Boas Pessoal!

Sejam bem vindos a mais um "Dias is That Damn Good", a coluna com maior número de edições na história do XBooker e da CWO =)
Na passada semana, trouxe-vos a primeira parte da temática que hoje irei tratar, "Casais de Sucesso (Parte I)". Como disse, nessa mesma altura, houve seis grandes nomes que formaram os quatro casais de maior importância, sucesso e impacto no Pro Wrestling. Eram eles: Triple H & Chyna, Triple H & Stephanie McMahon, Edge & Lita, e Edge & Vickie Guerrero.
Ora, se no passado retratei os dois primeiros casais, agora abordarei os dois segundos! Por isso, não percam as próximas linhas...

Edge era um jovem vindo da divisão de equipas da WWE, onde tinha espalhado a sua magia e brilhado em grande escala...no entanto, iniciava agora uma carreira a solo e necessitava recriar a sua personagem e gimmick, tendo para esse mesmo efeito, realizado um heel turn. Este heel turn, foi posteriormente complementado com a imprescendível ajuda de Lita. Esta mesma Lita, que após alguns anos na empresa e depois de fantásticas feuds com Trish Startus pelo domínio da divisão feminina, fazia também ela um heel turn, potencializado ao máximo pela traição que fez (também na vida real) ao seu namorado Matt Hardy, com o melhor amigo deste, Edge. Assim, podemos dizer que a realidade criou as condições fundamentais para que na storyline e emboídos de keyfabe, ambos se juntassem e criassem algo que mais tarde se viria a revelar extraordinário.
A gimmick escolhida para a personagem de Edge foi a de um oportunista e cobarde, que não respeitava ninguém a não ser ele próprio, e que através de ataques e movimentos ilegais procurava vencer os combates e, assim, atingir os seus objectivos. Ora, a completar esta personagem de Edge, estava agora a sua namorada Lita, uma lutadora de excelência, com um carácter muito duvidoso, assumindo-se como uma autêntica "rameira" (chegou a protagonizar algumas cenas mais escaldantes com Edge, e daí a alcunha "Rated R Superstar"), e ajudando o seu namorado a vencer as contendas de forma ilícita. A primeira grande história pela qual o casal passou, foi mesmo com Matt Hardy, o namorado traído por Lita e pelo seu melhor amigo, Edge. Com toda a certeza, não será difícil adivinhar que esta storyline foi fantástica, proporcionando momentos geniais de entertenimento e combates com uma brutalidade e violência tremendas, aliás como se esperava, devido ao cunho pessoal da contenda. A rivalidade que se seguiu, começou com uma aposta entre Kane e Edge, na qual o vencedor ficaria com Lita. A verdade é que Edge perdeu e, como tal, Lita teve de ficar com Kane, o louco "Big Red Machine", que na altura tinha uma enorme pancada pela namorada de Edge e que queria à força casar-se com ela. Viveram-se nas semanas seguintes, momentos de grande emoção, até se chegar ao casamento que Kane tanto queria, e ao qual, Lita cheia de medo ia cedendo. No entanto, e em mais um dos momentos brilhantes que só a WWE nos sabe oferecer, na altura em que Kane e Lita iam jurar os seus votos, Edge salta do bolo de casamento, ataca Kane, destrói o cenário e foge com a sua namorada. Como é óbvio, a história não acabaria aqui, tendo Kane ido atrás dos dois durante mais algum tempo. Contudo, esta fantástica feud (que relançou a carreira de Kane e colocou no estrelato Edge & Lita), iria terminar, após um derradeiro embate entre Kane e Edge, num Steel Cage Match, do qual o segundo saiu vencedor.
O casal nunca teve histórias separadas, até porque se apoiavam mutuamente e, assim, também Edge procurava ajudar Lita na sua rivalidade com Trish Stratus e tentativa de domínio da divisão feminina da WWE. Seguir-se-iam mais duas enormes feuds com Ric Flair e Mick Foley, respectivamente, que viriam a dar uma exposição e credibilidade ao casal de tal forma gigantesca, que não mais era possível mantê-los afastados do main event da empresa. E, assim, se chegou à última grande feud (foi a maior e melhor) pela qual o casal passou, com o super-campeão da WWE, John Cena. Já no main event, o casal Edge & Lita, conseguiu demonstrar toda a sua qualidade e potencial, proporcionando momentos e combates inesquecíveis, e atingindo o estatuto de grandes heels da companhia. A história entre ambos acabou, porque Lita decidiu retirar-se do Pro Wrestling e enveredar por uma carreira no mundo da música, com a sua banda. De qualquer modo, para a história fica que Edge & Lita foram um casal que beneficiou enormemente da sua união e que proporcionou durante alguns anos dos melhores momentos que a empresa de Vince McMahon tinha para oferecer. Penso que foi o casal mais importante de sempre na história da modalidade, imediatamente a seguir ao Triple H & Stephanie McMahon, até porque não só levou Edge ao main event da WWE, como o credibilizou e estabilizou por lá!

Por esta altura, um Edge já separado de Lita, tinha também ele oferecido tudo quanto podia na RAW e esgotado a sua passagem pela brand. Foi, então, transferido para a SmackDown, com o objectivo de fazer crescer a qualidade, interesse e ratings da brand azul da WWE. Por seu lado, assistia-mos a uma Vickie Guerrero que depois de amada e respeitada por ser a mulher de Eddie Guerrero, traía o General Manager da SmackDown Teddy Long (do qual era assistente) e roubava o seu lugar na companhia. Estavam, então, mais uma vez reunidas condições fantásticas para novas polémicas e histórias que, em muito, iriam beneficiar Edge, Vickie Guerrero, a SmackDown, a WWE e os fãs. E, assim foi, a WWE soube aproveitar esta excelente oportunidade e juntou Vickie Guerrero (General Manager da SmackDown) a Edge. Não é que esta ideia fosse uma grande inovação, até porque penso ter sido muito influênciada pelo sucesso da prepotente relação entre Triple H e Stephanie McMahon. Contudo, e como referi anteriormente, isso não retira mérito ou inteligência à decisão de os juntar.
Bem, as coisas iniciaram-se logo de uma forma muito estrondosa, e a Vickie Guerrero nem tentava esconder a forma como beneficiava o seu amado. Edge começou logo por vencer Mr. Kennedy e ficar com a title shot que este tinha conquistado na Wrestlemania 23 ao vencer o Money in The Bank Ladder Match, e depois, fazendo jus à alcunha de "Ultimate Oportunist", aproveitou um ataque de Mark Henry a Undertaker, para cobrar a sua shot e assim se tornar World Heavyweight Champion pela primeira vez. Segui-se, depois, uma grande feud com Batista, que antes de Edge conquistar o título a Undertaker, já andava no encalce do "Morto". Esta feud, não foi nada de extraordinário, mas serviu para mostrar o poder que o casal detinha dentro da WWE e credibilizar ainda mais a força da união Edge & Vickie Guerrero. As coisas iriam, no entanto, mudar quando o Undertaker regressou e a contenda passou a ser disputada numa ameaça tripla, na qual Edge venceu após interferência dos Major Brothers. Aliás, relativamente a esta interferência, há a acrescentar que juntos, a General Manager da SmackDown e o campeão da mesma brand eram indestrutíveis, no entanto, decidiram reforçaram o seu poder quando formaram uma stable que ficaria conhecida por "La Familia" e que seria composta, também por Chavo Guerrero e pelos Major Brothers (que passaram a Edgeheads e depois a Curt Hawkins e Zack Ryder). Já sem Batista, a feud seguiu com o regressado Undertaker para a Wrestlemania 24, onde o "Morto", manteve a sua onda de invencibilidade e recuperou o título...no entanto, a super-poderosa Vickie Guerrero e o seu amado Edge não iriam ficar parados, e nos posteriores rematchs, encarregaram-se de recuperar o título e de expulsar o Undetaker da WWE, demonstrando mais uma vez, a grande força e poder que a aliança Edge & Vickie ostentava. No entanto, o ano de 2008 não ia ser de todo o melhor para o casal, pois Triple H tinha sido transferido para a SmackDown e Edge iria perder o seu título numa edição da RAW, para CM Punk. Assim, e numa altura em que o único título principal da SmackDown estava nas mãos de Triple H, foi para ele que as atenções do casal se viraram, procurando aniquilá-lo e voltar a mostrar todo o seu poder. A verdade é que as coisas não correram muito bem, e numa altura em que Edge e Vickie preparavam o seu casamento, o Triple H encarregou-se de estragar tudo, monstrando imagens de Edge a trair Vickie com Alicia Fox...por esta altura, o casal também tinha contratado os serviços de Big Show como guarda-costas, mas nem isso lhes valeu, pois a contenda contra Triple H foi um verdadeiro fracasso. O casal tinha ficado deveras afectado com a traição de Edge, e apesar das coisas terem amenizado um pouco, a verdade é que o Undertaker estava de volta e queria vingança...algo que foi conseguido no SummerSlam 2008, e que culminou com um prolongado afastamento de Edge (na realidade estaria a recuperar de lesões).
O seu regresso fez-se já no final de 2008, quando surpreendendo tudo e todos, entrou num combate pelo título da WWE, substituindo Jeff Hardy, e vencendo Triple H e Vladimir Koslov, para assim conquistar o WWE Championship. Esta foi a penúltima grande demonstração de força e poder do casal. A verdade é que a feud seguinte meteu um Jeff Hardy muito atormentado ao barulho e que apesar de uma primeira vitória sobre Edge, viria a perder o título para o mesmo no PPV seguinte. Até aqui, estava tudo bem, não fosse o facto de Edge ter perdido o seu título no No Way Out, e depois ter conquistado o de John Cena na mesma noite e no mesmo PPV, em mais uma jogada fantástica do casal, que demonstrava perante um público incrédulo, a sua última grande ostentação de força e poder. E foi a última, porque como se tem verificado nesta Road To Wrestlemania, John Cena fez o favor de demonstrar que depois de tanto tempo a cuidar de Vickie, também Big Show se apaixonou pela General Manager da SmackDown e sendo correspondido, Vickie traiu Edge e colocou o casal em mais um momento de grande indefinição...algo que se vive até aos dias de hoje. Na verdade, esta história já deu grandes frutos tanto a Vickie Guerrero, como a Edge, como à WWE e aos fãs...e, por isso, está na hora de encontrar-lhe um fim, algo que penso estar já implícito nestes últimos acontecimentos que envolvem o casal. Edge & Vickie Guerrero, foram os grandes responsáveis pelo sucesso da SmackDown durante dois anos e meio, e isso é algo que poucos conseguem fazer...é algo que só está ao alcance dos melhores! Penso que foi, realmente, benéfica esta união, e que ambos ganharam bastante nas suas carreiras com ela, daí considerar este casal como um dos mais importantes de sempre na história do Pro Wrestling.
Entre Edge & Lita e Edge & Vickie Guerrero, penso que é indiscutível a vantagem do primeiro. Não me interpretem mal, foram ambos casais geniais, no entanto, foi com Lita que Edge ganhou a sua personagem e gimmick, foi com ela que ascendeu no card e se credibilizou no main event da WWE...com Vickie apenas aproveitou esse facto, para consolidar ainda mais a sua posição, mas a verdade é que o mais dificil já estava feito.
Bem, e foi o fim de mais um "Dias is That Damn Good", que espero tenham gostado e comentem!
Um abraço, Dias Ferreira!
E para ti, Edge & Lita ou Edge & Vickie Guerrero!?
0 comentários:
Enviar um comentário