Boas Pessoal!

Bem vindos a mais uma edição do "Dias is That Damn Good"! Hoje, na minha coluna aqui no XBooker, porque parece haver quem tenha ficado fã deste tipo de artigos, vai ser a terceira parte das "Analise SWOT" dedicada, como o próprio título indica, à Total Nonstop Action, TNA. Tal como nas duas edições anteriores, avaliarei os pontos fortes e as oportunidades, assim como os pontos fracos e as ameaças que compõem o ambiente em que a empresa de Orlando está inserida. Sigam então a análise que se segue...

A Total Nonstop Action (TNA) foi uma empresa criada por Jeff Jarret e seu pai Jerry Jarret, que de início se desvinculou da NWA (embora tenha mantido o direito a utilizar os seus títulos), constituindo-se depois através da aposta em wrestlers que saíram da WCW aquando da sua aquisição pela WWE e nos jovens talentos oriundos do circuito Indy. Mais tarde viria a ser adquirida pela Panda Energy International e presidida por Dixie Carter, criando também os seus próprios títulos e desvinculando-se totalmente da sua utilização e acordo com a NWA. Depois desta breve introdução, vejam então a seguinte análise SWOT...
Pontos Fortes e Oportunidades:
- Roster muito talentoso (O Roster da TNA consegue conjugar a idade e experiência com a juventude e inovação, sendo que a sua qualidade está assegurada por nomes como: Kurt Angle, Booker T, Sting, Christian Cage, Samoa Joe, AJ Styles, Kevin Nash, Scott Steiner, Robert Roode, James Storm, Abyss, Tomko, Alex Shelley, Chris Sabin, Jay Lethal, LAX, Team 3D, ODB, Gail Kim, Awesome Kong, Beutifull People, etc...)
- Alternativa à WWE (Apresenta-se como a única alternativa credível e realmente consolidada e estabilizada á WWE, conseguindo fazer as suas tournées, digressões, espectáculos, shows semanais e PPVs...assim como vender o seu merchandising e realizar um outro sem número de actividades que as Indys não conseguem...sendo a única a competir com a WWE nesse ponto, ainda que não seja directamente!)
- A Divisão Feminina (Possui uma divisão feminina composta por wrestlers de alta qualidade, o que só por si já a credibiliza, assim como ao seu título!...por outro lado, esta divisão é uma aposta ganha dos directores da empresa de Orlando, uma vez que todos os segmentos que lhe atribuem são retribuídos com audiências e apreço dos fãs e público!...a recente aposta nas Beutifull People também tem trazido muitos benefícios e sido muito surpreendente)
- A X-Division (A TNA teve no seu início um forte impulso devido a esta divisão, que apresentava um produto claramente inovador e diferente do que a Cruiserweight Division oferecia na WWE!...O wrestling realmente rápido e cheio de spots é o seu forte, e ainda que muitos não apreciem este estilo, a verdade é que a grande maioria se tornou seu fã e apoiante. Para além disso foi esta divisão que lançou grandes nomes como AJ Styles e Christopher Daniels, e neste momento ainda tem grandes jovens valores, cheios de talento a competir pelo seu título)
- A Divisão Tag Team (A verdade é que a TNA dá uma grande importância à sua divisão de equipas e respectivo título, deixando transparecer que é realmente um bem precioso para a empresa e para os wrestlers que o disputam. Deste modo, a TNA só tem a ganhar, em primeiro lugar porque consegue credibilizar o título e as equipas que compõem o seu roster, e em segundo lugar, porque dá vida a uma divisão que nos últimos anos tem sido esquecida, mas que é realmente muito importante para a modalidade. Assim, qualquer aposta nos LAX, no Team 3D e em todas as equipas que se vão formando e constituem o sustento desta divisão é bem vinda!)
- Um excelente Interviewer (É verdade, a TNA conta nas suas fileiras com um reporter excelente, o Jeremy Borash. O seu poder de comunicação e fluídez são fenomenais e ajudam realmentes ao bom nível dos segmentos de Looker Room e Backstage, assim como ao bom desempenho das promos e entrevistas em que intervem. Gostei especialmente do seu trabalho, enquanto acompanhava o Kurt Angle e este último era TNA World Heavyweight Champion)
- Um óptimo General Maneger (Jim Cornette é realmente um tipo brilhante e enquanto TNA Managemente Director - equivalente a General Manager - desempenha um papel fantástico, melhor do que qualquer um neste momento na WWE, à excepção da Vickie Guerrero, mas esse é um caso à parte. Tirando o modo alto como berra, Jim Cornette pode ser realmente, se bem utilizado, uma grande mais valia para todos os segmentos que involvam enterteniemento na TNA e ajudar a promover qualquer jovem wrestler...lembrem-se que ao longo da sua vida, enquanto Manager, ajudou a desenvolver com sucesso grandes nomes do Pro Wrestling como Owen Hart, Yokozuna, Jeff Jarret ou Shane Douglas)
Pontos Fracos e Ameaças:
- Péssimo Booking (Realmente se há coisa que a TNA apresenta com pior qualidade, é o seu booking. Aquela equipa criativa liderada pelo Jeff Jarret e composta pelo Vince Russo e pelo Dutch Mantel percebe muito pouco de wrestling, e também não conseguiu aprender nada com o erros que cometeu na WCW!...A verdade é que nós olhamos para um iMPACT e percebemos logo que a estrutura e montagem do show é completamente absurda e errada - ainda há dias, o openar do show foi um combate pelo TNA World Haevyweight Title entre o Samoa Joe e o Kaz, ora se é um combate pelo título principal então deveria ser o main event, mas mais absurdo se torna quando o main event do mesmo show, é a repetição de um combate que tinha acontecido no PPV anterior entre o Angle e o AJ Styles, e acaba com a intervenção da Karen Angle, seguida de uma outra da Awesome Kong...afinal que raio de prioridades e ordem de importâncias há na TNA!? É mais importante uma feud entre o Angle e o AJ ou uma disputa pelo título mundial da empresa!?...depois continuamos a assistir a segmentos quer no ringue, quer nos bastidores sem fundamento ou lógica nenhuma, assim como à construção de feuds e storylines sem pês nem cabeça e muito apressadas...mas ainda há pior, este booking consegue fazer com que nenhum dos combates acabe sem que exista uma interferência, pois meteram na cabeça que todos os wrestlers membros do roster têm de aparecer em todos os iMPACTs, seja lá por que motivo for, o importante é que apareçam!...enfim, erros a mais para um booking só, e ainda para mais quando já deveria ter adquirido a experiência necessária para aprender e melhorar!)
- O Ringue Hexagonal (Pessoalmente, faz-me muito impressão que numa empresa onde se pratica o wrestling de origem cultural americana exista um ringue com raízes no wrestling mexicano, a Lucha-Libre. Este ringue, a meu ver, não é nada funcional e para além de limitar os ângulos de filmagem e gravação dos movimentos e combates, a verdade é que se trata de uma verdadeira confusão! É verdade que é sempre bom apostar na inovação e fazer coisas originais, mas isso não basta, é preciso que se aposte em algo que faça sentido, e um ringue hexagonal não faz mesmo sentido nenhum...continua a ser para mim um verdadeiro choque, cada vez que vejo um iMPACT ou PPV da TNA e tenho de levar com aquele ringue horrível...o ringue quadrangular ou rectângular clássico e próprio da cultura de wrestling americana é tão fantástico, para quê mudar!?)
- As Rampas das Entrances (Ora aqui está outra aposta totalmente descabida da TNA, onde é que já se viu criar duas entradas em dois pontos opostos da zona onde os shows são gravados, para de um lado entrarem os faces e do outro os heels!?...é original sim senhor, mas é estupidamente original, pois para além de roubar um espaço tremendo à zona onde o show é gravado e que poderia estar a ser utilizado para outros fins, a TNA prejudica o trabalho dos wrestlers, num dos seus deveres que é através do bom desempenho da sua performence transparecer se se trata de um face ou de um heel...afinal que magia há nisto tudo, quando é a própria empresa a dizer-nos "apoia este ou apoia aquele"!?...enfim, se mudassem o que está mal, ao invés do que está bem...)
- Um Roster Sobrelotado (Outra realidade que espanta na TNA, é o facto de apesar de terem um roster recheado de wrestlers para os quais não tem tempo de antena suficiente, continuarem a contratar novos lutadores desmesuradamente. Lembremo-nos que a TNA apenas possuí um show semanal, e que os seus 90 minutos não chegam para todos, então para quê estar constantemente a adicionar mais e mais wrestlers!? A meu ver, a TNA deveria realmente fazer sair muitos daqueles que nada acrescentam à qualidade da empresa e dos seus shows, wrestlers que estão a mais e que apenas ocupam individamente o tempo que poderia ser precioso para o desenvolvimento de boas feuds, storylines, combates, promos, entrevistas ou segmentos de backstage...wrestlers como Kip James ou BG James, wrestlers como Black Reingn, Rellik, Curry Man, Sonjay Dutt, Jimmy Rave, Lance Hoyt, Shark Boy, etc...O roster deveria realmente ser mais reduzido, de modo que todos pudessem ser utilizados, mas de um modo consequente e que faça sentido!...É que a situação como está não ajuda em nada e tende a piorar, como já acontece na Knockout Division, onde parece que diariamente entram novos elementos!)
- Falta de um Título no Upper/Mid Card (Pois, ora se existe um título para as Knockouts, se existe um título para os wrestlers mais pequenos e leves, se exsite um outro título para as equipas e ainda um último para o main event, como fica o upper/mid card no meio desta história toda!?...A resposta é muito simples, completamente descaracterizado! Sim, ora como não possuem um título ou são incluidos na disputa pelo título de equipas através da formação de tags mal feitas e à pressão, ou têm de lutar uns contra os outros em feuds e storylines que se repetem vezes sem conta. Há ainda as vezes em que são utilizados no main event para ajudar a dar um pushezito ao campeão através de uma pequena feud...ora, não seria muito mais fácil - até para os bookers na criação de feuds - um título que obrigasse os wrestlers que estão no "meio da tabela" a lutar entre si!? É que a existência de um título, só por si já é um bom motivo para fazer com que dois wrestlers se desentendam e queiram lutar por ele! A criação deste título para o upper/mid card ajudaria também a que terminassem as intromissões em divisões que não dizem respeito a estes wrestlers, como à constante formação de stables que são efemeras, ajudadando também a estabelizar e credibilizar os wrestlers que surgem logo a seguir aos main eventers!)
- Má Gestão do Marketing (Tal como referiu o Paul Heyman hà uns tempos atrás, é realmente absurdo que a TNA no que toca às vendas fique satisfeita com digressões e espectáculos, bonecos, t-shirts, dvd's e jogos para consola! Ora uma imagem não se vende apenas assim, é preciso estar constantemente a aparecer e aproveitar qualquer "buraco" para se fazer publicidade à empresa e aos seus workers, tal como a WWE faz! Os responsáveis da TNA deveriam colocar wrestlers seus a participar em programas como o Jay Leno ou o Connan O' Brian, etc. A TNA precisa procurar todos os caminhos possíveis e imaginários para se estabelecer como marca, pois só assim chegará às casas das famílias norte-americanas, só assim lucrará, e só assim conseguirá chegar a contratos altamente vantajosos, como neste momento só a WWE consegue!)
- Péssimo Color Commentator (Pois, o Mike Tenay tirando o facto de berrar demais até percebe de wrestling e ainda se "engole", uma vez que até já trás experiência da WCW, mas esse é Play-By-Play Commentator...já o Don West, por favor! Tirem-me aquele parolo dali...mas quem é que lhe disse que ele percebia alguma coisa de wrestling ou que era capacitado para o cargo!?...Sinceramente, se há coisa que me irrita na TNA é mesmo a dupla de comentadores...o Mike Tenay por muito que tente puxar pelo Don West - que ainda consegue berrar mais alto - não consegue fazer com que ele atine, e já chega de lhe dar oportunidades afinal de contas já está na empresa à tempo suficiente para evoluir e ainda não o conseguiu! Parece um Mike Adamle autêntico, com a agravante de ser o Color Commentator e por isso ter o trabalho mais facilitado! E a solução é tão simples, basta olhar para a WWE e perceber que o cargo de Color Commentator deve ser ocupado por um ex-wrestler, na WWE temos o Jerry "The King" Lawler, o Mick Foley e o Tazz e até à bem pouco tempo tinhamos o JBL...logo, é fácil perceber onde quero chegar, e onde penso que a TNA deveria pegar! Há tantas lendas por aí perdidas, porque não aproveitá-las!? Que tal um Jake "The Snacke" Roberts ou um Randy Savage!? Com certeza que iriam ajudar muito mais ao bom desempenho e funcionamento da dupla de comentadores!...Don West for me, YOU'RE FIRED!!)
- Incapacidade para Criar Estrelas (Tudo bem, foi a TNA que deu fama a tipos como o AJ Styles, o Samoa Joe, o Christopher Daniels, o Jay Lethal, o Alex Shelley, o Chris Sabin, etc...tudo wrestlers de grande qualidade e que concerteza têm um grande potencial, no entanto, qual deles consegue neste momento estar ao nível de um John Cena? ou de um Randy Orton? ou de um Edge?...muito sinceramente, nenhum! E a resposta é nenhum, porque a TNA não consegue transformar os seus jovens talentos em ídolos indiscutíveis ou em lendas, tal como a WWE o faz! E não consegue porquê, perguntam vocês?...muito simples, em primeiro lugar, porque o roster é demasiado largo, não havendo grandes oportunidades para todos; em segundo lugar, porque ao contrário do que acontece na WWE, a TNA não consegue atribuir um push coerente e consistente a um wrestler que entre para a empresa, nem a um wrestler que já pertença à empresa e que esta pretenda elevar a um outro patamar; e em, terceiro e último, porque as derrotas e vitórias são tão frequentes a todos os wrestlers da empresa, que esta não consegue utilizar as suas lendas e veteranos para dar um push a ninguém...na WWE temos o grande exemplo do que é saber trabalhar nesta área, pois um wrestler que vença o Triple H, o Shawn Michaels ou o Undertaker recebe logo um push tremendo e fica automáticamente num nível muito elevado...mas como a TNA não conseguiu dar esse estatuto a wrestlers como o Sting, o Kevin Nash, o Scott Steiner, entre outros, a capacidade para criar novas estrelas fica à partida muito mais limitada!)
- Conceptualização dos Combates (Por último, e porque já chega de bater na TNA lol, temos de referir o modo como os combates são produzidos na empresa de Orlando! A TNA aposta fortemente em manobras muito perigosas e em muitas spotfests, mas sobretudo na velocidade e intensidade dos mesmos, e é aqui que peca irremediávelmente! Muitos estão a chamar-me idiota ou tapado neste momento e a dizer que na TNA é que os combates são bons e que os wrestlers da WWE deveriam aprender com eles! Mas eu estou-me nas tintas para isso lol - por alguma razão o Chris Harris e o Ron Killings que chegaram a ser main eventers na TNA estão nos territórios de desenvolvimento da WWE -...um bom combate de wrestling tem de ser enquadrado num enorme conjunto de variáveis, sendo necessário saber sentir o público e os fãs, saber quando e como olhar e interagir com eles, é preciso saber cair e estar o tempo suficiente no chão, é preciso saber quando acelerar e arrefecer o combate, é preciso ter psicologia de ringue e não estar um combate todo a atacar uma perna para vencer com um ataque na cabeça, é preciso saber fazer o "Build-Up" do combate e utilizar movimentos de submission, é imperioso saber vender os ataques e as quedas para credibilizar os wrestlers que estão exibir as suas performences, é necessário respeitar os Finisher moves como ataques altamente fortes e dos quais o oponente raramente se consegue escapar, etc...é preciso um enorme conjunto de coisas que a TNA não respeita! Por isso, aqui digo para aqueles que pensam que o wrestling é andar a fazer combates a 100 à hora como acontece na TNA, é preferível apresentar um move set com 5 bons ataques e saber utiliza-los, que ter um move set muito alargado e despejá-lo todo em todos os combates sem lógica nenhuma!...Porque wrestling é saber contar histórias com o corpo, é conseguir criar uma feud através de um soco, é com um olhar tornar-se o ídolo do público, mas é sobretudo trabalhar para o kayfabe e constante credibilização e construção das gimmciks, e quando esses padrões não são respeitados nos combates, então deixam de representar o que de mais puro o wrestling tem para oferecer!)
Conclusão:
Em suma, apesar de todos os erros que tem cometido e continua a cometer, apesar de continuar a exagerar no número de wrestlers que compõem o seu roster, apesar de falhar claramente na montagem dos seus shows, apesar de não dar grandes oportunidades aos mais jovens, apesar de apresentar um produto que ainda não convenceu, etc...a TNA consegue ao mesmo tempo oferecer um outro conjunto de qualidades que agradam ao público e aos fãs, por isso, penso que deveriam aproveitar essa atenuante para corrigir o que de mal têm vindo a fazer, para que apostem na originalidade e inovação mas coerentemente, para que realmente se afirmem e transformem na grande concorrente da WWE!
Fico-me por aqui que o artigo já vai bem longo! lol, no entanto, podem esperar ao longo das próximas semanas mais análises SWOT! ;)
Espero que tenham gostado e que COMENTEM!
Um abraço, Dias Ferreira!
PS: Dêem a vossa opinião, o que pensam da TNA? Estarão no bom caminho ou nem por isso? Discordas dos argumentos aqui apresentados, então faz a tua crítica a este artigo!
0 comentários:
Enviar um comentário