros ainda tenham participado no evento APW Impacto Total no Montijo. Toda esta situação foi um rude golpe nas aspirações da APW, e tiveram um efeito muito negativo no crescimento que a companhia estava a verificar, pois para além das saídas de Tony Portugal e Propheta, os programas previstos para serem transmitidos na RTP foram cancelados e a APW entrou num período de reflexão e estagnação.

Actualmente o regresso da APW aos espectáculos está previsto para o início de 2008, com o evento APW Impacto Total 2...mas será que o actual roster da companhia permite a realização de shows com qualidade?...será que os dirigentes da APW aprenderam com os erros do passado?...será que a APW se irá conseguir reerguer e ter uma nova oportunidade?...São tudo respostas a que só o tempo poderá responder, no entanto, penso que a APW terá em primeiro lugar que assegurar a qualidade do seu roster e acabar com as guerrinhas de backstages, se algum dia quiser voltar a ter o papel de destaque que desempenhou nos dois últimos anos. Contudo, é meu desejo, que esta federação atinja o máximo de sucesso possível!!



Passando agora ao outro projecto de wrestling português...o Wrestling Portugal é um projecto constituído no seu início pelos membros da antiga Escola Tarzan Taborda e que posteriormente abandonaram a APW, na proximidade da realização do evento APW Impacto Total...Korvo, Bammer e Pedro Pavão, a quem se juntou o Cougar, o Pégaso, o Iceborg, o Duke e o Adam. O projecto Wrestling Portugal nasceu no dia 13 de Fevereiro de 2006. Inicialmente o WP (Wrestling Portugal) era um portal português que abordava todo o Wrestling Mundial, actualmente é um projecto totalmente dedicado ao desenvolvimento do Wrestling Nacional, focando-se especialmente na formação de novos lutadores, na realização de espectáculos ao vivo e na realização e transmissão de um web show.

O WP tem a sua sede no Centro Shotokai, em Monte-Abraão, Queluz. Treinam aos sábados, portanto quem quiser experimentar ou inscrever-se, que apareça por lá. Possuem o maior ringue de Wrestling da Península Ibérica (em tudo igual ao da WWE) e as pessoas mais qualificadas em Portugal para te ajudarem a desenvolver a tuas capacidades como lutador de wrestler. Através do site http://www.wrestlingportugal.com podem conhecer melhor este projecto e lá encontrarão toda a informação sobre o WP, como notícias, combates e claro informações sobre como treinar ou colaborar com o projecto.

Outro facto que marca este projecto, é o mistério envolto na sua direcção e coordenação, a verdade é que ninguém sabe quem toma as decisões e quem dirige o WP, assim como, também ninguém sabe qual é ao certo o roster que compõe o WP!...de qualquer forma vou enunciar aqui e agora, aquela que é a composição visivel do roster do WP: Korvo, Bammer, Pedro Pavão, Iceborg, Cougar, Pégaso, Duke, Slammer, Ricky, Shanna, Joana e Mionne. Como é perceptível, o roster do WP é muito reduzido e isso é um forte handicape e embaraço ao desenvolvimento deste projecto e á sua transformação em federação. Por outro lado, pode-se dizer que são poucos mas muito bons, a verdade é que o WP é constituído pelos melhores wrestlers a nível nacional...para quem não acredita, fálo-vos dos percursores do projecto Korvo, Bammer e Pedro Pavão, que para além de terem treinado com o grande Tarzan Taborda, fizeram um estágio e treino intensivo na academina de wrestling britanica FWA, e o Bammer ainda esteve a treinar três meses na Storm Academy, onde teve como tutor a antiga estrela da WCW e WWE Lance Storm.



O WP sempre foi um projecto que pensou muito bem os seus passos, muitas vezes com o perfeccionismo e o querer fazer tudo muito bem, deixou os seus seguidores num autêntico desespero. Assim, a apresentação de um treino intensivo de Verão por parte de um projecto tão jovem, representou um grande avanço e registou um excelente desenvolvimento do projecto. Foi então neste clima de esperança no desenvolvimento e crescimento do WP, que foi lançado o "Curso de Verão do WP". Este ambicioso projecto, que perpectivava uma grande afluência de participantes e a possibilidade de o WP garantir um roster maior e mais bem constituído. O curso revelou-se, no entanto, uma prova muito dura para os participantes, tendo a maior parte desistido ao fim de alguns dias. Se por um lado é uma pena, porque não ficou cumprido (pelo menos totalmente) o objectivo de alargar o roster, também é verdade que isto demonstra que o WP é um projecto que busca qualidade e não quantidade...e no final, o projecto até foi considerado um sucesso, pois apesar de tudo, com este curso, o WP conseguiu não só reforçar o seu plantel com o Slammer, o Ricky e a Mionne, como o seu nome foi muito mais divulgado e propagado pelos sites e blogosfera de wrestling nacional.



Após o final do Curso de Verão do WP, este projecto iniciou o seu leccionamento de aulas e treinos de wrestling, que se passaram a realizar também no Centro Shotokai em Queluz. Com o roster um pouco mais reforçado, com uma maior visibilidade conseguida pela realização do Curso de Verão, e agora com o leccionamento de aulas de wrestling, o WP conseguiu assegurar uma estabelidade muito importante e necessária ao posterior desenvolvimento e crescimento do projecto (onde tudo terá de ser feito no tempo certo, como eles gostam de frisar).

Assim, tornava-se claro que o passo seguinte, seria conseguir maior visibilidade e destaque no panorama nacional, não só no wrestling, mas também na sociedade portuguesa. Foi então desta forma, que o WP fez a sua primeira aparição pública (ou estreia, como lhe quiserem chamar) e que conseguiu a sua primeira cobertura televisiva através da realização de um espectáculo a favor da Acção Animal contra as touradas, que teve a sua reportagem divulgada pelos telejornais de todo o país. Desta forma, o WP fez não só a sua estreia pública (embora se tenham realizado apenas dois combates e o evento não tenha contado com a participação de todo o roster), conseguiu também a desejada difusão do projecto que só a televisão permite, e desta forma aumentar o seu mediatismo no panorama do wrestling português (e isto tudo numa altura em que a APW começava a dar os primeiros sinais de fraqueza).



Assim, e depois de encontrado um local para o WP se estabelcer como sede, da aquisição de um ringue excelente e em tudo semelhante aos da WWE, da realização de um curso intensivo de Verão que permitiu reforçar o seu roster, depois de posto em práctica o projecto das aulas e treinos de wrestling leccionados pelo WP, e de conseguida a desejada projecção mediática, o WP deu o maior passo da sua história, e criou o primeiro Web Show de wrestling em Portugal.

Pois é...um projecto muito jovem, que nasce sem apoios e patrocinios, e que em poucos meses atinge o desenvolvimento que o WP atingiu, só pode estar a ser muito bem gerido, ou este rápido e sustentado crescimento seria impossivel. A criação de um Web Show por parte do WP (em que os primeiros dois episódios já foram gravados e estão prestes a serem divulgados e transmitidos), em que as gravações vão ser asseguradas pela equipa do Wrestling Traduzido...marca um ponto de viragem no wrestling português...pois este facto é a prova, de que vamos poder acompanhar em Portugal, uma federação (embora não o seja, age como tal) que nos apresentará um show com combates e stroylines apresentados de forma coerente, e criar, desta forma, pela primira vez em Portugal um programa de wrestling.

O WP é o projecto de wrestling em Portugal mais talentoso, pois é não só aquele que possuí mais qualidade, como aquele que neste momento está em franco e claro desenvolvimento e crescimento.



Chegada a hora de anunciar qual dos dois (APW ou WP) tem o melhor projecto, eu não vou ser hipócrita, pois tenho muito mais ligações ao WP que á APW e por muito que eu me tente desviar desse facto, vou ser sempre influenciado por ele. Como é óbvio, e pelo que acabaram de ler é bem perceptível, a minha escolha recaí sobre o WP...mas eu explico já o porquê!.

Em primeiro lugar, porque como já referi, tenho mais ligações ao WP e conheço algumas pessoas do projecto, coisa que não acontece em relação á APW; depois, o WP já provou que as suas atitudes são muito mais ponderadas e pensadas, e isso reflecte-se nos diferentes percursos efectuados pelos dois projectos; em terceiro lugar, porque a qualidade do roster do WP é muito superior ao da APW, e não querendo estar a ofender ninguém, isto é uma realidade muito visível; depois, porque o WP está numa fase ascendente, e a APW está a tentar recuperar da queda virtiginosa que deu após a participação no programa "As Tardes da Júlia" e das saídas de Tony Portugal e Propheta; e, por fim, porque se o WP conseguiu chegar até onde chegou sem apoios economico-financeiros, sem um grande capital social e sem contactos e patrocinios, tudo padrões de que a APW disfrutou, então está provado que a gerência do WP é muito superior á da APW.
Com tudo isto não estou a querer o mal da APW em deterimento do WP...simplesmente, penso que o projecto do WP é mais credível e tem mais futuro que o projecto oferecido pela APW. Mas, com toda a sinceridade, desejo tanto á APW como ao WP, a maior sorte e felicidade, porque o que eu quero é que o wrestling em Portugal cresça e se desenvolva.

Espero que percebam que é um pouco limitador escrever sobre estes dois projectos de wrestling em Portugal, principalmente, porque as informaçãos disponiveis são muito poucas.


Mais uma vez, espero que tenham gostado!
Não se esqueçam de comentar!
Um abraço, Dias Ferreira!

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More