Boas Pessoal!

Bem vindos a mais um "Dias is That Damn Good", a coluna com maior número de edições na história do XBooker =P
Como tema para o artigo que agora vos apresento, escolhi a tão badalada e mediática transferência de Jason Reso (Christian) para a WWE. Este assunto, que tanta controvérsia criou nos últimos dias em redor das duas main streams da modalidade, é passivel de várias interpretações, sendo que podemos olhar para beneficíos que trouxe à modalidade e para o campo pessoal do lutador ou em pontos mais negativos para as duas variáveis.
Não percam, portanto, o que se segue...

Pontos Fortes e Oportunidades:
> Qualidade da WWE - Penso que se torna claro aos olhos de todos, que a inclusão de Jason Reso no roster da WWE vai fazer crescer ainda mais o star power da empresa e qualidade do seu produto. O Christian é um wrestler da mesma geração que Edge e Matt Hardy, tendo ainda uns bons aninhos para percorrer na modalidade, o que a juntar à sua actual capacidade e brilhantismo nos colocam perante aquele que poderá ser um dos grandes nomes na história do Pro Wrestling. Com a contratacção de Christian, a WWE vê, deste modo, reforçada a qualidade dos seus programas...programas onde já competem nomes históricos e sonantes como John Cena, Randy Orton, JBL, Shawn Michaels, Batista, Chris Jericho, Kane, Undertaker, Triple H, Edge ou Big Show. Como viram, enumerei o nome de onze grandes main eventers, aos que agora Christian se junta e a quem se podem juntar outros tantos nomes como Jeff Hardy, Matt Hardy, CM Punk, MVP, Mr. Kennedy, Jack Swagger, The Miz, John Morrison, Ted DiBiase Jr., Cody Rhodes, entre outros. Como viram, fica provado que a qualidade do roster da WWE se já era inquestionável, com a adição de mais um dos grandes nomes da modalidade, ficará sem sombra de dúvidas ainda mais forte e atractiva!
> Nova Oportunidade - A vinda de Christian para a WWE constitui também uma nova oportunidade de afirmação ao mais alto nível para o mesmo. Na sua primeira passagem pela empresa, Christian foi visto como um grande campeão de equipas em conjunto com o Edge, no entanto, num plano de singles (numa carreira a solo) o seu sucesso foi muito relativo, pois embora tenha chegado a ter oportunidades pelos títulos principais (contra o Batista), a verdade é que nunca foi encarado como um verdadeiro main eventer...já para não dizer que enquanto upper carder não tinha o tempo de antena que merecia. Ora neste regresso à companhia de Vince McMahon, a expectativa recai na forma como conseguirá o Jason Reso responder a esse estigma que foi a sua primeira passagem pela WWE no que respeita a uma carreira a solo. Esta nova oportunidade de demonstrar que também numa carreira de singles será capaz de ter tanto ou mais sucesso do que na divisão de equipas (e já provou na TNA de que é capaz de o fazer), trás também novas responsabilidades...não só para o wrestler que terá de saber responder positivamente a todas as esperanças e pressões que depositam nele, mas trás novas responsabilidades também para os writers da WWE, que agora com um wrestler mais maduro, evoluído e com provas dadas de que é capaz de brilhar numa carreira a solo, têm de conseguir dar-lhe o tempo de antena e spot adequado às suas capacidades! Trata-se claramente de um momento positivo na vida do atleta, no qual terá de dar tudo por tudo, para conseguir vingar na WWE e deixar uma marca na história da modalidade...e convenhamos que apenas o Sting conseguiu superar a imortalidade da história no Pro Wrestling Ocidental, sem ter trabalhado na WWE...o que é revelador da importância para os wrestler que tem a obtenção de sucesso e reconhecimento na empresa de Vinnie Mac!
> Expectativa - Outro ponto positivo em redor do regresso de Christian à WWE, prende-se com a forma como tudo acontecerá. Como será a sua personagem (Heel ou Face...até porque não acredito que lhe troquem o nick e a gimmick)? De que forma será introduzido? Com quem irá feudar? Será que se vai juntar ao seu antigo parceiro Edge?...etc. Ou seja, o retorno de Christian trás com ele um sem número de perguntas que criam um forte entusiasmo e expectativas nos fãs, na ânsia de tentar saber ou perceber o que se vai passar em seguida e de que modo tudo será construído. Há rumores que dão contam de um regresso para perto de Edge e La Familia, responsabilizando-o pelo atropelamento sofrido há uns dias por Jeff Hardy...contudo, não passam de rumores e a única certeza até ao momento é a de que Christian está de volta á WWE (confirmado pela Presidente da TNA, Dixie Carter). De qualquer modo, sonhar não custa e eu não me inibo de opinar, pois sabendo que a WWE tem neste momento a oportunidade de inovar e aproveitar a onda de entusiasmo em torno deste tema para fomentar o interesse no produto da empresa, penso que um regresso dos Edge & Christian seria algo de fantástico. Pensem comigo...neste momento, já não se trata de lutar pelos títulos de equipas pois o Jeff é campeão mundial e o Edge o 1ª contender ao título, logo, o embate entre Edge e Christian contra o Jeff Hardy (que é campeão da WWE) e o seu irmão Matt Hardy seria o "matar dois coelhos de uma cajadada só"...teriamos não uma grande feud pelo título principal da SmackDown, mas também o regresso de umas das maiores contendas de sempre, num plano mais maduro e credibilizado...este Edge & Christian vs. Hardy Boys teria já um caríz mediático e histórico muito superior, poderia tornar-se em algo emblemático! Bem, mas isto são sonhos, e o melhor é mesmo esperar para ver o que irá acontecer...no entanto, a expectativa em redor desta situação será sempre vista como algo positivo!
Pontos Fracos e Ameaças:
> Baixa na TNA - Com a saída de Christian para a WWE, a TNA acaba de perder um dos seus melhores workers, mas também alguém muito carismático...concluindo, a TNA sofreu um duro revês no seu star power, ao perder alguem com tanta qualidade e características que referi anteriormente! A saída de Christian é também ela um forte ataque à qualidade de um main event credibilizado e reforçado que se vinha a constituir na TNA de há dois anos para cá, pois ainda que muitos acusem a empresa de favorecer as superstars em deterimento dos originals, a verdade é que foram os nomes de Sting, Jeff Jarret, Christian, Scott Steiner, Kevin Nash, Kurt Angle, Booker T e Mick Foley que deram e dão um maior nome e projecção à empresa! Claro que os nomes de Samoa Joe, AJ Styles e companhia também são fundamentias para o sucesso e crescimento da empresa de Orlando...mas a perda de Christian (aquele quera era o mais novo e com margem de manobra superior nas superstars) vai doer mesmo muito à TNA. Noutro campo, esta perda da TNA é também ela uma possível perda no que se refere a uma competição mais equalitária entre as duas main streams da modalidade, e pode dar aso a uma debandada de wrestlers da TNA para a WWE...algo que tem acontecido com wrestlers insatisfeitos, mas também com lutadores em final de contrato que não resistem às verbas superiores apresentadas pela WWE (como aconteceu agora com o Christian). A TNA tem de saber dar a volta a esta situação, e se não pode pagar tanto quanto a WWE, então deve procurar oferecer um produto que seja estimulante e de tal forma agradável que só por si consiga prender os seus trabalhadores!
> Possível Fracasso - Se acima disse que o regresso de Christian à WWE era uma grande oportunidade para provar que estavam enganados quando não o deixaram vingar ao mais alto nível na sua passagem pela empresa, a verdade é que pode acontecer o contrário e o Christian revelar-se mesmo um flop na companhia de Vince McMahon. Na verdade, as coisas podem mesmo não correr bem e se os writers decidirem mais uma vez relegar o Christian para um segundo plano, então a sua oportunidade de provar que estes estavam errados cairá por terra. Mas são muitos os factores a ter em conta nesta problemática, pois limitar tudo ao trabalho dos writers também não é justo, até porque se o Christian não conseguir reagir ao forte entusiasmo, expectativas e pressão que existem sobre ele e o seu trabalho neste momento, então a culpa também será sua e tal situação provará que afinal o Jason Reso não tens as características necessárias para ser um worker de top na WWE! Espero que isto não venha a acontecer, no entanto, não deixa de ser uma possibilidade e uma ameaça, que como tal deve ser encarada e abordada.
> Roster Sobrelotado - Outro problema que a aquisição do Christian pode trazer, desta feita à WWE, é o facto de ir sobrelotar ainda mais o seu roster. Como viram, na primeira parte do artigo quando falava no aumento de qualidade da WWE, a empresa de Vince McMahon possui uns onze ou doze main eventers de grande qualidade, e depois em mesmo número um bom par de wrestlers no upper card...ora, esta situação já obriga os writers e produtores dos programas da WWE a fazer uma gestão muito apertada dos recursos humanos, assim como da sua utilização e tempo de antena que se atribuí a cada um. Com a chegada de Christian, um wrestler com lugar cativo logo no main event da companhia, essa gestão ainda fica mais apertada e outros wrestlers e segmentos terão de perder alguma da sua preponderância em deterimento da utilização do novo reforço. Esta situação vai levar também a que muitos dos jovens valores percam a sua oportunidade, porque sejamos sinceros, não há espaço para todos e é mais fácil apostar no que dá resultados imediatos, do que investir num jovem que apenas no futuro trará retorno (não é que eu pense assim, mas é o comportamento a que se assiste regularmente)! Penso que é uma situação delicada com a qual a WWE tem de começar a preocupar-se, porque com um roster sobrelotado, a boa gestão de recursos humanos e a própria qualidade dos programas estão ameaçadas.
Conclusões:
> Em suma, podemos dizer que a transferência de Christian para a WWE, envolta num grande ambiente de mediatismo e controvérsia, coloca-nos perante algumas oportunidades, mas também ameaças. O Jason Reso vai finalmente ter a oportunidade de provar a quem não apostou nele na primeira passagem pela WWE que realmente tem qualidade para vingar lá e ao mais alto nível, podendo desta forma demonstrar o quão errados estavam os responsáveis pela sua saída. Por outro lado, a enorme pressão e expectativas sobre o Christian e a grande esperança depositada num regresso de sucesso, podem ser algo que vá afectar negativamente o wrestler, uma vez que este pode não conseguir corresponder da melhor forma e assim perder a oportunidade de provar que é um dos grandes valores da modalidade. Noutro campo de análise, a WWE vê o seu roster reforçado com um elemento de peso e pode usar isso para fomentar o entusiasmo em torno dos seus programas, através de uma infindade de possíveis utilizações do wrestler, contudo enfrenta o problema da gestão de recursos humanos num roster já sobrelotado. No que respeita à TNA, esta sofreu um grave revés no seu star power e main event, já para não dizer que viu efectivar-se uma situação que pode dar aso a outras semelhantes...sendo, por isso, este acontecimento algo que a companhia de Orlando terá de contrariar com qualidade no seu trabalho e produto, para se tornar atractiva e convencer mesmo que não possa pagar como outros. Bem, concluindo, o futuro a seu tempo virá confirmar as previsões que aqui foram feitas, mas uma coisa é certa, a transferência do Christian pode mudar as coisas para melhor, pois eu prefiro acreditar que o pior pode ser relativizado =P
Espero que tenha sido mais um "Dias is That Damn Good" do vosso agrado, e que comentem muito =)
Um abraço, Dias Ferreira!
0 comentários:
Enviar um comentário